sábado, 24 de junho de 2017

QUIZ: Época Moderna

ÉPOCA MODERNA
Do Renascimento ao século XVIII

Com o auge das cidades italianas no século XV, produziu-se uma revolução cultural que deu origem à Idade Moderna. O farol florentino – Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo e Rafael – impulsionou uma nova forma de entender a arte que teve paralelo nos países do Norte (Dürer) e a que globalmente se chama Renascimento. O século XVII apresenta uma Europa dividida em termos religiosos entre católicos e protestantes, em resultado da cisão do século anterior, com uma profunda repercussão nas artes. Velásquez, Caravaggio, Rembrandt e outros gênios revelam-nos a glória do Barroco. O século XVIII foi um período neoclássico, de afirmação da razão e da ordem na arte.



Florença “floresceu” comercialmente nos séculos XIV e XV. Uma grande família de comerciantes transformou-se em mecenas das artes e afirmou-se como dinastia política. Qual o seu nome?

A  – Savonarola
– Güelfi-Gibelini
C  – Medici 
D  – Maquiaveli

Um comentário:

  1. C
    A família florentina dos Medici conquistou um enorme poder e influência à escala europeia graças às suas atividades como banqueiros. Afirmaram-se como dinastia política, colocando muitos dos seus elementos em lugares de destaque da política e da realeza, e quatro deles como papas em Roma.
    Como mecenas, patrocinaram artistas do valor de Miguel Ângelo, Donatello e Fra Filippo Lippi, assim como a construção da Galleria degli Uffizi, em Florença.”

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-