segunda-feira, 9 de abril de 2018

Em áudio, agente diz para avião de Lula: "Leva e não traz nunca mais"


FAB confirma veracidade do diálogo da aeronave que levava o ex-presidente. Autor da frase ainda não foi identificado

Karla Dunder, do R7

Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo
Um áudio vazado mostra a conversa entre o piltoto do avião PR-AAC, que levou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do aeroporto de Congonhas para Curitiba na noite de sábado (7), e uma pessoa não identificada, que diz: "Leva e não traz nunca mais!".

Por meio de nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou que a conversa ocorreu instantes antes da decolagem da aeronave que levava o ex-presidente e que a frase não foi dita por um controlador da torre. No entanto, a FAB não soube informar se tratava-se de um piloto.

"Podemos assegurar que a observação ao final do áudio em questão não foi feita pelo controlador de tráfego aéreo", diz a nota. "Ressalva-se que a frequência utilizada para essas comunicações aeronáuticas é aberta, por isso quem estiver conectado pode ouvir e falar. Porém, as regras de tráfego aéreo orientam que os usuários se identifiquem, o que evidentemente não ocorreu neste caso."

Ouça o áudio vazado:


A frequência de rádio é aberta para as aeronaves que estão no pátio. A FAB explica que é um canal de comunicação entre pilotos e torres para que todos saibam a situação geral na pista: quem está pousando, decolando, taxiando, etc. Uma forma de manter a segurança do tráfego aéreo. 

O procedimento padrão é do piloto ou operador da torre se identificar antes de pedir informações ou informar a sua situação, o que não aconteceu no sábado. Ainda não há informações se a FAB ou a Anac abrirão sindicância para investigar o caso.
Título e Texto: Karla Dunder, do R7. 8-4-2018

2 comentários:

  1. O outro áudio foi : "Joga esse lixo janela abaixo".

    ResponderExcluir
  2. Fato que 99% dos aeronautas odeiam o Lula.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-