domingo, 5 de julho de 2020

Juiz critica ação de Ivan Valente que buscava impedir Weintraub no Banco Mundial

Magistrado fez duras críticas à ação, dizendo que o objetivo era envolver o Poder Judiciário no universo político partidário

Afonso Marangoni

O juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara Federal Cível do Distrito Federal, julgou extinta uma ação que pedia à Justiça que suspendesse a indicação do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub [foto] ao cargo de diretor-executivo no Banco Mundial.

Foto: Gabriel Jabur/MEC
Itagiba Catta Preta Neto entendeu que a ação tinha cunho partidário e ideológico.

O despacho foi proferido nesta terça 30 no âmbito de ação popular interposta pelo deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP) e Marivaldo de Castro Pereira, questionando a indicação feita pelo presidente Jair Bolsonaro.

“O autor não apontou fato concreto, específico. O que pretende, na verdade, é que, por ordem judicial, seja alterada a política de atuação de órgão do Poder Executivo. Patrulhamento ideológico não é papel do Poder Judiciário”, afirmou Itagiba na decisão.

Segundo o magistrado, divulgação de fatos e opiniões nas redes sociais e na imprensa não são hábeis a ensejar intervenção do Judiciário em atos de governo.

A ação apontava suposto desvio de finalidade e que a indicação não atende a interesses públicos, mas pessoais. O pedido citou ainda que ele é investigado em dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal.

O Banco Mundial recebeu o nome em 19 de junho, um dia após o ex-ministro anunciar sua saída da pasta de Educação.

Título e Texto: Afonso Marangoni, revista Oeste, 4-7-2020, 22h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-