quinta-feira, 18 de julho de 2024

[Daqui e Dali] O pote de azeite

Humberto Pinho da Silva

Gil Vicente, no auto de Mofina Mendes, conta-nos a aventura de pegureira: a pastora era descuidada, Payo Vaz vai despedi-la; mas generoso, apesar do mau serviço prestado, resolve dar-lhe pote de azeite para ir vendê-lo na feira.

Mofina Mendes, contente com a recompensa, não merecida, começa a cantar de alegria, bailando com o pote de azeite sobre a cabeça, dizendo que vai a Trancoso vendê-lo, e com o dinheiro arrecadado, comprará ovos de pata. Criando patos ficará rica e bem casada. Dançando, elevada, cai-lhe o pote, e entorna-se o azeite.

Daqui se recolhe duas magnificas lições: o dinheiro malganho e mal merecido, em regra não traz felicidade; e que a vida é feita de sonhos, ilusões e desilusões.

Somos todos um pouco Mofina Mendes.

Na infância, fantasiam-se risonhos futuros, tudo parece ser fácil de obter.

Na adolescência, projeta-se carreiras de sucesso. Sonha-se ser rico, importante, dono de belo carro e casa confortável.

Mas os anos rolam, voam, surgem dolorosos acúleos, abrolhos e dissabores...

Chega por fim o almejado casamento, o fim da busca pela alma gêmea, em que se coloca todos os anseios. Mas, quantas vezes só nos traz amargas decepções.

Por fim surgem os filhos. Imagina-se neles poder realizar os projetos que não se pôde ou não se soube realizar.

Ternamente amamo-los, ainda que por vezes não mereçam; mas, acabam por apartarem-se, e muita sorte se tem se não se envergonham dos progenitores...

E assim chega a velhice, a decadência do espírito e do corpo, e amargamente se verifica que pouco ou nada se conseguiu do que foi sonhado.

Então, triste, desiludido, verifica-se que, também, o nosso "pote de azeite", se quebrou…

Título e Texto: Humberto Pinho da Silva, julho de 2024

Anteriores: 
A vantagem de frequentar a escola cristã 
O parecer de Rousseau sobre o "Emílio" 
Incongruência 
Liberdade de expressão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-