domingo, 15 de dezembro de 2019

[As danações de Carina] Algumas “Kuriozidades” às vezes fazem bem” - Parte quatro

Carina Bratt

Passeando pelo fumo, visitando os mórmons e revendo Victor Rivers.

PERGUNTA:
QUAL A ORIGEM DO FUMO?

RESPOSTA:
Se o fumo se constitui hoje, num dos fatores mais importantes da economia de vários países do mundo, a sua origem permanece obscura à luz da pesquisa e notadamente da história. Existem pelo menos duas correntes pretendendo elucidar o surgimento e a difusão da fumicultura pelo planeta. Para uns, o fumo seria originário das Américas. Para outros, o tabaco designaria certas plantas já fumadas na Ásia, desde o século 9, provavelmente em cachimbos. O certo é que Cristóvão Colombo testemunhou, em 1492, na nova terra que descobriu o hábito de fumar as folhas de tabaco, evidenciando que o surgimento do fumo na América começara antes da chegada dos europeus. A hipótese mais provável é a de que a planta teria surgido nos vales orientais dos Andes bolivianos e se difundido pelos territórios brasileiros intermediados pelas migrações indígenas, sobretudo as das linhagens Tupi-Guarani.

PERGUNTA:
ONDE SURGIRAM OS MÓRMONS?

RESPOSTA:
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias surgiu em Nova York (EUA) em 6 de abril de 1830. Viera anunciava por um suposto “iluminado” de Deus, Joseph Smith, então com 25 anos, que fundou essa denominação. A trajetória dos primeiros mórmons se mostrou meio conturbada e estranha. Em 1820, Smith garantiu ter visto Deus pessoalmente quando rezava num bosque. Três anos depois, afirmou ter recebido o anjo Moroni, que lhe revelou um livro em hieróglifos, composto em placas de ouro e contendo o “evangelho eterno”. Em 1829, o livro se traduziu e seria o relato de um profeta chamado mórmon, da civilização dos lamanitas que ensinava justiça e salvação por volta de 600 anos antes de Cristo. Muitos duvidaram das visões de Smith e da autenticidade do tal livro. Os mórmons também foram acusados de não pregarem pela Bíblia e lado outro, de incentivarem o racismo e a poligamia. Em 1843, Joseph (que teria nada mais nada menos que 49 mulheres, ele queria se igualar a Salomão) e seu irmão Hiram, foram presos. Acabaram misteriosamente sequestrados de dentro da prisão e mortos a tiros.

PERGUNTA:
QUEM É VICTOR RIVERS?

RESPOSTA:
É um ator nascido em 1 de outubro de 1955, em Cuba.  Atuou em “A Caçada”, ao lado de Stephen Baldwin e Laurence Fishburne. Se chama, na verdade, Victor Rivas e nasceu em Sancti Spíritus.  Começou sua carreira em Hollywood em meados dos anos oitenta. Na década de noventa, entre outros filmes norte-americanos, apareceu quase sempre em papeis secundários, em longas como “Havana” (1990), “Paixão satânica” (1991), “Justiça sob tutela” (1991), “Os últimos Dias de Laura Palmer” (1992), “Marcados pelo sangue” (1993), “Disputa em família” (1995), “Nixon” (1995), “Amistad” (1997) e, por derradeiro, “A Máscara do Zorro” em (1988). Por muitos anos suportou violência doméstica pelo pai, o que o levou a escrever o livro “Assunto de Família”. É casado com a jornalista e escritora Mim Eichler Rivers, com quem tem um filho.
Título e Texto: Carina Bratt, de Brasília, Distrito Federal. 15-12-2019

Anteriores:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-