terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Porque é que não pode haver oposição?

Rui Ramos

O atual governo em Portugal representa forças políticas em recuo em toda a Europa. Por isso, não se pode permitir o luxo de ter uma oposição, como se viu no esforço para "sujar" o PSD com a TSU.

Já quase toda a gente esteve a favor e contra a descida da TSU, dependendo das circunstâncias. Não é essa a questão que importa, mas esta: porque é que o papel do PSD deveria ser apenas o de servir de suplente ao PCP e ao BE no apoio ao governo de António Costa? Porque é que, segundo a oligarquia político-mediática, não é aceitável que haja oposição?

A atual maioria parlamentar tem esta particularidade: é composta por forças políticas que estão em queda em toda a Europa. Basta pensar no fracasso de François Hollande em França ou do Syriza na Grécia, ou na irrelevância do PSOE e do Podemos em Espanha ou de Jeremy Corbyn no Reino Unido. O radicalismo julgou-se ressuscitado com a guerra do Iraque em 2003, que lhe serviu para voltar à rua. Com a crise de 2008, que logo diagnosticou como mais uma “morte do capitalismo”, contaminou a esquerda democrática. Mas os radicais e os radicalizados perderam. Quase por toda a Europa, o desafio à integração europeia é protagonizado pelo populismo nacionalista, e a defesa da integração europeia pela direita democrática.

Em Portugal, radicais e radicalizados está no poder. Mas não estão nas condições que muitos imaginaram, quando era costume prever que Costa, o PCP e o BE aproveitariam o ajustamento para uma grande expansão eleitoral. Em vez disso, Costa sofreu uma derrota humilhante, enquanto o PCP e o BE ficaram pelos níveis de 2009. Foi o fracasso que os uniu. Os acordos serviram-lhes para escalarem o poder através de uma manobra parlamentar, mas não para readquirirem uma confiança perdida de vez. Queriam acabar com a austeridade, rever a relação com a Europa. Mas o que fazem, de facto, é outra coisa: aproveitar a assistência financeira do BCE para distribuir rendas por grupos de dependentes do Estado, com os quais esperam cerzir uma “base social de apoio”. Assim se está a transformar o Estado social num Estado clientelar, isto é, num Estado onde os serviços públicos são menos importantes do que o emprego público.

A novidade deste arranjo político é que integra o PCP e o BE, as tradicionais fontes de contestação no sector público e na imprensa. Daí a “paz social”. Mas o modo como o governo tentou usar a TSU para comprometer o PSD sugere que a “paz social”, afinal, não basta a Costa.

Ao contrário de outros países europeus, não há populismo em Portugal, em grande medida porque a imigração, que o tem inspirado na Europa, foi limitada pela estagnação económica (até os sírios fogem à primeira oportunidade). Mas como os juros sobem, a oligarquia parece empenhada em que não haja nenhuma alternativa dentro do país que possa começar a gerar pressão sobre o governo. Daí a conveniência de desestruturar e desmoralizar a oposição, forçando-a a lidar, sob o charivari da oligarquia político-mediática, com a perspectiva de compromissos vexantes, como neste caso. Pode ter sido o PCP a provocar o caso da TSU, mas foi o governo que o procurou aproveitar para minar a liderança de Passos Coelho.

Se houvesse dúvidas sobre o sonho oligárquico de eliminar a oposição, bastaria reparar na sanha geral dos instalados do sistema contra Passos Coelho. É uma sanha compreensível. A cacofonia na área do PSD, e também entre o PSD e o CDS, permite suspeitar que só Passos Coelho dá neste momento forma de oposição aos partidos parlamentares à direita do PS. Sem Passos, seria o caos à direita. Toda a classe política acabaria diluída numa sopa da pedra que António Costa poderia mexer à vontade com a sua colher orçamental. Mas isso também significaria que, quando mudarem as circunstâncias externas que agora permitem o défice e a dívida, não só o país não estaria preparado para viver de outro modo, mas também não haveria uma alternativa organizada dentro do regime. A oligarquia, porém, não quer saber disso. Quem é que, afinal, é politiqueiro?
Título e Texto: Rui Ramos, Observador, 17-1-2017

Relacionados:

Um comentário:

  1. República unitária e corporativa
    Reúnem-se as corporações com o governo para acertar a negociação do produto. Obtendo o preço desejado, com benefício imediato, mas cedendo no valor da taxa social, que os mesmos sofrerão a prazo, o governo contentou as corporações e decretou o cumprimento do acordado.

    Esqueceu que o Parlamento tem a decisiva palavra e não concorda com o tratado. Entra a comunicação social comandada em acção, em defesa do poder corporativo e combatendo o poder eleito. Com uma notabilíssima distinção: os deputados do Bloco e do PC, que sustentam a geringonça mas votam contra, estão certos; o PSD, que é oposição, e naturalmente contra vota, prejudica a concertação para todo o sempre. É este o estado (corporativo) a que chegámos...

    PS: Outros, um subido ministro da geringonça, chamou-lhe feira de gado.Talvez para evitar que o preço subisse à Assembleia da República...
    Pinho Cardão

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-