quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Socorro!! Marks & Spencer pede desculpa depois de uma queixa de “racismo oculto” em publicidade de sutiã

Jean-Patrick Grumberg

Kusi Kimani [foto] ficou chocada no mais profundo dela mesma e da sua identidade quando viu que um sutiã Marks & Spencer castanho estava anunciado como de cor “tabaco”, enquanto as nuances mais claras do produto eram chamadas de “canela” ou “achocolatado”.

Marks & Spencer se desculpou imediatamente após ter sido acusada de “racismo oculto” pela jovem senhora a propósito das cores de sutiãs.  

Kusi Kimani descobriu no site da loja um sutiã castanho chamado de “tabaco. 

Ela se queixou que o sutiã tinha conotações negativas, pois que palavras mais positivas eram utilizadas para as cores mais claras. 

A senhora Kimani declarou ao Mirror Online: 

« Eu vi isso duas semanas depois da morte de George Floyd e foi particularmente doloroso ver isso naquele momento. 

Por que não usar cacau, caramelo ou chocolate – sobremesas doces? Não, eles usaram tabaco. Fiquei chocada quando vi. 

É ofensivo para mim e para as minhas amigas. Se uma jovem que já se sente desconfortável com a cor da sua pele vê a publicidade, ela se sentirá ainda pior.  

Cada semana este site mostra que o racismo vive uma semana mais, e uma jovem pode vê-lo e se sentir mal para o resto da sua vida. 

O fato de ver que o ‘tabaco’ está ligado à sua cor de pele lhes causará o sentimento de serem indesejáveis na sociedade. O tabaco é considerado pela sociedade como mau, não saudável e suscetível de matar – ‘fumar mata’.

Isto é um exemplo de como os preconceitos estão arraigados na sociedade e alimentam o racismo, quer seja manifesto ou dissimulado. Neste caso, trata-se de uma forma de racismo dissimulado”. 

A loja comprometeu-se a retirar este nome e se desculpou por não ter agido mais cedo. 

A maricas (chochotte) venceu. Ela ou outros militantes vão poder acirrar a repressão à nossa maneira de pensar, viver, ver. 

Título e Texto: Jean-Patrick Grumberg, Dreuz.info, 20-8-2020

Tradução: JP

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-