segunda-feira, 25 de março de 2019

[Estórias da Aviação] O início da Varig e o pensamento de Ruben Berta

Alberto José

A VARIG começou em 22 de junho de 1927, quando recebeu autorização para fazer voos entre Rio Grande e Santa Maria (RS).

Em 1945, quando a empresa já estava operando em muitas rotas no Brasil, o seu presidente Ruben Berta cultivava o desejo de mudar a relação entre os proprietários da empresa e os seus funcionários. Então, idealizou um modo de defender a independência e otimizar o controle da empresa. Por isso, na Assembleia Geral de 29 de outubro de 1945, inspirado na encíclica “Rerum Novarum” do Papa Leão XIII (1891), ele sugeriu que fosse transferida 50% das ações da Varig para uma fundação de funcionários. Seria uma fundação de direito civil, subordinada ao Ministério Público, o que precisaria ser aprovado pelo Conselho da empresa.

Em 27 de setembro de 1945 o presidente do Conselho Fiscal, Adroaldo Mesquita da Costa, recomendou que a proposta fosse aprovada. Em 29 de outubro de 1945 a proposta foi ratificada na Assembleia Geral Ordinária, que determinou a transferência de 50% das ações da Varig.

Em 29 de dezembro de 1945 ocorreu a primeira Assembleia da Fundação com a aprovação dos estatutos e constituição do Colégio Deliberante com sessenta e quatro membros escolhidos entre os funcionários, respeitados o mérito e tempo de trabalho na empresa.

Na época, Ruben Berta pensava o seguinte: “Este pessoal merece mais do que lhe temos dado ou estamos dando. Merece pelo menos um amparo bem mais completo do que proporciona a Caixa de Aposentadoria e Pensões”, o que se traduziu no Artigo 1º dos Estatutos da Fundação: “a Fundação dos funcionários da Varig criada por Escritura Pública em 7 de dezembro de 1945, se destina a assegurar aos funcionários da Varig que àquela pertencerem e às suas famílias, de acordo com o mérito e o tempo de trabalho dos primeiros, o bem-estar social e a proteção contra a velhice, a invalidez, a viuvez e a orfandade, secundando a atuação e os benefícios da respectiva Caixa de Aposentadoria e Pensões.”

Em 14 de dezembro de 1966, Ruben Berta não resistiu à imensa carga de trabalho e teve um infarto fatal em sua sala de trabalho.

Em 2002, o presidente Fernando Henrique Cardoso determinou que fosse elaborado um plano de reestruturação (com a ajuda do BNDES) para a Varig; a Fundação Rubem Berta votou contra o plano oferecido pelo governo.

Em 2003, o Lula mandou que o ministro José Dirceu oferecesse ajuda à Varig recomendando um acordo operacional com a TAM, o que foi prontamente recusado!
A VARIG acabou, mas a Fundação Ruben Berta funciona até hoje.


2 comentários:

  1. Comentando de novo>
    O socialismo é utópico.
    Robert Owen (14 de maio de 1771 – 17 de novembro de 1858) foi um reformista social galês, considerado um dos fundadores do socialismo e do cooperativismo. Foi um dos mais importantes socialistas utópicos.
    Primeiro: ninguém é responsável por sua vontade e suas próprias ações, pois todo seu caráter é formado independentemente de si mesmo; as pessoas são produtos de sua hereditariedade e ambiente.
    "TERIA DO GENOTIPO E FENOTIPO"

    Segundo: todas as religiões são baseadas na mesma ideia ridícula de que o homem é um animal fraco, imbecil, um fanático furioso ou um hipócrita miserável.
    Converteu-se aos 83 anos.
    Owen fundou, nos Estados Unidos, a colônia socialista New Harmony (Nova Harmonia), que funcionou bem nos primeiros anos mas finalizou sua experiência sem obter o êxito esperado. Owen regressou à Inglaterra, onde faleceu aos 87 anos.
    OS EMPREGADOS DESTRUÍRAM NEW HARMONY.

    RUBEN BERTA teve o mesmo sonho, entregou a empresa para seus funcionários.
    Os funcionários destruíram a empresa VARIG, com uma ajudinha socialista, depois que o mérito e tempo de empresa foi substituído pelo QUEM INDICOU.
    Antes de rebater meu comentário leiam a história de New Harmony.
    fui...

    ResponderExcluir
  2. Ruben Berta foi um ser humano especial, criativo, determinado a criar uma grande empresa valorizando os trabalhadores e, infelizmente, já não estava mais vivo para evitar a chegada de abutres que destruíram o seu legado!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-