segunda-feira, 29 de abril de 2019

FC Porto: Sub-19 chegam ao topo da Europa

Equipa de Mário Silva conquistou o primeiro título na UEFA Youth League


O FC Porto derrotou o Chelsea por 3-1 na final da UEFA Youth League e arrecadou o primeiro troféu Lennart Johansson do palmarés do clube, desforrando o desaire diante da formação britânica nas meias-finais da edição passada da competição. O conjunto de Mário Silva torna-se desta forma a primeira e única equipa portuguesa, até ao momento, a conseguir tal proeza europeia. 

O Chelsea arrancou melhor e logo aos nove minutos Lamptey avançou pela direita para servir Gallagher, que bem dentro da grande área portista e sem marcação rematou por cima. No minuto seguinte, um lance praticamente igual conduzido pelo lateral direito dos ingleses foi concluído pelo capitão McCormick, também sem êxito. Ainda assim, ao minuto 17 foi o FC Porto a ganhar vantagem: Ángel Yesid abriu caminho pelo flanco direito e permitiu a Fábio Vieira, ao segundo poste e livre de oposição, dar um pequeno toque para o 1-0.

A partir desta altura, os Dragões ganharam o ascendente e ainda durante a primeira parte dispuseram de três ocasiões claras para avolumar o resultado por João Mário (21’ e 35’) e Fábio Vieira (27’). Antes do intervalo, contudo, os “blues” voltaram a aproximar-se com perigo da baliza lusa, mas McCormick, isolado, perdeu o duelo com Diogo Costa.


A segunda metade começou a um ritmo frenético. Depois de um livre de Fábio Vieira ter assustado a defesa britânica, chegou o empate através de Redan, que de cabeça deu seguimento a um cruzamento da direita. A resposta dos azuis e brancos foi pronta, com Diogo Queirós a cabecear para uma intervenção apertada de Ziger, antes de logo a seguir ganhar um ressalto junto à linha de golo, após remate de João Mário, para assinar o 2-1. Galvanizados, os jovens portistas aumentaram distâncias à entrada para o último quarto de hora através de um pontapé oportuno de Afonso Sousa no lado esquerdo do ataque luso.

Até ao fim, Ángel Yesid, Fábio Silva e Vítor Ferreira podiam ter inscrito os nomes na lista de marcadores, enquanto Diogo Costa travou as intenções de Gilmour. O próximo compromisso dos Sub-19 é já este domingo, às 17h no Olival, face ao Alverca, em desafio antecipado da 10.ª jornada do Nacional da categoria.

Eis os 31 jogadores que contribuíram para a conquista da UEFA Youth League: Diogo Costa, Francisco Meixedo, Carlos Peixoto e João Gonçalo (guarda-redes), Afonso Sousa, Angel Yesid, Boris Enow, Cláudio Silva, Duarte Moreira, Fábio Silva, Fábio Vieira, Gonçalo Borges, João Mário, Juan Perea, Pedro Justiniano, Levi Faustino, Manuel Mané, Mor Ndiaye, Rafa Pereira, Rodrigo Valente, Romário Baró, Rúben Amaral, Taddeus Nkeng, Tiago Lopes, Tiago Matos, Tomás Esteves, Vítor Ferreira, Diogo Bessa, Diogo Leite, Diogo Queirós e Paulo Estrela.
Título, Imagem e Texto: Futebol Clube do Porto, 29-4-2019

Relacionados:

Um comentário:

  1. Mas, ainda estou entalado, engasgado, passado, ultrapassado, barafundado com o empate (do time principal) na sexta-feira... 😠😵😵

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-