sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Papel do cliente


Erich Fromm

A insignificância do indivíduo na nossa época diz respeito não só ao seu papel como empresário, empregado ou trabalhador manual, mas também ao seu papel enquanto cliente. Nas últimas décadas, ocorreu uma mudança drástica no papel do cliente

O cliente que ia a uma loja de retalho detida por um empresário independente tinha a certeza de que receberia uma atenção especial: a sua compra individual era importante para o dono da loja; era recebido como alguém que importava, os seus desejos eram estudados; o próprio ato de comprar dava-lhe um sentimento de importância e dignidade.

Muito diferente é a relação de um cliente com uma grande superfície comercial. Fica impressionado com a vastidão do edifício, com o número de empregados, com a profusão de produtos em exibição; tudo isto fá-lo sentir-se relativamente pequeno e pouco importante.

Como indivíduo, não tem importância para a grande superfície comercial. É importante como “um” cliente; a loja não quer perdê-lo, pois isto indicaria que alguma coisa estava errada e poderia significar que a loja perderia outros cliente pela mesma razão.

Enquanto cliente abstrato, é importante; como cliente concreto, é absolutamente sem importância. Ninguém fica contente com a sua vinda, ninguém se preocupa particularmente com os seus desejos.
O ato de comprar tornou-se semelhante ao de ir aos correios comprar selos.

Texto: Erich Fromm, in “Medo da Liberdade”, Edições 70, Capítulo III – A liberdade na era da Reforma, página 135.
Digitação: JP, 31-1-2025

Relacionados:
O período da Reforma
Medo da Liberdade

Maccabi Tel Aviv 0-1 FC Porto + Galeno vai para o Al Ahli

Martín Anselmi chegou, viu, mudou, venceu e avançou. Na estreia do técnico argentino no comando técnico do FC Porto, os dragões tiveram que sofrer, mas conseguiram vencer por 0-1 o Maccabi Tel Aviv e avançam para os play-offs da Liga Europa, onde irão medir forças com AS Roma ou Viktoria Plzen. E se passar, nos oitavos de final, irá defrontar a Lazio ou o Athletic Bilbao. 

Ora, a verdade é que a hora de todas as decisões foi sinônimo de estreia no comando técnico do FC Porto. Quis o destino que a primeira partida de Martín Anselmi fosse uma das mais importantes da temporada. 

Aquela que determinava se os dragões iam manter-se vivos na Liga Europa ou abandonar a competição numa fase precoce, depois de terem sido apontados pelo presidente André Villas-Boas como um dos principais candidatos a levantar o troféu em Bilbau. Por isso, só a vitória interessava aos azuis e brancos, que ainda podiam chegar ao estatuto de cabeça de série no sorteio de sexta-feira, mas, por outro lado, podiam terminar no 30º lugar.

(…)
Raul SaraivaBola na Rede, 31-1-2025

Comunicado

Em causa as contratações de William Gomes (a título definitivo) e de João Moreira (por empréstimo) e a rescisão de Wendell

O FC Porto chegou a acordo com o São Paulo para a aquisição de 80% dos direitos económicos de William Gomes pelo valor total de 9 milhões de euros.

Clube e jogador celebraram um vínculo válido por quatro épocas e meia, até junho de 2029, com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros e o São Paulo irá assumir a responsabilidade com o mecanismo de solidariedade devido a terceiros.

No contexto desta transação, o FC Porto negociou também a rescisão do contrato com Wendell, que a partir desta data passará a representar o São Paulo.

30-1-2025: Oeste sem filtro – Justiça manda prender dama do tráfico frequentadora de gabinetes ministeriais + Lula ironiza comportamento dos jornalistas

[Aparecido rasga o verbo] Namoradinhos

Aparecido Raimundo de Souza

Ele: — NOSSA!...
Ela: — O que foi, mô?
Ele: — Viviane, você fica tão bonita com este shortinho!
Ela: — Obrigada. E você maneiro usando esta camisa polo, combinando com a calça jeans e o tênis. Lembra...
Ele: — Começou termina...
Ela: — Melhor não...
Ele: — Seja sincera comigo, véi. Lembra um ex, uma paquera, um amor não correspondido?
Ela: — Não, seu bobo. Lembra papai...
Ele: — Seu pai?

Ela: — Sim mô. Meu papito.
Ele: — De verdade?
Ela: — De verdade. Não tenho nenhuma razão para mentir.
Ele: — Jura por Deus?
Ela: — Juro. Espia. Estou jurando de dedinhos cruzados.
Ele: — OK. E por qual motivo seu pai?
Ela: — Eu acho meu pai um tremendo gato!...

Ele: — Acredito. Viviane, eu queria lhe pedir uma coisa. Posso?
Ela: — Mô, se você falar o quê!
Ele: — Amanhã vai fazer um mês que estamos namorando. Lembra do nosso primeiro encontro?

Ela: — Como poderia, mô? Foi a Silvinha que nos apresentou na saída da escola.
Ele: — Acaso se recorda de qual roupa estava vestindo?
Ela: — Sim, mô. A mesma do nosso primeiro encontro. Eu só tirei a camisa da escola.
Ele: — Lembro como se fosse hoje. Aliás, já que tocou nesse assunto... queria pedir pra você colocar ela de novo. Aquela sainha azul bem curtinha, com uma rosa amarela à altura do peito. Tá ligada?
Ela: — Tô. Nossa! Fiquei de queixo caído. Só quero saber por qual motivo?
Ele: — Nenhum em especial. Achei legal. Sem mencionar que você se fez mais linda e exuberante dentro dela...
Ela: — Só isso, mô?
Ele: — Não. Tem mais...

Ela: — Tem ... tem mais? E o que é que tem “nesse mais”?
Ele: — Quando você sentou naquele balanço lá da pracinha, tá ligada? Quando você se acomodou e começou a se balançar... eu fui às nuvens...
Ela: — Safadinho. Ficou olhando minhas pernas... ou...?
Ele: — Não é isso. É que eu...
Ela: — Termine...

quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

O período da Reforma

Erich Fromm

(…)

Quando se estuda a importância psicológica de uma doutrina religiosa ou política, temos de ter em mente que a análise psicológica não implica um juízo sobre a verdade da doutrina analisada. Esta última questão só pode ser resolvida do ponto de vista da estrutura lógica do próprio problema.

A análise das motivações psicológicas por trás de certas doutrinas ou ideias nunca pode substituir um juízo racional da validade da doutrina e dos valores que implica, ainda que tal análise possa conduzir a uma melhor compreensão do verdadeiro sentido de uma doutrina e, portanto, influenciar o nosso juízo de valor.

Aquilo que a análise psicológica das doutrinas nos pode mostrar são as motivações subjetivas que tornam uma pessoa consciente de certos problemas e que levam a procurar respostas em certas direções.

Qualquer tipo de pensamento, verdadeiro ou falso, se for mais do que um conformismo superficial com as ideias convencionais, é motivado pelas necessidades e interesses objetivos da pessoa que pensa. Acontece que alguns interesses são favorecidos pela descoberta da verdade, enquanto outros o são pela sua destruição.

Mas, nos dois casos, as motivações psicológicas são incentivos importantes para chegar a certas conclusões. Podemos ir mais longe e dizer que as ideias que não se enraízam em necessidades fortes da personalidade terão pouca influência nas ações e em toda a vida da pessoa em questão.

Para analisarmos doutrinas religiosas ou políticas em termos do seu significado psicológico, temos de distinguir dois problemas. Podemos estudar a estrutura do carácter do indivíduo que cria uma nova doutrina e tentar compreender que traços da sua personalidade são responsáveis pela direção particular do seu pensamento.

Em termos concretos, isto significa, por exemplo, que temos de analisar a estrutura do caráter de Lutero ou de Calvino para perceber que tendências das suas personalidades os levaram a certas conclusões e a formular certas doutrinas.

O outro problema é estudar as motivações psicológicas não do criador de uma doutrina, mas do grupo social atraído por essa doutrina. A influência de uma doutrina ou de uma ideia depende de a que ponto apela às necessidades psíquicas da estrutura do caráter daqueles a quem essa doutrina ou ideia se dirige. A ideia só se tornará uma força poderosa da história se responder a fortes necessidades psicológicas de certos grupos sociais.

[Fotografando por aí] Praça do Comércio, Lisboa

29 de janeiro de 2025, fotos:José Manuel Costa, Facebook

Anteriores: 
Penacova 
Duna de Salir do Porto – a maior de Portugal 
Foz do Arelho 
São Martinho do Porto

Rio tem previsão de chuva forte nesta quinta-feira

Temporal deve cair a partir da tarde. O dia será abafado, com máxima de 31°C

Larissa Ventura

Nesta quinta-feira (30/1), há previsão de chuva forte para quase todo o estado do Rio de Janeiro, com risco moderado para alagamentos e deslizamentos.

Foto: Rafa Pereira

Assim como aconteceu nesta quarta-feira (29/1), o temporal deve cair a partir da tarde. Porém, o dia será abafado, com máxima de 31ºC.

Segundo a Climatempo, essa condição vai se manter pelo menos até segunda (3/2).

A capital recuou ao Estágio 1, o mais baixo de uma escala de 5 níveis, que significa normalidade. No fim da tarde desta quarta, moradores do Rio receberam, pela primeira vez, um Alerta Extremo da Defesa Civil; o novo sistema entrou em operação no fim do ano passado e assustou os cariocas.

Título e Texto: Larissa Ventura, Diário do Rio, 30-1-2025

Rapper plus size processa app de transporte por sofrer preconceito ao ter corrida cancelada

Vídeo do incidente, compartilhado por Dank Demoss, ultrapassa meio milhão de visualizações nas redes sociais


O Dia

Uma rapper plus size está processando a empresa Lyft, principal concorrente da Uber nos Estados Unidos, depois que um motorista cancelou a corrida alegando que ela era grande demais para andar no carro. O vídeo da polêmica, compartilhado por Dank Demossor no Instagram, já ultrapassa meio milhão de visualizações.

Dank, que se descreve como BBW (sigla em inglês para 'big beautiful woman'), já havia informado que pesa cerca de 220 kg. A rapper relatou, porém, que assim que o motorista chegou ao local num sedã Mercedes-Benz, imediatamente trancou as portas.

No vídeo, Dank afirma que consegue entrar no carro, ao que o motorista responde: "Acredite em mim, você não pode". As imagens foram compartilhadas no dia 19 de janeiro.

Operação flagra 22 ônibus circulando com temperatura interna de 30°C

Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e Procon-RJ vistoriaram 100 coletivos na Taquara; Dois foram lacrados por causa de irregularidades

O Dia

Uma fiscalização conjunta da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e do Procon-RJ, flagrou na manhã desta quarta-feira (29) 22 ônibus circulando com uma temperatura interna de mais de 30ºC em pleno escaldante verão do Rio de Janeiro. A ação foi feita no Terminal Bandeira Brasil, na Taquara, na Zona Oeste, depois de as autoridades receberem dezenas de denúncias por meio de seus canais de atendimento. A principal queixa dos usuários é justamente a falta ou mau funcionamento do ar-condicionado.

Mais de 100 coletivos foram fiscalizados, dos quais dois foram lacrados por irregularidades e falta de conservação. Cinco empresas serão notificadas para dar explicações sobre as irregularidades e têm um prazo 15 dias para apresentar a defesa, sob risco de multa que pode ultrapassar R$ 13 milhões.

Dentre as falhas encontradas pelos fiscais estão: um ar-condicionado que pegou fogo ao ser ligado, sendo necessário o uso de extintor de incêndio para conter as chamas, um banco preferencial solto, um extintor despressurizado, além de botoeiras, utilizadas por deficientes para fazer o sinal de parada, sem funcionamento.

Por meio de nota, a Rio Ônibus, o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro, afirmou que os consórcios aguardam o recebimento das notificações por parte do Procon para tomarem as devidas providências.

A Rio Ônibus informou que os equipamentos de refrigeração dos ônibus urbanos asseguram que, quando a temperatura externa for superior a 30°C, a sensação térmica interna se mantenha pelo menos 8 graus abaixo. No verão carioca, temperaturas externas superiores a 40°C acabam, infelizmente, por provocar desconforto aos passageiros.

Vasco vence o Maricá e segue invicto na Taça Guanabara

Com gol de Paulo Henrique, o Vasco da Gama venceu o Maricá e assumiu a vice-liderança do Campeonato Carioca

França Fernandes

Mais um resultado positivo para o Vasco no início da temporada para engatar boa sequência no Campeonato Carioca. Nesta quarta-feira (29), em São Januário (mesmo sem mando de campo), pela sexta rodada da competição, o técnico Fábio Carille mandou a campo equipe considerada reserva e venceu o Maricá pelo placar de 1 a 0. O único gol do jogo saiu já na segunda etapa, dos pés do lateral-direito Paulo Henrique.

Com o resultado, o Cruz-Maltino chegou a 12 pontos na tabela de classificação do estadual e segue nas primeiras posições, aguardando o desfecho da rodada podendo assumir a liderança. O próximo compromisso será no sábado (1/2), contra o Volta Redonda, às 16h30.

O jogo

Vindo de duas vitórias com time principal sobre Madureira (2 a 0) e Portuguesa (4 a 1), o Cruz-Maltino não conseguiu repetir o nível de atuação contra o então líder do estadual. Com time recheado de reservas, Fabio Carille viu seus comandados em noite complicada na Colina Histórica, mas, ainda assim, conquistando três pontos importantes.

Tecnicamente o duelo foi pobre na primeira etapa. O Vasco teve as principais chances na casa dos 20 minutos com Jean David, de cabeça, para boa defesa de Dida, e depois com Victor Luís, que não alcançou a bola mesmo com gol aberto.

Melhora no desempenho

Veio o segundo tempo e, com ele, um Vasco mais agressivo e concentrado no campo de ataque. Após criar boas oportunidades com Payet, finalizando para fora dentro da área, e Vegetti, foi com entradas de alguns titulares que a bola entrou na meta do Maricá.

“Quem não pode bater no cavalo, bate na sela”

Leandro Ruschel

Esse é o pessoal que busca censurar a internet para "evitar fake news"....  


É MENTIRA que as taxas de juros foram definidas pela diretoria anterior do BC. Na verdade, em cada reunião o colegiado do COPOM tem poder para decidir a taxa de juros que quiser.  

Quem não pode bater no cavalo, bate na sela.

Leandro Ruschel, X, 30-1-2025, 2h51 

Juros subindo e a Gleisi já corre pra culpar a ‘direção anterior’. PT nunca tem culpa de nada, impressionante! Governo torra bilhões, inflação explode, dólar dispara… mas o problema sempre é o passado, o mercado ou o Bolsonaro. Conveniente, né? 🤡

[Viagens & Destinos] Rua da Carioca com a 1ª cervejaria aberta

A rua da Carioca segue com dezenas de lojas fechadas e com reduzido movimento de pedestres, infelizmente! Vamos torcer para que o projeto cervejeiro seja um sucesso!


Anteriores: 

De bike pelo Flamengo, Botafogo e Copacabana 
Avenida Brasil sentido Centro e Zona Sul 
Copacabana: Rua Xavier da Silveira 
Copacabana: Bairro Peixoto, suas ruas e praças 
Rua Belfort Roxo, Copacabana 
Rua Bela, São Cristóvão

[Daqui e Dali] Uma opinião sobre os médicos no século XVII

Humberto Pinho da Silva

Tinha pouco mais de quarenta anos, quando assaltou-me tremenda dor de dentes, o que me obrigou a recorrer, com urgência, ao estomatologista.

Tratou-me de imediato, mas depois marcava consultas de quinze em quinze dias, para tratamento que considerava necessário. Só consegui libertar-me quando, após um ano, lhe declarei que tinha de partir para o Brasil, desconhecendo a data de regresso.

O demorado tratamento não passava de limpezas e ligeiras correções. Lembrei-me, então, do que lera na "Arte de Furtar", obra do século XVII, de autor desconhecido, embora se desconfie quem era.

Após asseverar que os portugueses gostam de mimar os médicos quando se encontram enfermos, conta que em França acontece o contrário, pois existe lei que permite não pagar aos médicos do paço, antes de encontrarem a cura, para que apressem o tratamento. A propósito, conta o caso de um, que curava um espinho, a que chamava apostema, cujo tratamento estava demorado.

Tendo de se ausentar, pediu ao filho para continuar aplicando emplastros, até ele chegar.

O filho, ao verificar que havia um espinho encravado, para se mostrar mais destro que o pai, arrancou-o. Cessaram as dores e o enfermo curou-se, com grande contentamento de ambos.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Edifício Mesbla, no Centro, é finalmente vendido e vai ser residencial

A edificação foi vendida por 21,7 milhões e foi licenciada pelo Reviver Centro para ter 122 apartamentos e duas unidades comerciais, somando 15,5 mil m² de área total construída

Patricia Lima

Durante gerações, o relógio art déco de cem metros de altura, do lendário Edifício Mesbla foi uma atração a qual não se poderia deixar de observar com curiosidade e uma certa reverência ao passar pelo Aterro do Flamengo. Era uma das marcas registradas do Centro Rio de Janeiro, em frente ao lindo Passeio Público. Lá funcionou a loja de departamentos mais emblemática da história brasileira.

O prédio – que se subdivide em dois, o 42 e o 56 – um marco arquitetônico fluminense, foi colocado à venda pela administradora imobiliária São Carlos, do trio Jorge Paulo LemannBeto Sicupira Marcel Telles. O edifício fora comprado em 2003 do antigo Banco de Crédito Nacional – incorporado ao Bradesco, que se tornara proprietário após a quebra da Mesbla. Agora, o prédio 56, com suas varandas e linda vista para o Aterro e para o Mar, foi vendido.

A edificação – exceto a imensa loja – que fica na frente do Passeio Público, na Cinelândia, passará de corporativa para residencial pelas mãos dos seus futuros proprietários, através do programa Reviver Centro, retomando, assim, a sua vocação original. O número 42 ainda permanece corporativo e está quase que totalmente ocupado por grandes empresas.

Com projeto do francês Henri Sajous, o mesmo arquiteto do elegante Biarritz, da Praia do Flamengo, na Zona Sul; o antigo Mesbla foi desenhado há 91 anos para ser um prédio residencial, em cima do imenso magazine.

Apesar do mistério da São Carlos sobre o comprador da edificação, o jornal O Globo informa que se trata da incorporadora Inti Empreendimentos, que atua mais na Zona Sul da cidade.

Idoso morre durante incêndio em apartamento no Leblon

Duas pessoas ficaram levemente feridas

O Dia


Um idoso, de 88 anos, morreu e outras duas pessoas ficaram levemente feridas num incêndio, na madrugada desta quarta-feira (29), num apartamento no Leblon, na Zona Sul.

Bombeiros dos quartéis da Gávea e do Humaitá foram acionados para a Rua João Lira, por volta das 4h10, e encontraram José Orlando Magalhães já sem vida, dentro do imóvel onde as chamas começaram. O apartamento, localizado no segundo andar, ficou destruído.

Maria Magalhães, de 89 anos, mulher de José, também estava na residência. Ela foi atendida no local com ferimentos leves. O mesmo aconteceu com Pedro Martorel, de 30, vizinho do casal.

Às 8h30, os militares seguiam trabalhando no rescaldo após apagarem o fogo. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), a Rua João Lira, na altura da Avenida Ataulfo de Paiva, continua interditada após o incêndio. O trânsito é desviado para a Rua José Linhares.

Ainda não há informações sobre o que causou as chamas.

Título e Texto: Redação, O Dia, 29-1-2026, 8h42; Fotos: Armando Paiva/O Dia

28-1-2025: Oeste sem filtro – STF censura conta da revista Timeline + Senador pede o afastamento do presidente do IBGE + PF admite que não há provas para indiciar Michelle

[Quadro da Quarta] A mulher judia

Amedee Modigliani, um dos expoentes mais proeminentes da arte moderna, nos oferece em "The Jewish Woman" (1908) uma obra que encapsula sua abordagem particular ao retrato e à figura humana.

Anteriores: 
A Carioca 
Adoração dos Reis Magos 
Femme assise sur le bord d'une baignoire et s'épongeant le cou 
Herminie chez les bergers/Herminie e os pastores 

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

[Livros & Leituras] Portugal – Brasil, Encontros e Desencontros

Carmen Fonseca e Leticia Pinheiro, Fundação Francisco Manuel dos Santos, Lisboa, setembro de 2022, 110 páginas.

Durante a década de 1990, os cidadãos brasileiros tornaram-se a principal comunidade estrangeira em Portugal. Sabia que, enquanto residentes, os brasileiros podem candidatar-se a cargos eletivos no Parlamento? Ou que, em 2019, as remessas destes imigrantes para o Brasil atingiram quase 250 milhões de euros?

A fraternidade luso-brasileira, assente na partilha da língua e de afinidades históricas e culturais, sustenta a narrativa oficial sobre as relações entre Brasil e Portugal. Este livro avalia de forma crítica se e como este discurso influenciou questões de política externa de cada país e interesses e contactos bilaterais, desde finais do século XX. Afinal, de quanta retórica e quantas potencialidades reais é feito o diálogo entre estes países-irmãos?

Carmen Fonseca: Professora Auxiliar na NOVA FCSH e Investigadora do IPRI-NOVA. É doutorada em Relações Internacionais (2014) pela NOVA FCSH. Em 2012 foi visiting fellow na Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro). A sua investigação centra-se na análise da política externa, a política externa portuguesa e brasileira, as relações com a União Europeias e as potências regionais. É editora da revista «Relações Internacionais» do IPRI-NOVA.

Leticia Pinheiro: Especialista em política externa brasileira, é doutorada em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science (1995) e professora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Foi investigadora visitante do Latin American Studies – University of Oxford (2012) e do IPRI-NOVA (2020 e 2022).

Comecei a ler… cheguei à página 34. 

[Aparecido rasga o verbo] Batismo difícil

Aparecido Raimundo de Souza

MEU FILHO NASCEU. Finalmente, coroou para minha alegria e regozijo de todos os nossos familiares. Desesperada, minha esposa Lamparina se viu envolvida em achar um nome condigno, um rótulo oficial que não o deixasse à margem de pessoas inescrupulosas quando se tornasse adulto, ou seja, quando se visse envolvo em meio de sujeitos que não fizessem dele alvo de arruaceiros no sentido de manchar a sua reputação e moral. Afinal, o pequeno bebê, será o nosso futuro herdeiro. Sugeri à Lamparina, um nome que a meu ver não se fazia muito comum, porém, ela discordou:

— Está maluco, Ricardo? Tire por você! Todo mundo aqui na rua diz que o meu marido tem um caso com a comadre “Chupa Bem.” Sua mãe, que Deus a tenha, dormiu no ponto quando lhe batizou Ricardo. Olha só as piadas. Lá vem o Ricardão. Lá vai o “papador de anjos.” E para apimentar mais a coisa, dizem, à alta voz, que você me trai também com a comadre Piracanjuba. Sem falar no meu. Um treco sem graça. Lamparina. Comentam, às minhas costas, que pareço pavio de algodão alimentada com querosene...

Ricardo se segurou para não rir:
— Legal, meu amor. Mudemos para Noa. Seria ideal e faria sucesso.
Lamparina se acendeu de raiva:
— A galera o chamaria de barco...
— De barco? Como assim, Lamparina?
— Lá vem Noa... ou entre os amigos na escola: vem cá, Noa... como acha que se sentiria o nosso rebento?
— Tem razão. No que você pensou?
— O que me diz de Vick? Curto e grosso.

— Fora de cogitação. Todo mundo o chamaria de unguento. Exemplo: está com dor de cabeça? Passe Vick na testa. Nariz entupido? Enfie Vick nas narinas.... ou dor nas partes íntimas? Vic resolve...é só esfregar...
— Que tal Eustáquio?
— Nosso filho viraria piada nacional.
— Não entendi.
— O Eus tá aqui ó. Não está lá. Imagine! Que coisa mais sem graça e nexo.

A Timeline acaba de ser censurada pelo STF


Olá,

A ditadura do STF continua forte no Brasil…

O perfil da Revista Timeline no X, @redetimeline, foi censurado no nosso país por ordem do Supremo.

Não nos foi indicado nenhum motivo da censura, nem qualquer postagem que pudesse ter motivado o bloqueio.

Simplesmente recebemos um e-mail oficial do X comunicando que nosso perfil seria derrubado.

Infelizmente, a ditadura brasileira não quer deixar que um projeto de mídia conservador cresça.

Só que nós não vamos desistir de lutar pela liberdade de expressão, pela liberdade de imprensa.

Por isso, contamos com você para lutar contra a ditadura do Judiciário.

Assine a Revista Timeline e garanta a continuidade dessa luta.

Clique aqui para assinar.

The Example That Trump Made Out Of Colombia Will Reverberate Across The World

Andrew Korybko

Trump is preparing for negotiations with Putin over Ukraine as well as with Xi over trade and likely also Taiwan, so he’d appear weak in their eyes if he let a middling leader like Petro publicly defy and even insult him without consequence.


Colombian President Gustavo Petro thought that he’d rebalance lopsided relations with his returning US counterpart by abruptly rejecting two previously agreed military flights for repatriating his country’s illegal immigrants but was ultimately taught an unforgettable lesson. Trump reacted with fury by threatening 25% tariffs that would double in a week’s time and sanctioning high-level officials on national security pretexts among other punitive measures, which quickly prompted Petro to capitulate.

White House Press Secretary Karoline Leavitt then confirmed her country’s victory in its brief dispute with Colombia, shortly after which Petro rage-tweeted a convoluted rant about imperialism and racism as a parting shot against Trump that was widely met with mockery online, especially from Americans. This short-lived scandal was significant since Trump proved how serious he is about leveraging tariffs and sanctions to coerce Ibero-American countries into accepting the return of their repatriated citizens.

He won the 2016 election in part because of his pledge to build a southern border wall for stopping illegal immigration, but after an estimated 8 million illegals flooded into the country during Biden’s term, he then promised to expel as many as possible if voters returned him to office like they ultimately did. It’ll be difficult to return all of them, however, which is why his administration wants to coerce them into voluntarily leaving on their own by creating extremely onerous conditions for those who remain.

Maracanã, Nilton Santos e São Januário estão entre os estádios mais sujos do Brasil, aponta estudo

Levantamento revela falhas na manutenção dos templos cariocas; Maracanã é o mais bem posicionado entre eles

Quintino Gomes Freire

Um estudo inédito do Bolavip Brasil, que analisou mais de 5.800 comentários de usuários do Google sobre os 18 estádios que sediam jogos da Série A do Campeonato Brasileiro, revelou que três dos principais estádios do Rio de Janeiro estão entre os mais sujos do país: Nilton Santos [foto], São Januário e o Maracanã

Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

O levantamento destaca a posição desconfortável do Nilton Santos, casa do Botafogo, como o estádio mais sujo do Brasil, com 6,66% dos comentários avaliados contendo palavras relacionadas à sujeira. São Januário, do Vasco, aparece logo em seguida, em 17º lugar, com 6,42%. Já o Maracanã, ícone do futebol mundial, ocupa a 15ª posição, com 5,83%.

Nilton Santos lidera o ranking negativo

Estádio Nilton Santos, amplamente conhecido como Engenhão, foi o pior avaliado no estudo. De 360 comentários analisados, 24 continham palavras como “sujo”, “malcheiro” ou “imundo”. O estádio não apenas recebe partidas do Botafogo, mas também grandes eventos, como shows, o que pode ter contribuído para as críticas.

A falta de manutenção de banheiros, arquibancadas e áreas comuns foi apontada como um problema recorrente. Apesar de ser uma arena moderna, construída para o Pan-Americano de 2007, o Nilton Santos tem enfrentado desafios para manter sua infraestrutura em condições adequadas.

São Januário e os desafios de um estádio centenário

Incêndio em carro interdita pista central da Avenida Presidente Vargas

Incidente aconteceu no sentido Praça da Bandeira, próximo ao prédio da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio (Cedae)

O Dia

Um carro pegou fogo e interditou a pista central da Avenida Presidente Vargas, no Centro, na manhã desta terça-feira (28). Não houve registro de feridos.

O incidente aconteceu no sentido Praça da Bandeira, próximo ao prédio da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio (Cedae). Bombeiros foram acionados para o local por volta das 6h50 e apagaram as chamas. Depois, continuaram trabalhando no rescaldo.

Ao 'Bom Dia Rio', da TV Globo, o motorista do veículo, que trabalha com corrida de aplicativo, contou que estava com uma passageira quando sentiu um cheiro de gás vindo do carro. Eles deixaram rapidamente o automóvel e o fogo começou.

Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) orientaram o trânsito no local. A via foi liberada por volta das 7h50.

Título, Imagem e Texto: Redação, O Dia, 28-1-2025, 9h46 

Lédio Carmona indica quem deve sair do time do Vasco para Coutinho e Payet jogarem juntos

Comentarista esportivo, Lédio Carmona apontou para uma mudança na escalação do Vasco da Gama para que Payet e Coutinho atuem juntos

Altair Alves

Jornalista do Sportv, Lédio Carmona [foto] sugeriu uma mudança na escalação do Vasco da Gama. O comentarista manifestou o desejo de ver Payet e Coutinho atuando juntos no meio Cruzmaltino, e apontou quem deveria sair do time.

Durante o programa Seleção Sportv, o jornalista elogiou o trabalho do técnico Fábio Carille. Lédio destacou as opções que o Gigante da Colina tem para o setor de meio-campo e propôs uma mudança ofensiva na equipe.

– Para ele por o Payet ao lado do Coutinho, ele vai ter que tirar o Alex Teixeira. Acho que muda pouco a dinâmica em termos de construção do time. Eu acho bem legal o que está fazendo o Carille. Para jogar contra times pequenos, ele abre mão de um jogador pegador no meio-campo.

Invicto no Campeonato Carioca, o Vasco da Gama tem utilizado as primeiras rodadas do Estadual para encontrar o time ideal, especialmente no meio-campo. Com muitos jogadores disponíveis para a posição, o técnico Fábio Carille tem rodado o elenco.

Sobre esse rodízio, Lédio afirmou que Carille terá um desafio enorme pela frente. A equipe fará os três clássicos dessa fase nas últimas rodadas da Taça Guanabara. Oportunidade para Carille achar o time perfeito para a estreia no Brasileiro.

Presente de 12 anos


Infelizmente tem contexto real sim 👇 

27-1-2025: Oeste sem filtro – Governo transforma devolução de brasileiros condenados nos Estados Unidos num show de oportunismo + Lula visita uma horta para plantar mentiras + Pedido de impeachment de Lula já conta com o apoio de cem parlamentares


[Livros & Leituras] Medo da Liberdade

Erich Fromm, Edições 70, Coimbra, fevereiro de 2024, 302 páginas.

Se a humanidade não conseguir viver com os perigos e responsabilidades inerentes à liberdade, acabará por se virar para o autoritarismo.

A busca da liberdade tem marcado indelevelmente a cultura ocidental desde que o humanismo renascentista e a eclosão dos movimentos protestantes deram início à luta pelo individualismo e pela autodeterminação.

No entanto, a experiência da liberdade é frequentemente acompanhada de sentimentos de medo, desenraizamento, isolamento e perda de autoestima, despertando no indivíduo um desejo de autoritarismo, conformismo ou destrutividade.

Contudo, não é apenas a questão da liberdade que faz do livro de estreia de Fromm um clássico intemporal. Nesta análise das raízes do nazismo e do fascismo na Europa, Fromm explica como também as restrições econômicas e sociais podem conduzir ao autoritarismo.

Publicada originalmente em 1941, com o nazismo e as bombas da Segunda Guerra Mundial a caírem em pano de fundo, esta obra tornou-se mais atual do que nunca nos alvores do novo século. 

Erich Fromm nasceu em 1900, em Frankfurt, no seio de uma família judaica ortodoxa. Formou-se em Psicologia e Sociologia nas universidades de Frankfurt e de Munique, e obteve o seu Doutoramento na Universidade de Heidelberg, em 1922. Começou a praticar Psicanálise no Instituto Psicanalítico de Berlim e esteve também ligado ao Instituto de Investigação de Frankfurt, onde contactou com Herbert Marcuse e Thomas Adorno.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Sabe aquele sujeito que não quer trabalhar? A Defensoria Pública vai apoiar + Só na administração Lewandowski, no Ministério da Justiça, já foram 17 voos

Alexandre Garcia

Defensoria Pública do Paraná, foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
O prefeito de Bento Gonçalves teve uma excelente ideia sobre o Bolsa Família. Ele fez um projeto de lei, enviou para a Câmara de Vereadores e esse projeto virou lei municipal. 

Consiste no seguinte: o levantamento de quem ganha a Bolsa Família. Verifica-se quem tem higidez, saúde física, mental, musculatura, juventude, capacidade, possibilidade de trabalhar e pergunta: “Por que não quer trabalhar?” A pessoa pode responder que não consegue emprego. 

Então, a prefeitura oferece um programa para conseguir emprego. Aí o sujeito diz que não quer o emprego, e que o Bolsa Família está bom. Então a pessoa não ganha mais Bolsa Família caso se recuse a trabalhar. 

Pois então: a Defensoria Pública da União está combatendo isso. Ela é contra essa ideia maravilhosa que deveria ser aplicada no Brasil inteiro. 

A Defensoria Pública diz, inclusive, que oficiou a ideia à Procuradoria-Geral da República e ao Conselho Nacional de Direitos Humanos. Ela alega que viola princípios da proporcionalidade prevista na Constituição Federal. 

Se você quiser me ajudar, procure na Constituição. Até porque eu não achei. Mas a Defensoria Pública da União disse que achou. 

Seria prejuízo aos direitos humanos. Opa, mas o direito humano não é de todo mundo? Não tem o direito humano de quem paga o imposto que paga o Bolsa Família? Porque é claro que o Bolsa Família não vem do governo. O governo não tem dinheiro. Governo não produz riqueza. O governo pode até imprimir dinheiro, mas está tirando o valor do dinheiro que você tem no bolso, pela inflação. 

A verdade é que o dinheiro do Bolsa Família vem do trabalho das pessoas que estão trabalhando e pagando imposto. 

The 80th Anniversary Of Auschwitz’s Liberation Was Incomplete Without Russia

Andrew Korybko

Western politicians can still hate Russia while their historians might continue to argue that the USSR’s goal in World War II was to eliminate the existential threat that the Nazis posed to it, not necessarily to liberate the death camps and occupied countries, without excluding Russia from Auschwitz-related events.


Russia wasn’t invited to participate in the ceremony commemorating the 80th anniversary of Auschwitz’s liberation due to ongoing tensions with the West. The Auschwitz Museum Director also made it clear last September that Russian representatives weren’t welcome after declaring that “It is hard to imagine the presence of Russia, which clearly does not understand the value of freedom. Such [a] presence would be cynical.” The event also ignored the Red Army’s role in liberating the world’s most infamous death camp.

Russian Ambassador to Poland Sergey Andreev declined to attend for these reasons even though anyone was officially allowed to participate even without an invitation. In his words, “They published a message that there will be events - whoever wants, let them go. Theoretically, we can, of course, appear there, but attend an event at which no one will remember who liberated the Auschwitz concentration camp and Europe... We don't need it. We will mark this anniversary in our own circle and appropriately.”

Nevertheless, Putin still sent a message to the participants and guests of that ceremony, writing in part that “The citizens of Russia are the direct descendants and heirs of the victorious generation. We will steadfastly and resolutely oppose any attempts to alter the legal and moral judgment passed on the Nazi executioners and their collaborators.” He also reaffirmed his sacred pledge to “actively fight against the spread of anti-Semitism, Russophobia, and other forms of racist ideologies.”

Mulher morre congelada após levar cachorro para fazer xixi no jardim de casa

Eugenia Michele Wadman estava vestindo 'pijamas leves' quando saiu com o seu animal de estimação, segundo as autoridades 

O Dia

Neve tem atingido diversas cidades dos Estados Unidos em janeiro. Foto: Sean Rayford/Getty Images via AFP

Uma mulher de 43 anos morreu congelada no quintal de casa após levar o seu cachorro para fazer xixi em Ohio, Estados Unidos. Segundo as autoridades, a vítima, identificada como Eugenia Michele Wadman, estava vestindo "pijamas leves" quando saiu com o seu animal de estimação, a uma temperatura de -7ºC.

De acordo com informações do escritório do xerife do condado de Huron, o corpo dela "parecia ter caído e sofrido ferimentos consistentes" e estava coberto de neve. O caso aconteceu no último dia 19 de janeiro, mas foi revelado pelo jornal "WKYC" apenas no último sábado (25).

Policiais afirmaram que condições médicas de Eugenia podem ter contribuído para a sua morte e constataram que ela tentou rastejar no chão. O paradeiro do cão é desconhecido.

Diversas cidades dos Estados Unidos estão sendo atingidas por fortes nevascas. No sul do país, em Texas e Oklahoma, mais de 1 milhão de estudantes ficaram sem aulas por causa das condições climáticas, conforme publicou o "The Economic Times" em 10 de janeiro.

Título e Texto: Redação, O Dia, 27-1-2025, 9h56 

Martín Anselmi é o novo treinador do FC Porto

Técnico argentino de 39 anos assina até 2027

Martín Anselmi rubricou, esta segunda-feira, um contrato válido até 2027 e assume o comando do FC Porto para as próximas duas temporadas e meia.


O espanhol Luis Pastur e o argentino Facundo Oreja (treinadores adjuntos), o uruguaio Diego Bottaioli (preparador físico), o argentino Darío Herrera e o português Diogo Almeida (treinadores de guarda-redes) completam a nova equipa técnica portista.

Martín Anselmi ostenta quatro títulos no currículo pessoal, todos conquistados ao leme do Independiente del Valle: uma Taça do Equador (2022), uma Supertaça do Equador (2023), uma Taça Sul-Americana (2022) e uma Supertaça Sul-Americana (2023), sendo o segundo mais jovem treinador a vencer um título continental da CONMEBOL.

Começou a carreira no país natal, ao serviço do Excursionistas, e ainda trabalhou no Independiente e no Atlanta antes de iniciar a carreira a solo na equipa B do Universidad Católica. Seguiu-se a primeira passagem pelo Independiente del Valle, ainda como adjunto, e outra pelo Internacional de Porto Alegre até se estabelecer definidamente como treinador principal.

Vasco goleia a Portuguesa-RJ e entra no G4 do Carioca

O Vasco da Gama goleou a Portuguesa por 4x1 em São Januário, e assumiu a 3ª colocação no Campeonato Carioca

França Fernandes

O Vasco emplacou a segunda vitória seguida no Campeonato Carioca. Neste domingo, o Gigante da Colina venceu a Portuguesa por 4 a 1, em São Januário, pela quinta rodada do Estadual, com destaque para a determinação e faro de artilheiro de Vegetti e pelos bonitos gols de Philippe Coutinho e Paulo Henrique.

Foto: Matheus Lima/Vasco

Após largar com três empates com o time alternativo, o Vasco vence duas seguidas com o grupo principal, agora soma nove pontos e está na terceira colocação do Carioca. Já a Portuguesa, com seis pontos, está na sétima colocação.

Na próxima rodada, o Vasco enfrenta o líder e sensação Maricá, nesta quarta-feira, às 19h (de Brasília), em São Januário. Já a Portuguesa visita o Volta Redonda, também na quarta-feira, às 20h30, no Raulino de Oliveira.

O Vasco abriu o placar aos 22 minutos. Após bola recuada, o goleiro Bruno deu um chutão, mas acertou Vegetti, que buscou pressionar. A bola explodiu no centroavante e entrou.

A Portuguesa finalmente criou um lance de perigo. Aos 33 minutos, João Paulo recebeu de Lohan e emendou com força, mas para fora. O Vasco respondeu de forma fatal e ampliou aos 37 minutos. Philippe Coutinho invadiu a área, encarou a marcação, levou para dentro e acertou um belo chute.

Aos 46 minutos, a Portuguesa diminuiu. Joãozinho levou a melhor na entrada da área, ficou com a bola e arriscou. A bola desviou e foi no canto.

Na etapa final, aos cinco minutos, Alex Teixeira fez boa jogada na entrada da área e chutou. Bruno defendeu. Carille fez as primeiras mudanças no Vasco aos 16 minutos. Ele colocou Mateus Carvalho, Payet e Maxime Dominguez. Saíram Paulinho, Coutinho e Alex Teixeira.

domingo, 26 de janeiro de 2025

FC Porto 1-1 Santa Clara: o empate que exemplifica a eficácia

Sorte para uns, azar para outros

Sim, nem sempre, no futebol, é a melhor equipe que vence. Muitas vezes, é a que tem mais sorte, ou eficácia. Foi o que vi no jogo entre o FC Porto, em casa, e o Santa Clara, visitante açoriano.

O Porto possuiu a bola por 71%! O Santa Clara, que pouco possuía, chutou uma vez à rede. E marca.

O FC Porto, que chutou quase uma dezena de vezes, incluindo dois pênaltis, marcou uma única vez.
Entenderam o que é eficácia?

É diferente da eficiência: faz tudo certinho, leva a bola ao colo e ao peito, mas não conclui a tarefa a contento. Ou seja, não marca gol.

Relacionados:
Faltou sorte para o nosso lado 
Torcedores desabafam no X