segunda-feira, 17 de abril de 2017

Portugal é o maior consumidor de vinho do mundo

Portugal é o país com maior consumo de vinho por habitante, com 54 litros por pessoa e por ano.


A seguir no ranking estão França, Itália, Suécia, Suíça, Bélgica e Argentina, Alemanha e Austrália (27 litros), de acordo com o relatório anual de conjuntura da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

Espanha é o 8º país com maior consumo por habitante (25,4 litros), seguida de dois países onde não se cultivam vinhas: Holanda e Reino Unido.

No entanto, a procura de vinho aumentou apenas 0,4% a nível mundial, em 2016, para os 242 milhões de hectolitros, em linha com a estagnação verificada desde a crise de 2008.

Foi na China onde se verificou o maior aumento no consumo (+6,9% para 17,3 milhões de hectolitros), seguida da Itália (+5,3% para 22,5 milhões) e dos EUA (+2,5% para 31,8 milhões).

Já a produção de vinho caiu 3%, para 267 milhões de hectolitros, devido sobretudo a condições climáticas pouco favoráveis em alguns dos principais países produtores, como o Chile, a Argentina ou o Brasil. A OIV refere que os três maiores produtores continuam a ser Itália (50,9 milhões de hectolitros, mais 2%), França (43,5 milhões, menos 7%) e Espanha (39,3 milhões, mais 4%). Os EUA reforçaram a sua posição, com 23,9 milhões (+10%), bem como a Austrália que produziu 13 milhões (+9%).

O comércio internacional de vinho caiu 1,2%, em 2016, situando-se nos 104 milhões de hectolitros, mas em valor subiu 2%, para 29 mil milhões de euros.

Espanha voltou a ser o maior exportador em quantidade, com 22,3 milhões de hectolitros, mas França liderou no valor das vendas ao exterior, com 8255 milhões de euros. Portugal foi o 9.º maior exportador (2,8 milhões de hectolitros, por 734 milhões de euros).
Título e Texto: Jornal de Notícias, 16-4-2017

4 comentários:

  1. 54 litros por pessoa /ano? Hum ..... 😜
    Já dividiste isso por 365 dias? Isso dá 0.15l por dia. 😂😂😂
    É .... as estatísticas são assim.
    Hilda Pereira Torres

    ResponderExcluir
  2. É... você come quatro belíssimas sapateiras em um dia. Eu não como nenhuma. Estatisticamente, cada um de nós come duas sapateiras por dia...😂

    ResponderExcluir
  3. fonte lepetitsomelier

    1. VATICANO. o país com menor população dentre todos (836) e possui a maior taxa de consumo do mundo (62 litros de vinhos anuais). Acho que são muitas missas (rs) e isso faz com que alavanque o consumo. Mas, brincadeiras a parte, o Vaticano não é um país, mas uma cidade estado de 44 hectares encravada dentro de Roma.

    Por curiosidade o Brasil é o 96ª no ranking.

    ResponderExcluir
  4. Então a População Portuguesa está de parabéns!
    Vejam aqui, os Impostos do nosso Vinho não nos deixam popularizar uma bebida tão importante, os Impostos dos Vinhos Importados, inclusive os Portugueses, são ainda mais, altíssimos. Vinho no Brasil é só para as Elites.
    A classe média só bebe os chilenos e argentinos de pouca qualidade, quando bebem, pois os de melhores qualidades, já não pertencem mais à ela.
    Então imaginem, um Vinho do Porto, ou um Bordeaux, ou um Barolo Gaja. É… quem sabe um dia muda.
    Abs.
    Heitor Rudolfo Volkart

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-