Sialkot será a nova porta de entrada do FC Porto num dos maiores mercados da Ásia
Com mais de 250 milhões de habitantes, uma população jovem e um Produto Interno Bruto superior a 400 mil milhões de dólares, o Paquistão representa um mercado de enorme dimensão e potencial. A entrada em Sialkot constitui, por isso, um passo estratégico para o FC Porto, que passa a ter uma nova presença na Ásia, depois da Índia.
Reconhecida internacionalmente pela sua forte ligação ao desporto e à indústria de artigos desportivos, Sialkot é também a cidade onde está sediada a Forward Sports, empresa responsável pela Sialkot Football Academy e pelo fabrico de bolas oficiais do FIFA World Cup e de outras das principais competições de futebol a nível mundial.
Através desta parceria, o FC Porto leva a sua metodologia, conhecimento e valores a uma nova geração de jovens paquistaneses, reforçando uma estrutura internacional que já se estende por quatro continentes e que ultrapassará os 11.000 alunos, rapidamente, com a integração da academia de Sialkot.
A expansão internacional das academias faz parte da ambição do FC Porto de alcançar 40.000 jovens atletas até 2030, consolidando globalmente um modelo de formação assente na excelência, na exigência e nos valores do Clube.
“Esta parceria representa uma oportunidade muito especial para aproximar o FC Porto dos jovens jogadores do Paquistão. Queremos partilhar a nossa metodologia, os nossos valores e a nossa experiência no desenvolvimento do futebol de formação”, afirma Ricardo Frey-Ramos, Diretor das Academias FC Porto Dragon Force, acrescentando que o projeto representa “um passo importante na nossa estratégia de crescimento internacional, que pretendemos continuar a acelerar”.
Para Hassan Masood Khawaja, Presidente da Sialkot Football Academy e General Manager da Forward Sports, a parceria abre uma nova perspetiva para o desenvolvimento do futebol no país: “Estamos a abrir um novo capítulo para o talento jovem do Paquistão. Um capítulo onde os sonhos ganham direção e o potencial encontra uma oportunidade. Juntamente com o FC Porto, queremos transformar o talento futebolístico dos jovens paquistaneses nos campeões de amanhã.”
A iniciativa conta com o apoio da Embaixada do Paquistão em Portugal e da Embaixadora Aisha Farooqui, que destaca a capacidade do projeto para aproximar os dois países através do desporto: “Acredito que esta iniciativa será um verdadeiro ponto de viragem para os amantes do futebol no Paquistão, uma vez que oferece uma enorme oportunidade a todos aqueles que aspiram a tornar-se futuros jogadores do FIFA World Cup pelo Paquistão.”
O projeto contou igualmente com o contributo de Haroon Sharif, Presidente do Pakistan Regional Economic Forum e antigo Ministro do Investimento do Paquistão, cujo papel foi fundamental na aproximação entre as duas entidades. “Este projeto lançará bases sólidas para a formação profissional e oportunidades de crescimento dos jovens e aspirantes futebolistas paquistaneses”, considera, sublinhando também a “mensagem de esperança” que representa para milhares de crianças talentosas.
A Sialkot Dragon Force by FC
Porto Football Academy afirma-se, assim, como mais um passo na expansão
internacional do FC Porto e como uma ponte entre Portugal e o Paquistão,
aproximando dois países através de uma paixão comum pelo futebol e de uma visão
partilhada sobre o papel do desporto na formação e no desenvolvimento dos
jovens.
Título, Imagens e Texto: FC
Porto, 15-9-2026, 12h
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-