sexta-feira, 30 de setembro de 2016

[Minha Pátria é a Língua Portuguesa] Porventura ou por ventura?




Anteriores:

Um comentário:

  1. Porventura ou por ventura

    As duas hipóteses existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e podemos diferenciar situações em que devemos utilizar uma ou outra. A palavra porventura é um advérbio sinônimo de por acaso, sendo usado maioritariamente para indicar uma situação hipotética. A locução por ventura é sinônima de por sorte, sendo usada para indicar uma situação favorável.

    O advérbio porventura é formado a partir de composição por justaposição, ou seja, duas palavras se unem formando um só vocábulo gráfico: por + ventura = porventura. Indica uma hipótese ou um acaso, sendo sinônimo de: por acaso, acaso, por hipótese, quiçá, talvez, possivelmente, por casualidade,… É também utilizado muitas vezes em interrogações, podendo transmitir uma ideia de menosprezo, depreciação e indelicadeza ou possuir valor expletivo, não provocando qualquer alteração de sentido, nem trazendo nenhuma nova ideia ou significado à frase.

    Exemplos:
    Se porventura vocês mudarem de ideias, por favor avisem o mais rapidamente possível. (por acaso)

    Você porventura acredita que ele foi sincero e falou a verdade? (conotação depreciativa)

    Porventura você viu se minha irmã já chegou? (valor expletivo)

    Na locução por ventura, formada pela preposição por e pelo substantivo feminino ventura, apenas é dada significação a um dos valores do substantivo ventura, que indica um acontecimento favorável, ou seja, uma boa sorte, dita, fortuna, felicidade. Assim, por ventura é sinônimo de por sorte, por felicidade, por fortuna.

    Exemplos:
    Foi por ventura que nós conseguimos escapar daquela confusão!

    Por ventura minha, não foi preciso refazer o exame.
    Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/porventura-ou-por-ventura/

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-