segunda-feira, 6 de maio de 2019

As fotos de alunos sem roupa em universidades públicas são reais?

Gilmar Lopes

Será que a colagem de três fotos de alunos caminhando sem roupas em um campus de universidade é verdadeira ou falsa?

Após anúncio do Governo de corte de verbas para universidades que promovam “balbúrdia”, uma colagem de 3 fotos de alunos pelados e caminhando pelados pelo campus se espalharam na web.

Algumas pessoas começaram a compartilhar o assunto para justificar e apoiar o Governo, numa tentativa de “acabar com a bagunça promovida no ambiente acadêmico”. Somente em uma publicação dessas fotos feita pelo deputado José Medeiros no Twitter, o post onde o parlamentar chama o que está acontecendo de “fusaca” teve mais de 1.700 curtidas!

Será que essas imagens são reais? São fotos recentes de casos ocorridos no Brasil? Qual o contexto dessas fotos?

Reprodução Facebook


Verdade ou mentira?
Em primeiro lugar, as imagens são reais e foram tiradas aqui no Brasil, dentro de universidades. No entanto, elas não são recentes!

Na primeira e maior foto das três que estão sendo compartilhadas em conjunto, vemos um grupo de alunos com faixas e megafones. Algumas das moças (duas delas) lideram o grupo com os seios à mostra, enquanto que alguns alunos aparecem só de cueca. Essa foto foi tirada em novembro de 2009, na Universidade de Brasília (UnB), quando cerca de 100 alunos realizaram uma manifestação de apoio a Geisy Arruda, uma estudante de Turismo que chegou a ser expulsa da Universidade Bandeirante (Uniban) – em São Bernardo do Campo (SP) – por assistir aulas usando um vestido curto.

A Uniban havia anunciado a expulsão de Geisy Arruda alegando “flagrante falta de respeito aos princípios éticos, à dignidade acadêmica e à moralidade“, mas a onda de protestos gerada pela decisão da universidade foi tão intensa que a instituição readmitiu a estudante alguns dias depois.


Quanto à segunda foto, mostrando cinco pessoas nuas, de frente para uma parede e com dizeres escritos em suas nádegas, trata-se de também de uma manifestação realizada por alunos na UnB, mas em outubro de 2014. Um pequeno grupo de estudantes da Universidade de Brasília protestou contra os seguranças do campus, que teriam repreendido com força um estudante que estava fazendo uma performance nu na área externa da UnB.

De acordo com o Correio Brazilienseo protesto durou por volta de 10 minutos e reuniu cerca de 20 alunos. Além disso, o jornal também lembrou que antes desse “peladaço”, os alunos só haviam feito coisa parecida em 2009 (no caso da manifestação solidária à Geisy Arruda).

A direção da UnB disse ao Correio Braziliense que os seguranças que trabalham para a instituição não agiram com violência em nenhum momento (apesar de vídeos mostrarem o contrário) e que o aluno que foi “convidado a se retirar da frente da Universidade” era inscrito em outra faculdade, mas que ele iria se apresentar na UnB no dia seguinte.

Conclusão:
As três fotos compartilhadas nas redes sociais de alunos sem roupas são reais e foram tiradas na UnB durante protestos em 2009 e em 2014!  
Título, Imagens e Texto: Gilmar Lopes, E-farsas, 5-5-2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-