domingo, 11 de setembro de 2016

QUIZ: John Ford

Em 1939, um filme de John Ford estabeleceu as bases de um gênero destinado a ter uma vida longa: o western.
De que filme se trata?


A O Homem Tranquilo
B – Forte Apache
C – Rio Grande 
D – Cavalgada Heróica

John Ford, também creditado como Jack Ford, nascido com o nome de Sean Aloysius O'Fearna ou John Martin Feeney (Cape Elizabeth, Maine, 1 de Fevereiro de 1894 – Palm Desert, 31 de agosto de 1973) foi um cineasta dos Estados Unidos de grande renome, da década de 1930 a 1960, conhecido, principalmente, mas não só, pelos seus westerns. Alguns dos seus filmes são presenças assíduas entre as escolhas dos cinéfilos de todo o mundo. De fato, filmes como Stagecoach (No tempo das diligências), Young Mr. Lincoln (A mocidade de Lincoln) ou The Searchers (Rastros de ódio), são frequentemente citados como sendo alguns dos melhores filmes de sempre.

O ator mais importante na filmografia de John Ford é John Wayne, que Ford transformou numa estrela de Hollywood.

2 comentários:

  1. D.
    A estreia de Cavalgada Heróica/No Tempo das Diligências (Stagecoach) em 1939 representa um marco na história do cinema em geral e do western em particular.
    O filme estabeleceu e dignificou as bases deste gênero, até então pouco apreciado pelo público e pela crítica, marcando ao mesmo tempo a estreia de um ator com um futuro esplêndido: John Wayne.
    Orson Welles costumava dizer que os seus realizadores preferidos eram três: ‘John Ford, John Ford e John Ford’.”

    ResponderExcluir
  2. Jim, na letra D deviria estar o nome do Filme, No Tempo das Diligências! Então eu teria acertado. Curto muito Westerns!

    Heitor Rudolfo Volkart

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-