sexta-feira, 9 de novembro de 2018

[Trincheira] O truque do Jornal Nacional

Pedro Frederico Caldas

O título do que vou escrever poderia ser “O Jornal Nacional pensa que você é um desinformado ou um cretino”.

Ontem, 8 de novembro, o Jornal Nacional anunciou, como os telejornais em geral pelo mundo, o entrevero envolvendo o presidente Trump e Jim Acosta, correspondente da CNN na Casa Branca. Vocês podem ver toda a cena no youtube. Trump disse que o Jim Acosta era mal-educado e uma pessoa ruim.

Acontece que ele disse isso depois que o Jim Acosta, de forma impertinente para um repórter, se negou a parar de falar e se negou a entregar o microfone à funcionária da Casa Branca. E qual foi o truque do Jornal Nacional? Consiste no seguinte: colocou as palavras duras de Trump antes da atitude do jornalista que as provocaram. Com isso, parece que a atitude impertinente do jornalista decorreu das palavras de Trump, quando, na verdade, a atitude de Trump decorreu da atitude impertinente do jornalista.

Esse Jim Acosta, desde o início do governo Trump, vem se conduzindo da mesma forma impertinente com que se conduziu nesse episódio.

Em vez de se limitar, pela sua condição de repórter, a fazer perguntas, por mais duras que sejam, ele faz verdadeiras declarações (statements) e comentários descabidos às suas funções e tem transformado a vida da porta-voz da presidência num inferno, além de tumultuar sempre as reuniões periódicas, negando-se a parar de falar, quando passada a palavra para repórter de outro órgão da mídia.

Agora vem a pergunta: por que a globo usou do truque? Usou para que Trump passasse por destemperado e o repórter, por uma vítima que nada mais estava fazendo do que cumprir sua obrigação. Se o Jornal Nacional o respeitasse, caro leitor, colocaria os atos e as palavras no tempo devido e o deixaria, uma vez bem e corretamente informado, fazer seu julgamento com base na realidade e não na ficção.
Título e Texto: Pedro Frederico Caldas, 9-11-2018

Anteriores:

Um comentário:

  1. George Soros ferrenho defensor da Nova Ordem Mundial certamente sabe a resposta...

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-