quarta-feira, 8 de março de 2017

QUIZ: Surgimento da arte

A arte no mundo antigo
Da Pré-história à Roma clássica

A arte, nascida na noite dos tempos, muito anterior à escrita e consubstancial ao homem, percorreu um longo trajeto até alcançar o esplendor do Classicismo grego. O seu início esteve ligado a crenças mágicas e religiosas, uma vez que lhe era atribuído o poder de capturar e influenciar a realidade. Este poder manteve-se na Mesopotâmia e no Egito e um pouco dele perdurou também na Grécia e em Roma, onde a arte chegou também às principais construções públicas, como os mercados, obras comemorativas ou termas.

A passagem da Pré-História à História tem lugar com o aparecimento da escrita. Mas a arte surgiu muito antes. Em que período?

Lascaux, França

A  – Paleolítico
– Mesolítico
C  – Neolítico
D  – Idade dos Metais

Um comentário:

  1. A
    Até há pouco tempo, as mais antigas manifestações artísticas conhecidas localizavam-se na Europa e remontavam ao Paleolítico Superior – que neste continente se inicia em cerca de 40 000 a. C. –, quando os seres humanos viviam em grupos e subsistiam graças à caça, pesca e recolecção.
    Neste continente, encontramos importantes vestígios de arte em paredes do interior de grutas de França e Espanha, região franco-cantábrica ou transpirenaica e, um pouco mais tardios, na costa mediterrânica.
    No entanto, alguns achados recentes (como os da ilha de Celebes, na Indonésia) têm obrigado a rever a visão eurocêntrica acerca do nascimento da arte.”

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-