sexta-feira, 1 de junho de 2018

[Para que servem as borboletas?] Excesso de democracia ou anarquia?...

Valdemar Habitzreuter

É fantástico! Estamos numa democracia plena! Viva!... Infelizmente é isso que achamos. Mas nós brasileiros, a rigor, não sabemos o que é um regime democrático; no entanto, parece que nadamos no absoluto de uma democracia. Mas, que democracia é essa em que as leis republicanas constituintes da boa convivência em sociedade são irrelevantes e subjugadas às leis de baderneiros anárquicos que conseguem se impor e deixar sem reação as instituições legítimas que deveriam zelar pela ordem social? O contrato social em que a vontade geral do povo deve ser exercida por governantes eleitos é simplesmente menosprezado e rasgado.

Queiramos ou não, todos nós somos responsáveis por esse contrato ao colocarmos lá em cima pessoas ineptas que não sabem gerir a vontade do povo. Só teremos uma verdadeira democracia se soubermos escolher homens/mulheres honestos para fazer valer esse contrato social.

Nos últimos dias assistimos ao espetáculo de uma greve que paralisou o país. Embora fosse uma greve legítima de caminhoneiros (cansados de tanto menosprezo por parte do governo), descambou-se para a baderna com agressões e de quebra-quebra. Os baderneiros infiltrados nesse movimento grevista eram de todos os tipos, desde empresários graúdos que só enxergam seu próprio umbigo a políticos oportunistas e corruptos valendo-se de pobres desmiolados para bagunçar a ordem social.

O resquício de democracia que ainda nos resta está em perigo e caminha para um regime anárquico. Não há mais respeito ao judiciário; não há mais representatividade no Congresso; não há mais força do Executivo para exercer seu poder. As Forças Armadas são forças desarmadas, sem a visão do que fazer, por falta de líderes autênticos para impor a ordem. A anarquia está à vista, e se ela vier a se instalar, salve-se quem puder.
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 31-5-2018

Colunas anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-