quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Horário de verão termina no sábado

Moradores de dez estados e do Distrito Federal terão de atrasar os relógios em uma hora
Foto: Fabio Rossi/O Globo
O horário de verão terminará no próximo fim se semana. Por isso, moradores dos estados que adotam o horário especial precisarão atrasar, à meia-noite entre sábado e domingo, os relógios em uma hora.

O ajuste do horário vale para os moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

O horário de verão começou na madrugada do dia 15 de outubro, com o objetivo de aproveitar o maior período de luz solar possível para economizar energia. No ano passado, o governo chegou a discutir a possibilidade de não adotar a medida, porém, acabou recuando.

Isso aconteceu porque um estudo do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revelou que o programa vem perdendo efetividade, por causa de mudanças no perfil de consumo. Hoje, o horário de pico de uso da eletricidade passou para o período da tarde, quando mais aparelhos de ar-condicionado são ligados, especialmente no comércio. Entretanto, o governo avaliou que o horário de verão já faz parte da cultura do brasileiro e incentiva as vendas do comércio e o turismo nas cidades. 
Título e Texto: O Globo, 14-2-2018

2 comentários:

  1. Hummm... de 18 de fevereiro a 25 de março a diferença horária será de três horas. Depois, quando começa o horário de Verão na Europa, a diferença será de quatro horas. Até fevereiro de 2019.

    ResponderExcluir
  2. A diferença de quatro horas não será até fevereiro de 2019 e sim até final de outubro de 2018, que depois passará a dua horas. 😉

    ResponderExcluir

Por favor, evite o anonimato! Mesmo que opte pelo botãozinho "Anônimo", escreva o seu nome no final do seu comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente.
Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-