domingo, 5 de agosto de 2018

BolsoFact Checking #1: Bolsonaro entende de economia?


Vitor Grando

Bolsonaro é insistentemente criticado pelo seu desconhecimento de economia. Fato reconhecido pelo próprio candidato. Nisso, ele é o único candidato à presidência já visto a dizer “não sei”. A marca de um sofista é justamente falar com ares de sabedoria sobre tudo. Nesse sentido, deveríamos ver com bons olhos o candidato capaz de afirmar sua ignorância e disposição em ouvir terceiros mais competentes.

Mas, indagam alguns, o presidente não precisa ser economista, mas precisa conhecer o suficiente para nomear as pessoas certas. É verdade. Podemos, porém, observar as escolhas sobre economia que os candidatos já fizeram antes mesmo de se eleger. Nisso, Bolsonaro demonstrou estar um passo à frente dos demais na escolha de Paulo Guedes.

Guedes tem reconhecidas credenciais liberais. É Ph.D pela Universidade de Chicago, onde Milton Friedman lecionou; e fundou o Instituto Millenium, um ‘think tank’ que dissemina o pensamento liberal.

Num país que, em termos de liberdade econômica, está mais próximo da Coreia do Norte do que da Coreia do Sul, não existe alternativa a não ser uma abrupta guinada liberal se quisermos manter viva a esperança no futuro. Além disso, na última entrevista à GloboNews, Bolsonaro - ao contrário dos demais - reconheceu que não cabe ao presidente intervir na definição de salários da iniciativa privada e rejeitou corretamente o mito de desigualdade salarial em função de gênero (vide vídeo abaixo). Bolsonaro, com tudo isso, já demonstrou estar apto a fazer boas escolhas no que tange à economia e indica claramente sua simpatia ao pensamento liberal. O temor sobre sua capacidade de gerar a economia não parece ser procedente. Existe alguma opção mais liberal com chances reais de vitória? Não.

COMPARTILHEM!

Para saber mais:

Título, Imagem e Texto: Vitor Grando, 5-8-2018

Um comentário:

  1. O que eu odeio nessa eleição é a quantidade de gente que julga eleitores em vez de debater candidaturas e ideias.
    Alexandre Borges
    @alex_borges

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-