sábado, 16 de junho de 2018

Cristiano - Não são os números


Rica Perrone

É comum hoje em dia defender teses sobre futebol dando números. Eu gosto de números, os uso, mas no futebol ainda os entendo como biquíni: mostram tudo menos o que interessa.

Cristiano pode ter 120 mil gols, ou 600. O que faz dele um dos maiores de todos os tempos não é matemático. Você só sabe que se trata do melhor do mundo quando olha para ele.

Não, não! Sem viadagem. Me refiro a postura do sujeito. A confiança, a forma com que chama para si a responsabilidade e a alergia que ele tem a ser coadjuvante em grandes jogos.

O craque normalmente, em algum momento, se encosta no fato de ser craque. Talvez por ter se feito muito mais do que nascido craque, Cristiano não se acomoda. Ele atua num limite irritante o tempo todo e nem mesmo o peso de ser cobrado como o dono do time lhe afasta de ser, de fato, o dono do time.

É impressionante. Jogos como os de hoje deixam a gente sem saída ao tentar encontrar "poréns" que o desqualifiquem da lista de maiores de todos os tempos.

E por mais que os números comprovem isso, eu diria que os números são os que menos me impressionam. Não há dado estatístico capaz de medir o que significa um sujeito pegar uma bola aos 40 do segundo tempo, morto, após ter feito 2 gols, e cavar uma falta, cobra-la com perfeição e resolver mais um jogo.

Desta vez não era o Getafe. É a Espanha e numa Copa. Nos clubes a gente faz ídolos. Nas seleções se determina quem são os super-heróis.

Abraços,
Título e Texto: Rica Perrone, Facebook, 15-6-2018



Um comentário:

  1. "Nos gramados russos, Cristiano já fez de pênalti, de falta, com a bola rolando e de cabeça. Não existe, no mundo, finalizador mais completo do que o camisa 7. Mas se Portugal mantiver o futebol jogado nesta quarta-feira (20 de junho), nem isso pode ser o bastante."

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-