domingo, 21 de dezembro de 2025

Dilma vai receber indenização de R$ 400 mil por tortura na ditadura

Tribunal determinou também pagamento de reparação econômica mensal

Renato Ribeiro

A ex-presidente Dilma Rousseff vai receber uma indenização de R$ 400 mil por danos morais em razão da perseguição política e da tortura sofridas durante a ditadura militar. 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A decisão é da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que também determinou o pagamento de uma reparação econômica mensal. 

Segundo a defesa de Dilma, o Conselho da Comissão de Anistia comprovou que o afastamento de suas atividades remuneradas ocorreu por motivação exclusivamente política. 

Além disso, o tribunal reconheceu sua condição de anistiada política, garantindo-lhe o direito à reintegração ao cargo que ocupava à época. 

Para o relator, o desembargador federal João Carlos Mayer Soares, Dilma foi submetida a reiterados e prolongados atos de perseguição durante o regime militar, incluindo prisões ilegais e práticas sistemáticas de tortura física e psicológica. 

Ao justificar o pagamento, o magistrado afirmou que os atos praticados por agentes estatais tiveram repercussões permanentes sobre a integridade física e psíquica da ex-presidente, caracterizando uma grave violação de direitos fundamentais. 

Por fim, o tribunal condenou a União ao pagamento da reparação econômica em prestação mensal, permanente e continuada, calculada com base no salário médio do cargo ou função ocupada por ela no período.

Título e Texto: Renato Ribeiro, Agência Brasil, 20-12-2025, 16h54

2 comentários:

  1. Enquanto essa vagabunda recebe RS 400 mil por "suposta tortura na ditadura", os aposentados do INSS seguem tomando no olho do cu do rabo. Realmente, continuamos a viver num país de ladrões, de filhos da puta, de babacas e de covardes. O que me deixa triste, é saber que não temos nenhum vagabundo de raça, de sangue nos olhos, de colhões e de coragem, sobretudo de coragem, que faça alguma coisa para mudar esse quadro vergonhoso. Realmente, o nosso país é uma nação às moscas, uma nação sem lei, uma nação que a cada dia perde a sua cara, a sua moral, a sua dignidade, o seu decoro e se afunda mais e mais num poço de lama.
    Aparecido Raimundo de Souza, da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  2. ASSA4LT4R4M bancos, S3QUESTR4RAM embaixadores, M4T4RAM inocentes. Foram anistiados. Hoje recebem pensão, aposentadoria e privilégios. Enquanto isso, brasileiros comuns seguem presos, perseguidos e esquecidos. A anistia deles valeu. A do povo, não.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-