terça-feira, 8 de agosto de 2017

[Para que servem as borboletas?] Velhinhos e velhinhas do Aerus... E ativos!... Sacanagem não!

Valdemar Habitzreuter

Mal tivemos a notícia do ganho definitivo da Defasagem Tarifária pronunciada pelo STF pela segunda vez – já, anteriormente, a causa tinha sido ganha no TRF e STJ -, e eis que pipocam notícias pela mídia de que não é bem assim... Causa ganha, mas levar é outra coisa... Se isto se concretizar só há uma palavra para resumir o intento do governo: SACANAGEM. Aliás, o termo ainda é leve; aplique o leitor o termo que quiser... FDP não serve, o governo, através da AGU, já se coloca nesta categoria e sabe disso, e parece gostar.

A AGU quer agora invalidar o minucioso e detalhado trabalho feito pela Exma. Min. Cármen Lúcia, como relatora do processo, alegando a não inclusão de eventuais dívidas da Varig com a União; quer dizer, o final da novela de final feliz, que comemoramos na quinta feira, parece transformar-se em pesadelo novamente; mais uma vez o governo tenta administrar o tempo e postergar o pagamento; quer mais um episódio para a novela VARIG.

O que nos aflige, velhinhos e velhinhas do Aerus e ativos, é a humilhação a que o governo nos submete há tantos e tantos anos. Não bastasse a falência da Varig, que ele mesmo quis e trabalhou para isso, estamos sendo lesados em nossos direitos de reaver o que nos é devido e anos a fio negado; haja vista os trabalhadores que estavam na ativa quando foi decretada a falência sem receber nada, e já há muitos meses antes não recebendo seus salários.

Toda essa novela VARIG não era nem para ter começado. Com Sarney e sua política econômica desastrada é que a novela teve seu desígnio projetado; FHC fechou os olhos e deixou a novela prosseguir; e o governo petista deliciou-se com o enredo e serviu de protagonista no drama que culminou com a falência da mais importante aérea do país.

Nenhum desses governos levou em conta o desastre social com a falência da Varig, deixando milhares de funcionários e aposentados ao léu, sem contar a sociedade em geral que perdeu um patrimônio nacional representando o Brasil mundo afora com seus serviços de alta qualidade.

Sim, a VARIG poderia estar operando ainda hoje, não fosse a miopia dos governantes e, principalmente, o governo petista que deu, maldosamente, o golpe de misericórdia para que ela desaparecesse do cenário nacional e mundial.... Mas, agora está claro: com toda esta roubalheira e corrupção, vindo à tona, praticadas pelo governo (mensalão, petrolão...) não havia dinheiro para salvar a VARIG, o dinheiro tinha outro destino...

É ou não é uma tremenda SACANAGEM por parte do governo de nos passar para trás, velhinhos e velhinhas do Aerus e amigos ativos?... Vamos botar a boca no trombone e manifestar nossa revolta e insatisfação... Queremos o que é nosso... SACANAGEM não!
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 6-8-2017

Colunas anteriores:

9 comentários:

  1. Muita fofoca Valdemar.
    Primeiro a AGU sabe que o governo aceitou a ação de defasagem tarifária como dívida líquida e certa para pagar o AERUS, está nas negociatas.
    Na minha singela opinião o que sobrar é do RESTO.
    ACORDADO sobre o legislado.
    Eu escrevi que tem muita gente para receber, mas como dizem os portugas FACTO é FACTO.
    Será outra ação perdida pela AGU...

    ResponderExcluir
  2. Rochinha, na verdade não sabemos nada a definir, nem a Aprus nem Amvvar, nem.... pois não nos informam nada, calados....
    Quanto ao seu Comentário, a intenção da AGU não é ganhar causa, pois o Acórdão está muito claro, o objetivo é Protelar, sim, cada um de nós que vem a óbito, a conta que vai enxugando, a realidade é esta. Plano 2 e Plano 1 sem cônjuge, que é um fato progressivo, pela nossa faixa etária, em um ano, significa uma grande economia para a União. Isto é SACANAGEM Sim!!!
    Heitor Volkart

    ResponderExcluir
  3. SABEMOS SIM QUE A SPC ACEITOU A AÇÃO DE DEFASAGEM TARIFÁRIA COMO GARANTIA DO AERUS.
    PORRA VOCÊS ESQUECEM FÁCIL

    ResponderExcluir
  4. Então, se Vc Rochinha "sabe", já existe uma Reunião do Aerus com a Previc? Segundo Vc, quem está com a nossa "garantia" é a sucessora da SPC. Até a Previc nos pagar e ter Fundos para tal, muitas águas vão rolar, muitos óbitos entre nós teremos, daí então a urgência de um "Acordo Já". Não podemos admitir mais uma Sacanagem!!!

    Heitor Volkart

    ResponderExcluir
  5. A SPC anuiu (através do AERUS) com a repactuação de dívidas entre Varig e o instituto, tendo sido aprovada na assembléia de acionistas Varig realizada em 10 de Abril de 2003.

    A assinatura do instrumento particular de repactuação da divida, proposta apresentada pelo conselho fiscal , teve voto contrário da APVAR e da Interunion, na qualidade de acionistas minoritários, tendo sido vencidos.

    A proposta inicial previa uma dívida de 870 milhões, (obviamente a serem reajustados*) de repasse dos possíveis valores a serem creditados à Varig.

    Posteriormente foi apresentado na assembléia de credores da massa falida na qual o Aerus é credor preferencial com garantia real. Foi homologado pelo juiz da 1ª vara de empresarial do Rio de Janeiro (então vara de falências)
    ao defirir o plano de recuperação

    "Os créditos decorrentes da Defasagem Tarifária não poderão ser utilizados para compensação com dívidas fiscais ou outras de qualquer natureza sem a prévia anuência por escrito do Aerus, que deverá ser consultado com antecedência mínima de 15 (quinze) dias úteis, e, em qualquer caso, somente até o limite de 20% (vinte por cento) designado para provisões fiscais."

    * observação pessoal baseado na lógica.

    Paizote

    ResponderExcluir
  6. Com todas explicações e esclarecimentos, que aqui e na Internet adquirimos, pois quem deveria não nos informa, sabemos que inclusive o Adv. do Aerus Dr. Eduardo B T Paes disse que temos sim a garantia Real e que somos credores preferenciais, sobre quais quer dívidas Tributárias e Trabalhistas da Varig. Portanto é por tudo isto, mais o Estatuto do Idoso, é que não admitimos mais nenhuma "Sacanagem" . É.....

    Heitor Rudolfo Volkart

    ResponderExcluir
  7. Eu volto a dizer sem querer machucar EGOS.
    A ansiedade na velhice é pior que ejaculação precoce.
    É um veneno para o estresse.
    Saibam bem vocês que cada vez que há novidades no AERUS, lá vem a enxurrada das lamúrias.
    Todos sabem que a justiça percorre caminhos lentos, não há como apressá-la.
    Há infelizmente o processo de ESPERAR pelos trâmites legais.
    Não haverá FENTAC, SNA, associações nem o próprio AERUS meios de apressá-la.
    Não adianta evocar deuses, estatutos disso ou daquilo nem doenças ou óbitos, o rito deverá ser cumprido.
    Ainda pode haver percalços no caminho, mas o fim será o mesmo.
    Haverá protelações, talvez, não sei, mas cada discussão jurídica compreenderá prazos.
    TEMOS QUE ESPERAR.
    O TEMPO PODE SER NOSSO INIMIGO, com sorte chegamos na bandeirada final.
    Precatórios possivelmente compreendem mais 1 ou dois anos, depois de finalizado o processo.
    Levei 23 anos para receber de volta meu fundo de garantia que quitou a minha casa, quando o BNH deu as escrituras quitadas até para maus pagadores e devedores.
    Ganhei porque lutei.
    Poderia ter falecido no interim.
    Tenho esposa e filho para continuar a luta.
    O que é meu de direito também é deles.
    Espernear causa desânimo.
    Espero ver todos felizes, mas eu estarei no aguardo da justiça enquanto vivo for.
    Há crédulos que morrem com esperanças na justiça divina.
    Essa demora uma eternidade.
    Sejamos calmos e que haja um final feliz para todos, inclusive os afins de quem tanto labutamos para ver crescerem ao nosso lado.
    fui...

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-