terça-feira, 18 de abril de 2017

[Enigma policial] A lâmpada certa

David Silva, técnico da polícia científica, passou a madrugada a analisar provas numa cena de crime. Tinha sido cometido um assassinato no quarto de uma casa e era obrigatório recolher impressões digitais de todas as maçanetas, portas, objetos e armários.

Exausto, o investigador quase se esqueceu de analisar um conjunto de três interruptores no exterior do quarto onde foi cometido o crime. O problema é que David Silva está a ficar sem químicos e tem de descobrir rapidamente qual dos três interruptores (A, B e C) acende a lâmpada da cena do crime, e do lado de fora a luz não é visível.

[Podendo carregar nos interruptores as vezes que quiser, mas só entrando uma vez no quarto, como é que David Silva pode descobrir qual dos interruptores acende a luz?]

Título e Texto: Joana Pereira da Silva, Maria João Vieira, Renato Rocha

Um comentário:

  1. Solução:
    “Primeiro o David liga o interruptor A e deixa-o ligado durante alguns minutos. Logo a seguir desliga-o e acende o interruptor B. A seguir entra no quarto, sem sequer ter tocado no interruptor C.
    Se quando entrar no quarto a lâmpada estiver desligada mas quente, o interruptor certo é o A. Se a lâmpada estiver acesa, é o B. Se estiver não só desligada como fria, é o C.”

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-