(Introdução escrita em junho de 2010)
Comecei a escrever este texto num pernoite no Porto, escrevi-o como uma merecida e singela homenagem às Comissárias e Comisssários de Vôo aposentados. Na época, eu estava em plena ativa, é claro. Foi publicado no jornal do SNA – Sindicato Nacional dos Aeronautas, A Bússola. Depois, na revista da ACVAR - Associação dos Comissários da Varig, Speech.
Anos mais tarde, em 2005, já aposentado como “eles”, fiz um e-mail bonitinho, com a imagem noturna do Arco do Triunfo como papel de fundo e uma musiquinha francesa La vie en rose e mandei para os meus amigos.
Há semanas, e pela segunda vez, recebi por e-mail o meu texto… apócrifo. A remetente escrevia que o encontrou nos seus antigos e-mails, well…
Pois então, como julgo que a homenagem aos aposentados permanece atual, embora eu tenha me tornado entretanto um deles, e os acontecimentos posteriores a 2006 nos liquidificaram a todos, sempre caberá fazê-la aos que se despedem da carreira. E para guardar definitivamente na rede, com o devido crédito à autoria (pronto! menos um texto apócrifo ou, melhor, menos um texto atribuído a… Charles Chaplin), deixo-o abaixo.
![]() |
Tânia Maria, a atriz Regina Duarte e Gladys Geyer |
Adeus - e
Atenderam a
Organizaram galleys, carregaram e guardaram embrulhos , sacos e malas . Atenderam doentes , trabalharam com equipamentos sofisticados e, também , com peças obsoletas, ferramentas enguiçadas, improvisadas, quebradas, inadequadas. Tiveram que mostrar sempre boa vontade e um sorriso cordial .
Aturaram bêbados , desequilibrados , arrogantes e prepotentes. Atenderam a diretores , presidentes , gerentes , chefes , assistentes , "olheiros ", pilotos , mecânicos de vôo , colegas mil . Vip's, Cip's, assessores , empresários , "celebridades "... E, não raro , depararam-se com os "amigos " de "alguém importante ", reivindicando tratamentos especiais e complicando-lhes o trabalho até o desespero ?
Venderam avolta.
Certamente alguns sofreram e outros tiveram saudades de casa . Alguns adoeceram, e houve até quem fosse embora e não mais voltou.
Ajudaram-se mutuamente nasmais diferentes tarefas . E também andaram na "maior ". Estabeleceram cumplicidades esfuziantes . E, decerto , dançaram e namoraram. Organizaram jantares , "happy hours" e festinhas de aniversário . Passeios , farras e noitadas . Houve abstêmios e quem ficasse de pileque . Andaram em bando por esquinas , largos , catedrais , de noite , madrugada ou de dia , em mil lugares do mundo .
Riram solto. Contaram avida uns aos outros . Falaram de suas terras , famílias , amigos , amores e desamores . Alegrias , vibrações , hesitações e inseguranças . Falaram de injustiças , combinaram viagens e visitas . Choraram sozinhos em quartos internacionais .
Passaramdez , vinte, trinta e poucos anos juntos , um tempo que ninguém pode tirar dessas Comissárias e Comissários de Vôo . E, ao se aposentarem, "malgré tout", brilha em seus olhos uma experiência diferente e inesquecível , a certeza de uma aprendizagem do... mundo absolutamente incrível e radiosa. As lágrimas se aproximam, já com saudades ... Isso é uma coisa que eles , comissárias e comissários de vôo , não trocariam por nada .
Adeus e obrigado . Nós continuamos por aqui , no ano que vem.
JimPereira
Rio de Janeiro , dezembro 1992
Venderam a
Ajudaram-se mutuamente nas
Riram solto. Contaram a
Passaram
Jim
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir