sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Sol e muito frio: a previsão do tempo para o fim de semana

Vai ser fim-de-semana de bater o dente. O frio não vai dar tréguas, podendo chegar a valores negativos em algumas zonas. O nevoeiro é que vai estar cada vez mais denso durante a próxima semana.

Foto: Getty Images
  
Marta Leite Ferreira

Vai estar muito frio este fim de semana. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma descida da temperatura em todo o país, acompanhada por uma neblina e nevoeiro densos principalmente na região sul e interior de Portugal, que aumentará ainda mais a partir de terça-feira. No litoral do território continental, o mercúrio dos termómetros estará entre 13°C e 17°C, mas pode descer aos 8°C. As temperaturas mínimas em Portugal Continental rondarão os 7°C, mas no interior podem descer aos 2°C negativos.

Nas ilhas, as temperaturas máximas estarão entre os 17 e os 21°C. Pode ainda assim deixar o chapéu de chuva em casa: o céu vai estar limpo pelo final de semana até terça-feira e a previsão de chuva mantém-se muito baixa durante a próxima semana.

De acordo com os meteorologistas do IPMA, o facto de estar a chover pouco e a fazer muito frio é normal para a época, mas difere muito do que aconteceu em janeiro de 2016. É que há uma tendência natural para que, em tempos de muita chuva, a temperatura seja superior à registada quando chove pouco. Segundo o IPMA, o segredo para este fenómeno está nas nuvens: se não chover, mas o tempo estiver nublado durante a noite, as nuvens impedem que a Terra perca o calor que acumulou a partir da radiação vinda do Sol.

Se vive no interior do país, espere também acumulação de geada, cristais de gelo que se formam nas superfícies exteriores (principalmente na vegetação) por causa das temperaturas baixas. A situação pode piorar quando o vento deixar de soprar de leste e passar a vir de norte. Mas não se preocupe: o IPMA prevê que chegue fraco ao território nacional. 
Título e Texto: Marta Leite Ferreira, Observador, 6-1-2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-