ADF Internacional assume defesa de casal condenado por homeschooling e diz que sentença é ‘100% ideológica’

Filhas de Adauto e Ieda Denardi estudando em casa. Foto cedida pela família à ACI Digital

Nathália Queiroz

A organização de defesa jurídica da liberdade religiosa Alliance Defending Freedom (ADF International) assumiu a defesa de Ieda Cristina Denardi e Adauto José Denardi, condenados a 50 dias de prisão, em regime semiaberto, por educarem as duas filhas durante três anos em casa, no sistema conhecido no mundo todo como homeschooling. O caso foi tipificado como abandono intelectual. Para a ADF, a sentença é inédita no Brasil, representa um abuso do direito penal e tem motivação ideológica.

"Nunca antes havíamos nos deparado, em nível internacional, com um caso como este", disse à ACI Digital o assessor jurídico da ADF International para a América Latina, Julio Pohl. "É impressionante que pais tenham sido condenados à prisão simplesmente por educarem seus filhos segundo suas convicções morais e religiosas."

A condenação foi proferida pelo juiz da 2ª Vara Criminal de Jales (SP), Júnior da Luz Miranda. O recurso do casal será analisado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Na semana passada, porém, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu a absolvição dos pais por entender que não houve abandono intelectual.

Segundo Pohl, a condenação é inédita porque, até hoje, famílias que optavam pelo ensino domiciliar enfrentavam, no máximo, medidas administrativas relacionadas à matrícula escolar. "Nunca antes o crime de abandono intelectual havia sido utilizado para condenar pais por praticarem homeschooling no Brasil", disse. “Está tudo errado neste caso. A condenação é totalmente desproporcional e abusiva em relação ao que os pais fizeram."

Ele destacou que o próprio Ministério Público concluiu que "não cabia o crime de abandono intelectual".

30-6-2026: Oeste sem filtro – Entrevista exclusiva com Flávio Bolsonaro em Buenos Aires

🔥 PAUTAS DE HOJE: 

Geopolítica e Mercosul: Lula fala em reeleição, defende o Pix e evita Milei. 

A "Onda Azul": Flávio Bolsonaro se encontra com Milei e projeta direita no Brasil. 

Bastidores do PL: A crise interna e a relação entre Michelle e Flávio. 

STF e Bolsonaro: O pedido de prisão domiciliar nas mãos de Alexandre de Moraes e o julgamento de brasileiro em Portugal. 

Economia em Alerta: Tesouro confirma déficit de R$ 53 bilhões em maio. 

Eleições e Alianças: Kassab vice de Caiado? As jogadas de Lula com Haddad e Márcio França. 

Mundo: Venezuela fecha espaço aéreo para María Corina; Decisões históricas da Suprema Corte dos EUA. 

Esportes: Quem o Brasil enfrenta? Costa do Marfim ou Noruega.