domingo, 2 de fevereiro de 2020

Quase doze mil casos do coronavírus

OMS confirma 11.953 casos de coronavírus em todo o planeta
Do total, 11.821 foram identificados em território chinês

Pedro Peduzzi

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou hoje (1º) para 11.953 o número de casos confirmados de coronavírus em todo o planeta. Deste total, 11.821 foram identificados em território chinês. O total de mortos permanece estável: 259 casos. Todos na China.

De acordo com o balanço divulgado em Genebra, o segundo país a apresentar maior número de casos confirmados de coronavírus foi a Tailândia (19 pessoas), seguido pelo Japão (17), Cingapura (16), Austrália (12), Coreia (12), Malásia (8), Alemanha (7), Estados Unidos (7), França (6), Vietnã (6), Canadá (4), Emirados Árabes Unidos (4), e Itália, Reino Unido e Rússia (2 casos cada).

Mulher usa uma máscara em Chicago, nos Estados Unidos, após o surto do novo coronavírus, foto:  Kamil Krzaczynski/Reuters/DR
Camboja, Espanha, Filipinas, Finlândia, Nepal, Sri Lanka, Suécia e Índia registraram um caso cada.

Segundo a OMS, os casos da China incluem os confirmados em Hong Kong (13), Macau (7) e Taipei (10).

Brasil
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registra 16 casos considerados suspeitos de coronavírus, conforme balanço divulgado às 12h deste sábado. Dez outros casos já foram descartados.

O estado que apresenta maior número de casos suspeitos é São Paulo, com oito ocorrências. Duas suspeitas já foram descartadas no estado. O Rio Grande do Sul tem quatro casos suspeitos; outros três já foram descartados.

Em Santa Catarina, até o momento, já foram levantadas duas suspeitas; dois outros casos foram descartados. A lista inclui ainda o Paraná e o Ceará, com uma ocorrência suspeita em cada.

Histórico
O coronavírus é conhecido desde meados dos anos 1960 e já esteve associado a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de oito mil pessoas.

Em 2012, um novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio que foi chamada de Mers.

A atual transmissão foi identificada em 7 de janeiro. O escritório da Organização Mundial da Saúde na China buscava respostas para casos de uma pneumonia até então desconhecida que afetava moradores na cidade de Wuhan, na China.
Título e Texto: Pedro Peduzzi; Edição: Kleber SampaioAgência Brasil, 1-2-2020, 17h10


Relacionados:

Um comentário:

  1. 14 628 casos/305 mortes

    Confirmed Cases by Country/Region:

    14.451 Mainland China
    20 Japan
    19 Thailand
    18 Singapore
    15 South Korea
    14 Hong Kong
    12 Australia
    10 Taiwan
    8 Germany
    8 Macau
    8 US
    8 Malaysia
    6 France
    6 Vietnam
    5 United Arab Emirates
    4 Canada
    2 Italy
    2 Russia
    2 Philippines
    2 India
    2 UK
    1 Nepal
    1 Cambodia
    1 Spain
    1 Finland
    1 Sweden
    1 Sri Lank

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-