segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

[Pernoitar, visitar, comer e beber fora] Sopa de pedra n’O Pinheiro

Sopa da pedra ou sopa de pedra é uma sopa típica portuguesa, em particular da cidade de Almeirim, situada no coração da região do Ribatejo, considerada a capital da sopa da pedra. Cidadezinha com quase doze mil habitantes, no distrito de Santarém.

A lenda:
Um frade pobre, que andava em peregrinação, chegou a uma casa e, orgulhoso demais para simplesmente pedir comida, pediu aos donos da casa que lhe emprestassem uma panela para ele preparar uma sopa – de pedra...

E tirou do seu bornal uma bela pedra lisa e bem lavada. Os donos da casa ficaram curiosos e, de imediato, deixaram entrar o frade para a cozinha e deram-lhe a panela. O frade colocou a panela ao lume só com a pedra, mas logo disse que era preciso temperar a sopa...

A dona da casa deu-lhe o sal, mas ele sugeriu que era melhor se fosse um bocado de chouriço ou toucinho. E lá foi o unto para junto da pedra.

Então, o frade perguntou se não tinham qualquer coisa para engrossar a sopa, como batatas ou feijão que tivessem restado da refeição anterior...

Assim se engrossou a sopa “de pedra”. Juntaram-se cenouras, mais a carne que estava junta com o feijão e, evidentemente, resultou numa excelente sopa.

Comeram juntos a sopa e, no final, o frade retirou cuidadosamente a pedra da panela, lavou-a e voltou a guardá-la no seu bornal... para a sopa seguinte!


Pois bem, nós fomos comê-la, a sopa, no restaurante O Pinheiro. (São dezenas de restaurantes que servem essa iguaria). 


Pedimos a sopa como entrada. Depois outro prato. Eu pedi chocos grelhados. Ótimos.
P.P. pediu ensopado de borrego, gostou muito.

Bom, mas onde eu queria chegar: voltarei, se Deus quiser, ao restaurante, só para comer sopa de pedra, nothing else!


Anteriores:

3 comentários:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-