segunda-feira, 3 de setembro de 2018

O que é ser populista hoje?



Fala-se muito no risco do populismo para o Brasil e o mundo, mas, afinal, o que é populismo e como ele se manifesta nesta altura do Século 21? Chama-se populista o governo que adota políticas econômicas que produzem popularidade imediata, mas com frequência resultam em consequências sociais e econômicas negativas no longo prazo. Haveria, no entanto, um emprego excessivo do termo com o objetivo de estigmatizar governos e políticos preocupados com as urgências sociais, que são muitas? Ou ainda, não seria essa uma visão economicista do populismo, um fenômeno político por excelência, que a história mostra não vir sempre acompanhado de irresponsabilidade na política econômica, como é o caso dos “populistas” que hoje governam países do Leste Europeu?

No dia 3 de setembro (segunda-feira), das 15h às 16h, a Fundação FHC realizará um Diálogo na Web, transmitido ao vivo via Facebook, com dois cientistas políticos e um economista e filósofo, representantes de diferentes gerações de intelectuais brasileiros. 

CONVIDADOS


MARIA HERMÍNIA TAVARES DE ALMEIDA
Cientista política, é pesquisadora sênior do Cebrap e professora titular aposentada do Departamento de Ciência Política da FFLCH-USP e do Instituto de Relações Internacionais.

SERGIO FAUSTO
Cientista político, é superintendente executivo da Fundação FHC. É colaborador do Latin American Program do Baker Institute of Public Policy da Rice University, codiretor do projeto Plataforma Democrática e da Coleção ‘O Estado da Democracia na América Latina’.

JOEL PINHEIRO DA FONSECA
Formado em Economia pelo Insper e em Filosofia pela USP, é colunista do jornal Folha de S.Paulo e da revista Exame, palestrante e escritor. Faz parte do grupo Students for Liberty, cujo propósito é contribuir para a formação das próximas gerações de líderes comprometidos com a liberdade.


3 de setembro, das 15h às 16h
*Perguntas podem ser enviadas para o e-mail: aovivo@fundacaofhc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-