quinta-feira, 14 de maio de 2020

Não é só o vírus que mata. A fome também

Alexandre Garcia

Vai faltar comida na mesa do brasileiro se atividade econômica não for retomada

Foto: Bigstock
Estou percebendo que a gente vai ter a quarentena mais extensa do planeta nesta pandemia, porque continua uma campanha que pensa que atividade econômica mata. Mas a fome também mata.

É preciso resolver as duas situações, o vírus e a fome. A atividade econômica garante o funcionamento da UTI dos hospitais. É bom pensar nesses dois lados.

Mas do jeito que as coisas vão, a gente vai continuar com a curva que não se achata até o fim do ano. Já estão prevendo uma recessão de 7%. Eu pergunto até quando vamos ter empresas falindo ou sem dinheiro para pagar a folha de pagamento?

Será que estão pensando nisso? As mortes que estão acontecendo a gente sabe e todos estão tomando as medidas cabíveis de usar máscara e lavar a mão com sabão. Mas o vírus não pode nos impedir de trabalhar.

Faz alguns meses que a China voltou as atividades normais, a Europa está flexibilizando o isolamento social e os Estados Unidos também, mas aqui no Brasil há campanhas férreas para manter as pessoas em casa.

A abertura da atividade econômica não elimina os cuidados contra o coronavírus. A gente pode adotar cuidados inteligentes para poder retomar as atividades que podem ser retomadas.

Não estou falando de cinema ou outros locais de aglomeração. Nós temos que manter uma certa distância na rua e nos proteger lavando as mãos e usando máscara para não provocar uma superlotação em hospitais.

Resultado negativo

Divulgaram os três exames de Covid-19 que o presidente Jair Bolsonaro fez e os resultados foram negativos. Fizeram muito barulho acerca do assunto. Eu não sei o que significaria se tivesse dado positivo.

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, mandou que o exame fosse revelado. Tudo bem, Bolsonaro é um homem público e por isso a privacidade dele é relativa. A saúde dele é de importância para o país, é uma questão de Estado.

Ficou comprovado que Bolsonaro não contraiu a doença, embora estivesse no mesmo avião vindo de Nova Iorque em que diversos membros da comitiva estavam contaminados com o vírus.

Mídia versus presidente

O que é mais agressivo: o vírus em si, a corrupção que está se aproveitando da Covid-19 ou os militantes que não aceitam o resultado da eleição e que estão galopando em cima do vírus para ver se tiram o presidente da República do cargo?

Em uma pesquisa recém-divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes, dentre os que confiam pouco ou não confiam nas notícias estão 73,7% dos entrevistados, ou seja, somente 26,3% dos entrevistados confiam.

Já os que acham que o governo é ótimo ou bom são 32%. Então, o governo está melhor do que os jornalistas, segundo essa pesquisa. Mas é exatamente isso que a gente está vendo, parece que a mídia está sendo a oposição do governo já que a oposição real é fraca.

Mídia versus presidente. Nós temos que saber de que lado está o povo e a pesquisa está mostrando. Até na mídia tem dois lados: o jornalismo e o comercial. O último está arrancando os cabelos porque o faturamento está despencando e fica difícil arcar com a folha de pagamento.

Se continuar essa longa e destruidora quarentena, nós vamos voltar para o mapa da fome, isso segundo o Banco Mundial e a ONU. Tem gente que não pode viver sem renda. É com a renda do dia a dia que a família sobrevive.

Restabelecer a verdade

Tomara que divulguem a fita dessa reunião ministerial porque o ministro general Ramos está furioso com a deturpação das notícias. Ele disse que em nenhum momento aconteceu o que foi divulgado.

O presidente cobrou relatórios de inteligência de todos os ministérios porque eles são relatórios estratégicos. Mas essa história de proteger os filhos de Bolsonaro no Rio não é verdade. Tem um filho dele, o senador Flávio Bolsonaro, que está sendo investigado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e não pela Polícia Federal do estado. A PF não dá segurança para a família do presidente.

A segurança da família do presidente é feita pelo Gabinete da Segurança Institucional, antigo Gabinete Militar. A lei determina que é necessário haver segurança para o presidente e para a sua família.
Título e Texto: Alexandre Garcia, Gazeta do Povo, 13-5-2020

Relacionados:

4 comentários:

  1. Como acreditar numa mídia que coloca a cidade de New York como capita do estado de New York para aumentar a publicidade. New York é uma cidade pequena com 66,7 habitantes por metro quadrado, possui 5 bairros somente, Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island, porém o estado de New Jersey com várias pequenas cidades adjacentes do Condado de Hudson são realmente mais densas em geral e são considerada cidades dormitórios de trabalhadores de New York que durante o dia tem 80000 habitantes por quilômetro quadrado.
    A capital do estado de New York é Albany 470 quilômetros de Toronto, Niagara Falls e Buffalo e 350 KM de Montreal, capital do Canadá ou menos de 1 hora de voo.
    De New York até Niagara Falls é cerca de 1:06 minutos de voo.
    Flórida a capital é Tallahassee
    Califórnia a capital é Sacramento
    Texas a capital é Austin
    Washington é a capita dos EUA e fica no distrito de Columbia
    Washington também é um estado do oeste americano cuja capitam é Olimpia
    Como também fazíamos voos para Chicago no estado de Illinois cuja capital é Springfield.
    A Aula é gratuita, jornalistas tem que pagar.

    ResponderExcluir
  2. A mais humilhante restrição de liberdade é impedir o cidadão de trabalhar para ganhar seu sustento familiar

    ResponderExcluir
  3. A solidariedade que devemos aos doentes e ao pessoal da Saúde ontem, devêmo-la hoje aos que estão ameaçados de morte econômica e que não podem mais esperar.

    ResponderExcluir
  4. Debatemos política, justiça, doenças e candidatos ou preferências.
    Porém com a escalada do dólar estamos perdendo poder econômico sem inflação.
    O Salário mínimo de 300U$ já está chegando a 150U$.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-