terça-feira, 31 de maio de 2016

Paz mental

Nelson Teixeira
“Com que tipo de informações você alimenta o seu arquivo mental? Se ainda não havia pensado nisso, vale a pena meditar sobre o assunto, pois é de sua bagagem mental que depende a sua paz íntima.

Talvez isso lhe pareça sem importância mas, na verdade, de tudo isso dependem as suas atitudes, as suas emoções, a sua vida. Como você é o que pensa e sente, todas as suas reações dependem das informações que acumula no dia-a-dia. Se costuma guardar sempre a parte boa, positiva, nobre, quando alguma situação lhe toma de assalto, irá agir com lucidez, tranqüilidade e nobreza. Mas, se ao contrário, procura alimentar sua mente com as desgraças, os fatos negativos, os desequilíbrios e as desarmonias humanas, terá uma reação correspondente ao seu ambiente mental.

Assim, se você deseja manter, em qualquer situação, a harmonia íntima, é saudável buscar alimentação condizente com seus propósitos. Não faça de seus arquivos mentais uma lixeira. Busque deter-se nas melhores imagens que compõem a paisagem por onde passa. Pense que os problemas existem.

Mas considere também que, se você não pode mudar uma situação, não há motivo para carregá-la em seu arquivo mental.

Ao levantar-se pela manhã, olhe à sua volta procurando o que tem de melhor. Observe o amanhecer, as cores que a natureza traz, as paisagens que o dia lhe oferece. Contemple a lua, mesmo sabendo que sob o luar existe a violência, a injustiça, a dor… Admire o pôr-do-sol ainda que tema os perigos que surgem com a escuridão. Observe com atenção o inverno, mesmo que a paisagem não lhe pareça agradável, pois é a vida que dorme para surgir, ainda mais exuberante, com a primavera. Detenha-se um pouco para observar o sorriso de uma criança, mesmo que o descaso com a infância seja uma realidade. Agindo assim, ao final de cada dia você terá uma boa razão para agradecer pelas oportunidades vividas.

A sua vida íntima é alimentada, basicamente, por tudo aquilo que você mais valoriza. Assim, se deseja nutrir a esperança, alimente a sua intimidade com os valores nobres. E se você quer construir a paz, enalteça-a com o alimento correspondente, escolhendo sempre a parte boa de tudo o que o rodeia.” 
Título e Texto: Nelson Teixeira, Gotas de Paz, 31-5-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-