sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Infraestrutura prepara lista de obras ferroviárias

Brasil conta com apenas 15% de participação desse transporte

Cristyan Costa 

Marcello da Costa Vieira, secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura, garantiu que o transporte ferroviário voltará a ser foco de investimentos no Brasil. “É perfeito para vencer grandes distâncias, característica marcante do nosso país. Pelo tipo de carga, pelo tipo de distância, podemos considerar as ferrovias o futuro da logística no nosso país”, observou o secretário, ao mencionar que os trens de carga ganharão mais espaço na distribuição de insumos e mercadorias dentro do modelo logístico nacional. Ambientalmente equilibrado, esse meio de transporte de carga é tido como o melhor custo-benefício energético para países de grandes dimensões. 

Foto: Allan Santos/PR

Conforme dados do Ministério da Infraestrutura, o Brasil conta com apenas 15% de participação do transporte ferroviário no tráfego de grandes volumes de mercadoria e insumos no país. O objetivo da pasta é aumentar para 31% até 2025 — em comparação, as rodovias têm cerca de 65%. Costa informa que planeja entregar em 2021 uma revisão do Planejamento Nacional de Logística, que trará cenários revisados até 2035. Ainda segundo o secretário, o governo entregará, antes do fim do atual mandato, as metas de evolução do setor até 2050. “As metas são coerentes com o planejamento de uma ferrovia. Uma ferrovia demora cerca de uma década para ficar pronta”, concluiu o secretário. 

Título e Texto: Cristyan Costa, Agência Brasil, 23-10-2020, 7h20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-