sábado, 2 de abril de 2016

'Le Monde' desmascara discurso golpista de Dilma

Luciano Henrique

No Brasil, há alguns (não tantos quanto antes) trouxas que ainda caem na esparrela petista de que “impeachment é golpe”. Lá na França, o jornal Le Monde não caiu na conversa e ainda sugeriu que Dilma deveria renunciar:

Um editorial publicado pelo jornal francês “Le Monde” rejeita a tese de que o possível impeachment da presidente Dilma Rousseff seria equivalente a um golpe de Estado. O jornal critica a postura defensiva do governo, lembra de outros momentos em que se discutiu impeachment no Brasil e apontou que o processo pode ocorrer de forma legal.

O texto foi publicado com o título em francês “Ceci n’est pas un coup d’Etat” (Isso não é um golpe de Estado). Ele questiona a posição do governo e defende que “a destituição de um chefe de Estado é prevista e regulamentada pela Constituição brasileira”. O editorial ganhou ampla repercussão, e teve trechos publicados também pela Radio França Internacional.

O “Monde” diz que o governo deveria escolher melhor os termos usados para se defender em meio à crise política do país, sem tentar desqualificar o posicionamento da oposição. Apesar de tratar de impeachment como procedimento legal, o editorial segue a postura adotada pela revista “The Economist”, e defende a renúncia da presidente como melhor caminho para o fim da crise no país. “O impeachment não é a melhor solução para o impasse. A renúncia da chefe de Estado, que perdeu a maioria parlamentar, seria menos complicada”, diz.

Quem sabe Dilma e sua escória não passa a dizer que “o Le Monde é golpista e diz isso por não querer ver pobre viajando de avião”.
Via Luciano Henrique, Ceticismo Político, 31.3-2016

2 comentários:

  1. golpe ~e o PT continuar no governo.O que aconteceria com Dilma no poder nos dois ameio que restam: seria a maior esculhambacao.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-