quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

"A Direita continua submetida à orientação moral, intelectual e mental falida que é a de Esquerda"

O Notícias Viriato entrevistou o Professor e Investigador, Gabriel Mithá Ribeiro, no dia 14 de novembro de 2019


Nascido em Lourenço Marques, filho de pai católico e mãe muçulmana, Gabriel Mithá Ribeiro, falou nesta primeira parte da entrevista ao Notícias Viriato sobre a sua infância, educação e carreira passando pelas suas obras mais controversas, o controlo da comunicação social e a doutrinação no ensino.   

"Este livro, ‘Um Século de Escombros’, tem uma história complicada. Apareceu em setembro, e como elogia a Direita, e é dedicada a Bolsonaro, Trump, à Nova Direita Europeia, sinto que este livro, mais do que os anteriores, tem um bloqueio na Comunicação Social, tem um bloqueio no espaço público, uma coisa impensável!" 



"Vejam o conceito ‘Colonialismo’ que é uma adulteração [...] quando nós falamos da condição dos portugueses e europeus como colonizados pelos romanos e árabes, nós usamos o conceito ‘Colonização’ que é uma palavra neutra. Mas à medida que caminhamos para o Século XX e à medida que os europeus transitam de colonizados a colonizadores nós substituímos o conceito de ‘Colonização’ pelo conceito de ‘Colonialismo’. E transformamos exatamente o mesmo fenômeno histórico num crime contra a Humanidade. Se isto não é uma falcatrua, o que é que é?”
 


"Eu fiz trabalho de campo em Moçambique, ouvindo pessoas pobres negras de oito províncias de Moçambique, em espaços rurais e urbanos, e apanhei na cabeça dos moçambicanos o 8 e o 80 sobre a Colonização. Se quisermos o 8, o lado negativo, era aquilo que ouvia da cabeça universitária daqui. Mas se quisermos o 80, do lado positivo, eu encontrei moçambicanos que diziam coisas como ‘Vocês, portugueses brancos, civilizaram-nos’. Este tipo de representação que existe no senso comum em Moçambique foi truncada, foi interditada, foi proibida de entrar no espaço institucional, no espaço intelectual, no espaço político e na comunicação social. Está-se a cometer uma espécie de lobotomia da memória coletiva, uma espécie de crime contra a identidade dos próprios africanos..."
   
"Quando nós falamos sobre esta questão da discriminação [...] é tão negativa a discriminação negativa como aquela que atingia os negros no passado, como é a discriminação positiva que atinge essas comunidades hoje. É tão condenável uma ou outra, tão socialmente fragmentadora uma ou a outra."   

"O maior problema do Islão, não é o Ocidente, não é o Catolicismo, não é o Cristianismo. É o próprio Islão". "Veja o caso do Brexit e como isso ameaça a União Europeia. Se se tivesse discutido com frontalidade o que é a Identidade Europeia, se se tivesse discutido com frontalidade como gerir a imigração não-europeia, provavelmente o Brexit não acontecia. Mas por causa desta névoa do Politicamente Correto, herdada pelos Soviéticos, há temas que não se podem discutir, e depois optou-se por soluções de ruptura dentro do próprio espaço europeu. Por não se querer discutir que há Europeus e há Não-Europeus, há uma matriz civilizacional Judaico-Cristã Ocidental com determinadas características que é diferente de a dos outros "  

 "Assumir a autorresponsabilidade de cada um é fundamental e por isso é que eu acho muito importante o regresso do Nacionalismo com Trump, Bolsonaro...  O ‘Make America Great Again’, o ‘America First’ são fundamentais porque simbolizam um valor moral de autorresponsabilidade, por muito que outras pessoas queiram dar outra interpretação"
Título, Texto e Vídeos: Notícias Viriato, 2 de dezembro de 2019

Relacionados:

2 comentários:

  1. Adorei seu livro, poderia ser maior.
    Gostei de tudo exceto chamar PATRIOTAS de NACIONALISTAS.
    Em geral movimentos de liberdade de determinadas regiões, como a Catalunha, ou da Palestina são nacionalistas.

    Mas tudo é uma questão de conceitos.
    Se examinarmos o governo militar brasileiro, eles estatizaram tudo, poderia chamá-los de comunistas embusteiros.
    BOAS VENDAS

    ResponderExcluir
  2. Para quem gosta de aprender, o professor Gabriel M. Ribeiro é ótimo!
    Excelente entrevista.
    Professor, agradeço, sensibilizado, a citação do nosso blogue.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-