segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Amigos do Facebook são realmente amigos?

Comediante de TV Jimmy Kimmel convida usuários a cortarem amigos
BBC

Se você usa o Facebook, quantos amigos tem? Eles são realmente seus amigos – do tipo que você poderia chamar e dizer "vamos tomar uma taça de vinho, jantar, ver um filme" ou pedir uma blusa, dinheiro ou livro emprestado?
Você provavelmente já marcou como "amigo" alguns outros usuários só porque os conhecem vagamente, mas não muito. Tudo depende, claro, sobre para quê você usa o Facebook, mas isso é uma outra história. 
Jimmy Kimmel
"Essas pessoas no Facebook não são seus amigos" é a mensagem que o ator William Shatner está tentando transmitir, como parte do Dia Nacional do Unfriend (a expressão foi eleita "palavra do ano" em 2009 pelo New Oxford American Dictionary e significa algo como "remover alguém como 'amigo' em um site de redes sociais como o Facebook"), orquestrada pelo comediante de TV Jimmy Kimmel. 
O comediante diz que a amizade é uma questão que o tem feito pensar muito ultimamente. "A amizade é uma coisa sagrada. Acredito que o Facebook a está tornando algo que vale pouco. Vou ao Facebook e vejo pessoas com milhares de algo que chamam de 'amigos', o que é impossível. Você não pode ter milhares de amigos", diz ele, ao lançar um novo feriado em 17 de novembro, o Dia Nacional do Unfriend, ou NUD, na sigla em inglês. 

"Vos encorajo a cortar alguma gordura de amigos na sua vida. Um amigo é alguém com quem você se relaciona", disse Kimmel, confessando que finalmente "encontrou uma causa". 
A iniciativa tem uma espécie de selo de aprovação médica do apresentador de TV americano Mehmet Oz. "Amigos no Facebook podem levar à ansiedade extrema, hipertensão e até causar mortes. Este Dia Nacional do Unfriend vai caracterizar esses assassinos silenciosos de uma vez por todas", disse o médico Oz. 
Entre as mais de 40 mil pessoas que "gostaram" da idéia do Dia Nacional do Unfriend na página de Jimmy Kimmel no Facebook há um ou dois relações públicas da rede social.
BBC/Revista Veja, 15-11-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-