sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

[Daqui e Dali] As ondas que captamos

Humberto Pinho da Silva

Já repararam que o nosso céu, o nosso espaço, é atravessado por imensas ondas de Rádio e TV, que se cruzam e se recruzam, percorrendo distâncias, quase infinitas?

Não as vemos, é certo, nem as sentimos, mas existem.

Como os aparelhos de rádio e TV captam as ondas, o nosso cérebro também sintoniza, não essas, mas outras, que não podemos ver, mas sentimo-las.

Nunca ouviram dizer: “Anda qualquer coisa no ar...”, referindo-se a mudança de regime ou calamidade? São “ondas” de boatos, de notícias tendenciosas, que a mente capta, e guarda no subconsciente.

Dizem: “Está na moda”; “Isto ou aquilo, é preconceito”; “Agora é assim.”; “Todos o fazem”.
E por que está na moda?!

Porque grupo de indivíduos, que têm o poder de influenciar, através da mass-media, conseguiu-nos hipnotizar, a tal ponto, que não somos capazes de pensar nem raciocinar, discernidamente.

Outrora, usavam a literatura; depois, o cinema; agora a TV, Rádio e Internet.

Servem-se de tudo (até das telenovelas,) apresentando-nos cenas e atitudes indignas, para nos narcotizar. O hábito de as vermos, adormece os nossos valores (quando os há) despertando o desejo de aceitar o que outrora rejeitávamos.

E aceitamos, porque não queremos ser considerados retrógrados e antiquados.

Adotamo-nos, então, à realidade, ao que a maioria aceita e acata.

Todavia, defendemo-nos, culpando companhias e o meio ambiente. Sem dúvida, que as pessoas que conhecemos ou vivem na nossa cidade, exercem grande influência, no nosso modo de pensar e agir; mas, é bom lembrar que cada um pode e deve, criar o seu próprio meio.

Se frequentarmos lugares sadios; se lermos livros edificantes; se assistirmos a espetáculos dignos; se escolhermos amigos respeitosos, edificaremos o nosso próprio carácter, com pensamentos positivos.

Claro que não é possível o isolamento, porque não somos uma ilha, nem isso seria útil; nem é necessário apartarmo-nos de tudo que é negativo; mas devemos pesar e confrontar tudo, com os nossos valores.

Ser responsável; ter princípios; ideias próprias; não se deixar levar pela corrente; e, muito menos, ser marioneta e imitador, é que forma o homem inteligente e de carácter.

Sejamos apenas nós próprios, e seremos felizes.
Título e Texto: Humberto Pinho da Silva.

Anteriores:
As lentes dos novos e dos velhos

8 comentários:

  1. Prezado Senhor Humberto: Confesso que o seu texto quase me levou às lágrimas. O que está escrito é muito mais do que uma narrativa, mas sim a tradução do que sentimos e vivenciamos diariamente e não conseguimos expressar. Só tenho que lhe agradecer pela LUZ que emanou através do seu pensamento em palavras. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Convido a todos para lerem este texto tão importante em um momento delicado no mundo. Todos os seres deste planeta parecem viver algo que se assemelha a uma provação.

    ResponderExcluir
  3. O Senhor Humberto é exímio escritor e estudioso. É um dos maiores exemplos de que quando os homens na Terra querem, eles conseguem o melhor para sí e para todos.

    ResponderExcluir
  4. EU SOU LIVRE, NÃO TENHO E NUNCA VOU TER CELULAR, NÃO QUERO ENCONTRAR NINGUÉM NEM SER ENCONTRADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele fala das sintonias imperceptíveis à visão e audição. Por isso deu o exemplo dos celulares, satélites, som e etc..
      Somos interligados e as conexões humanas são constelares, principalmente as familiares.

      Excluir
    2. Aos burros...
      Nossos olhos percebem ondas no intervalo do espectro eletromagnético que corresponde à luz visível, cada frequência equivale à sensação de uma cor.

      Nossos ouvidos ouvem frequências noutra faixa.
      Nosso TATO sentem frequências e nosso olfato a identificação do cheiro através de frequências específicas.
      A voz é apenas emissão de frequências.
      Só que nesse universo de frequências do espectro eletromagnético, se fossem percebidas não usaríamos o microondas, nem telefones celulares no ouvido.
      fui...

      Excluir
    3. Já que você foi... aproveita e mostre as frequências invisíveis, principalmente as que você tem em volta da sua antena pessoal. rsss

      Excluir
    4. Deixe de ser azedo, homem!

      Excluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-