terça-feira, 17 de maio de 2016

Grã-Bretanha? Moderados? Como é que é?

Douglas Murray

§  Uma nova pesquisa de opinião realizada com os muçulmanos britânicos constatou que a maioria mantém pontos de vista com os quais a maioria dos britânicos discordaria. Por exemplo, 52% dos muçulmanos britânicos sustentam que a homossexualidade deveria ser ilegal. Uma pesquisa anterior constatou que 27% dos muçulmanos britânicos nutrem "certa simpatia no tocante à motivação que está por trás dos ataques do ano passado" à redação da revista satírica francesa Charlie Hebdo.

§ Sempre que saem resultados de pesquisas de opinião, praticamente toda a comunidade muçulmana, incluindo quase todos os muçulmanos que trabalham na mídia e todos os grupos autonomeados "líderes da comunidade muçulmana" tentam provar que a pesquisa é fraudulenta.

§  Se eu sempre soubesse que a minha "comunidade" guardava no coração visões dessa natureza e se uma pesquisa de opinião revelasse essa realidade, eu ficaria profundamente envergonhado. Mas quando aparecem pesquisas de opinião dessa natureza sobre os muçulmanos britânicos, eles nunca dão a entender que há alguma introspecção dessas. Não há vergonha nem preocupação, somente ataques.

§ Se realmente houvesse uma "maioria moderada", então se saísse uma pesquisa revelando que 14 da comunidade quer primordialmente mudar a lei do país e viver sob a Lei Islâmica (Sharia), os outros 75% dedicariam seu tempo tentando mudar a opinião daqueles 25%. Mas não, cerca de 74% dos 75% que não estão a favor da sharia passam o tempo cobrindo aqueles 25%, atacando o instituto de pesquisas que fez os levantamentos.


Ouve-se com frequência acerca da "maioria moderada muçulmana". A cada ataque terrorista, os políticos nos dizem que "a maioria moderada dos muçulmanos condena veementemente esses ataques". Passada a comoção, cronistas e especialistas aparecem para ressaltar: "é óbvio que a ampla maioria dos muçulmanos é moderada". Mas será que é verdade? Será que a ampla maioria dos muçulmanos é realmente "moderada"?

Uma série de fatores indica que talvez não seja bem assim –– o que mais salta aos olhos é a questão repetidamente revelada pelas pesquisas de opinião. Recorrentemente os resultados das pesquisas de opinião no mundo ocidental, isso sem falar do Oriente Médio e do Norte da África, mostram um quadro completamente diferente da esmaecida imagem de "maioria moderada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-