quinta-feira, 18 de abril de 2019

[Coluna do Almir] É preciso mais coerência na reforma da Previdência

Almir Papalardo

É sabido, a lógica e o bom senso também exigem, que planejar o futuro é a solução correta para se evitar dissabores que as adversidades teimam em se apresentar no nosso dia-a-dia. Por isso é elogiável que políticos cautelosos queiram alterar o funcionamento do sistema previdenciário, hoje, um tanto duvidoso, quanto a um futuro sustentável. Em outras palavras mais realistas: Teme-se a total "Falência da Previdência" se nenhuma mudança nela for feita!

Assim, aplausos para quem visualizou para o futuro dificuldades inevitáveis na nossa Previdência Social com problemas seríssimos para os trabalhadores ativos e inativos, tornando a nossa atual cidadania um pandemônio para a segurança financeira e o sustento firme de todas as famílias brasileiras. Faça-se então a reforma pleiteada, mas, é necessário seguir determinados princípios, abrangendo-a para todos os seguimentos da população, todos com os mesmos direitos e deveres. A cota de sacrifícios deve ser igualitária para todas as categorias funcionais do país.

Ensina-nos a coerência que em qualquer reforma, seja ela qual for, não só deve-se focalizar o acerto para um futuro previdente, como também, e isto é óbvio, tem que sanar os vícios e erros do presente, corrigindo-os e até mesmo para dar maior credibilidade à Reforma pretendida, compensar no que for possível os desastres causados por medidas desastrosas aplicadas no passado e no presente.

E um exemplo bem vivo desta verdade são os aposentados segurados da Previdência Social, principalmente os previdenciários do RGPS, que em duas décadas tiveram suas aposentadorias degradadas acima do percentual de 80%, quando o governo ignora um necessário acerto compensatório de contas para estes trabalhadores prejudicados, descartando-os, imprudentemente, dessa pretendida Reforma da Previdência. Não pode mesmo ser bem aceita!!  

Quantos milhões e milhões de trabalhadores não foram tremendamente prejudicados com este critério esdrúxulo e perverso, servindo de "válvula de escape" para que os governos   fazendo conta de chegada na economia, sem nenhuma parcimônia, não hesitaram em mantê-los sob os grandes prejuízos que se agigantaram? Seria então necessário o governo fazer alguma compensação a fim de atenuar a defasagem indevida e perversa imposta aos aposentados, que, por suas maiores contribuições ao INSS sentiram-se ludibriados e injustiçados!

Para uma Reforma da Previdência ser bem vista e aceita por toda a população, é necessário que os planejadores não visem somente o bem-estar dos trabalhadores do futuro. É preciso que os trabalhadores ativos e aposentados do presente, e as viúvas dos aposentados que já faleceram, também sejam contemplados com esta Reforma que só vemos correções para a seguridade vindoura...

Façam uma completa, verdadeira e justa Reforma da Previdência, com inteligência, que a falácia negativa logo cessará, não causando mais o repúdio e a repulsa dos desconfiados cidadãos brasileiros!!!
Título e Texto: Almir Papalardo, 16-4-2019

Anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-