sábado, 15 de abril de 2017

QUIZ: Arte na Idade Média

IDADE MÉDIA
Do século V ao século XV

A Idade Média abrange um período extenso da história ocidental, entre os séculos V e XV, aceitando-se, por convenção, que se inicia em 476, com a queda do Império Romano do Ocidente; a data final, menos consensual, é a data da tomada de Constantinopla pelos Turcos (1453), ou da chegada de Colombo à América (1492) ou a da Reforma Protestante (1517).
Inclui fenômenos artísticos muito mais variados e diversos do que o seu nome por si próprio fazer supor. A arte bizantina, a arte islâmica, a arte românica e a arte gótica constituem os principais pilares da criatividade desta época, geralmente marcados por particularidades regionais e nacionais.
Sem dúvida, a multiforme civilização medieval é mais rica do que a posterior cultura renascentista quis e fez acreditar.

A arte bizantina desenvolveu-se, a partir do século V, no Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla (atual Istambul), de intensa cultura grega e helenística. Qual é a obra-prima da sua arquitetura?

A  – Igreja de São Sérgio e São Baco
– Igreja de Santa Irene
C  – Igreja de Santa Sofia 
D  – Igreja Nova

Um comentário:

  1. C
    A pérola da arquitetura bizantina é a Igreja de Santa Sofia, ou Hagia Sophia, construída entre 532 e 537 sob a égide do imperador Justiniano. Com o Cisma do Oriente, no século XI, distanciou-se do poder de Roma e manteve-se como o centro da Igreja Ortodoxa do Oriente (com a exceção de um período entre 1204 e 1261 em que voltou a ser uma igreja do papado) até 1453, momento em que foi convertida em mesquita pelos otomanos (que lhe juntaram os famosos quatro minaretes).
    No século XX foi transformada em museu. Ocupa o lugar mais elevado de Istambul, cujos símbolos mais conhecidos são precisamente os seus minaretes e a sua enorme cúpula.”

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-