quarta-feira, 12 de outubro de 2016

QUIZ: Nouvelle vague

Os primeiros anos da década de 1960 foram marcados pelo declínio dos estúdios, que nalguns casos se aproximaram da bancarrota, e pelo aparecimento de novas linguagens cinematográficas.

A grande indústria norte-americana perde parte do seu protagonismo em benefício de novos realizadores e do cinema de outras áreas geográficas.

Na Europa, a tradição neorrealista do cinema italiano serve de inspiração a realizadores como Fellini, Antonioni ou Pasolini, enquanto em França a estreia de O Acossado inaugura a época da Nouvelle Vague.
 
Cena do filme "Ma nuit chez Maud"
Que realizador, falecido a 11 de janeiro de 2010 e colaborador da revista Cahiers du Cinéma, foi um dos expoentes da Nouvelle Vague?

A – Eric Rohmer
B – Jacques Rivette
C – Claude Chabrol 
D – François Truffaut

Um comentário:

  1. A
    A morte de Eric Rohmer no início dos anos 2010 significou o desaparecimento de um dos pais fundadores do movimento cinematográfico que revolucionou a forma de encarar o cinema: a Nouvelle Vague (“nova onda”).

    Realizou clássicos inesquecíveis como A Minha Noite em Casa de Maud, Pauline na Praia ou os quatro filmes que integram os seus Contos das Quatro Estações.

    A sua filmografia é caracterizada pela combinação de situações do quotidiano e diálogos filosóficos, pela capacidade de analisar as relações pessoais e pelo gosto por ambientes históricos e literários.”

    ResponderExcluir

Por favor, evite o anonimato! Mesmo que opte pelo botãozinho "Anônimo", escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!) isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-