segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Surfistas cariocas fazem mutirão de limpeza da praia de Ipanema até às Ilhas Cagarras

Altair Alves

Foto: Divulgação
A secretaria municipal de Meio Ambiente realiza no próximo domingo (2 de fevereiro) uma ação inédita com o objetivo de limpar as areias da Praia de Ipanema e, em seguida atravessar o mar até ao Monumento Natural das Ilhas Cagarras. A iniciativa vai contar com um grupo de 50 voluntários que remarão em pranchas de stand up paddle, para recolher o lixo deixado na ilha e no mar pelos visitantes.

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
O evento da prefeitura do Rio, liderado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Bernardo Egas, é a segunda produção do Projeto Stone House, parceira da Secretaria Municipal de Meio Ambiente na produção do mutirão até as Cagarras.

O ideia nasceu há três anos por iniciativa de três surfistas, o oceanógrafo Arthur Cumplido, 27 anos; Pedro Bentz, 24, engenheiro de Produção; e Caio Reis, 26 anos, administrador de empresas, com o com o intuito de fazer um trabalho de educação ambiental e conscientizar surfistas e praticantes de stand up paddle sobre o problema do lixo e como este pode atingir áreas que não deveriam ser habitadas.

É uma geração nova que deve ter consciência do que é o Meio Ambiente. Além disso, eles são replicadores destas ações e todos ganham com isso.”, destaca Bernardo Egas.

“Queremos unir pessoas em prol de um objetivo mútuo de melhorar o meio em que vivemos em todas as esferas da sustentabilidade, econômica, social e ambiental”, enfoca Caio Reis de Oliveira, cofundador da Stone House, destacando que podem ser usados SUP, caiaques e canoas havaianas.

No ano passado, a instituição plantou 40 bananeiras em um sítio como compensação pela emissão de CO2 produzido durante os preparativos para a travessia, que recolheu 120 quilos de resíduos nas areias de Ipanema, no mar e na ilha. Neste ano, a grande estrela da remada será o bicampeão de mundial de stand up paddle, Caio Vaz.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no Instagram da @surfstonehouse. Podem participar crianças a partir de 12 anos. A ação começa às 6h, em frente ao Posto 10.
Título e Texto: Altair Alves, Diário do Rio, 27-1-2020

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-