Pagamento em dinheiro nos ônibus municipais do Rio termina neste domingo, 28 de junho, enquanto o Jaé registra mais de 200 mil novas adesões desde o anúncio da mudança
Quintino Gomes Freire 
Foto: Daniel Martins/Diário do Rio
A partir deste domingo, 28
de junho, os ônibus municipais do Rio de Janeiro deixarão
de aceitar pagamento em dinheiro. Também chega ao fim o uso do cartão avulso, o
verde, nas integrações tarifárias do Bilhete Único Carioca, o BUC,
e do Bilhete Único Margaridas, o BUM.
Desde o anúncio da medida
pela Prefeitura do Rio, em 12 de maio, mais de 200
mil pessoas aderiram ao sistema Jaé. O movimento acompanha
a mudança na forma de pagamento das passagens e a ampliação da bilhetagem
eletrônica no transporte público municipal.
Segundo a prefeitura,
apenas 4% das viagens feitas nos ônibus municipais ainda são
pagas em dinheiro. Os outros 96% dos embarques já usam meios
eletrônicos.
O pagamento por PIX também
ganhou força. Em cerca de um mês de operação, a modalidade já foi usada em mais
de 345 mil embarques nos ônibus municipais.
PIX poderá ser usado para
viagem unitária
Com o fim do dinheiro nos ônibus, os passageiros poderão pagar a tarifa pelo aplicativo Jaé, pelo cartão Jaé ou por PIX, diretamente nos validadores instalados nos veículos.
O pagamento por PIX está
disponível em toda a frota. De acordo com a prefeitura, a transação leva, em
média, 27 segundos, o que busca dar mais agilidade ao embarque.
Apesar disso, o PIX vale
apenas para viagens unitárias. A modalidade não dá acesso aos benefícios de
integração tarifária nos transportes municipais.
Integrações ficam só no
aplicativo e no cartão Jaé
A partir de 28 de
junho, as integrações do Bilhete Único Carioca e do Bilhete
Único Margaridas continuarão disponíveis apenas para usuários do
aplicativo Jaé e do cartão preto.
O cartão avulso, o verde,
seguirá funcionando para viagens unitárias e recargas. Ele, porém, deixará de
oferecer os benefícios de integração tarifária.
Para manter o acesso às
integrações do BUC e do BUM, a Prefeitura
do Rio orienta os passageiros que ainda usam o cartão verde a fazer o
cadastro no sistema Jaé pelo aplicativo ou em um dos postos de
atendimento.
Rede de atendimento foi
ampliada
Para facilitar a adaptação dos
passageiros, a prefeitura ampliou a rede de atendimento do Jaé. O
sistema já conta com cerca de 1.600 pontos ativos, entre bancas de
jornal, estabelecimentos credenciados, bilheterias e máquinas de
autoatendimento.
As máquinas estão instaladas
em estações do VLT, do BRT e do metrô, no trecho
entre Jardim Oceânico e Botafogo. Só as bancas de
jornal somam mais de 500 pontos cadastrados para oferta do
cartão.
Título e Texto: Quintino
Gomes Freire, Diário do Rio, 26-6-2026
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-