sábado, 31 de agosto de 2024

Ao banir o X, é Moraes quem trata o Brasil como terra sem lei

Gazeta do Povo

O ministro do STF Alexandre de Moraes acaba de colocar o Brasil em um clube do qual nenhum democrata se orgulharia de fazer parte: o das nações que baniram de seu território o Twitter, que passou a se chamar X após sua aquisição pelo bilionário Elon Musk. Graças a Moraes, agora nos juntamos a Coreia do Norte, China, Irã, Vietnã, Rússia, Turquia e Turcomenistão, todos ditaduras ou regimes no mínimo autoritários – e há quem diga que o Brasil não está em situação muito diferente e não poderia ser propriamente chamado de “primeira democracia a proibir o X”. Na tarde de sexta-feira, passadas poucas horas depois de encerrado o prazo dado por Moraes para que o X designasse um novo representante legal no Brasil, o ministro ordenou monocraticamente a suspensão da mídia social no país.

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Os detalhes de toda a disputa envolvendo Elon Musk e Alexandre de Moraes – a divulgação dos Twitter Files Brasil, a desobediência às ordens de censura contra perfis, a inexistência de base legal para suspensões sumárias de perfis, o fechamento do escritório da rede social no país após a ameaça de prisão de sua representante legal – já são amplamente conhecidos e foram objeto de nossa análise em várias outras ocasiões. Não precisamos repeti-los agora. O que precisamos é que a sociedade finalmente desperte. Uma decisão tão absurda, desproporcional, autoritária como esta não é um repente de tirania em meio à normalidade democrática. Ela só foi possível porque, enquanto a cúpula do Judiciário se mostrou totalmente alucinada em delírios de poder e de “encarnação da democracia”, formadores de opinião, entidades de classe e parlamentares se revelaram incapazes de analisar com clareza o arcabouço construído nos inquéritos abusivos e se opor com firmeza a um conjunto desconexo de decisões incompatíveis com a Constituição, proferidas nos últimos cinco anos.

É ou não verdade que, ao longo destes cinco anos, diante de violações da imunidade parlamentar, da liberdade de expressão constitucionalmente garantida, do direito à ampla defesa, da necessidade de individualização da conduta, da proibição constitucional da censura, jornalistas, juristas e outras personalidades se limitavam a repetir que “ordem judicial se cumpre”? É ou não é verdade que, mesmo diante da ameaça de suspensão do X, o mantra continuou a ser repetido como justificativa para o que estava por vir? Esses antolhos voluntariamente colocados impediram um país quase inteiro de perceber que o princípio relevante não era o de que ordem judicial se cumpre, mas o de que ninguém se exime de responsabilidade se cometer uma injustiça por ordem de uma autoridade.

[Versos de través] Teu riso

Pablo Neruda

Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não
me tires o teu riso.

Não me tires a rosa,
a lança que desfolhas,
a água que de súbito
brota da tua alegria,
a repentina onda
de prata que em ti nasce.

A minha luta é dura e regresso
com os olhos cansados
às vezes por ver
que a terra não muda,
mas ao entrar teu riso
sobe ao céu a procurar-me
e abre-me todas
as portas da vida.

Meu amor, nos momentos
mais escuros solta
o teu riso e se de súbito
vires que o meu sangue mancha
as pedras da rua,
ri, porque o teu riso
será para as minhas mãos
como uma espada fresca.

Declaração do jornal digital Página UM, de Portugal:

#ForaMoraes

Relacionados: 
Diário da Causa Popular 
30-8-2024: Oeste sem filtro – Moraes derruba o X no Brasil 
The fake news media are cheering on the Brazilian Supreme Court 
Alexandre de Moraes acabou de ordenar o bloqueio do X no Brasil… 
Ser moral é uma escolha 
Glenn Greenwald pergunta 
Pesos de papel 
A canalhice não tem limites... 
28-8-2024: Oeste sem filtro –O fim do X no Brasil

“Interview” de Kamala Harris sur CNN : un raté colossal

Magali Marc

Pour les lecteurs de Dreuz, j’ai traduit l’article de Patricia McCarthy, paru sur le site d’AmericanThinker, le 30 août

Kamala s’est enfin soumise à une « interview »… et cela devrait marquer la fin de sa campagne

Il ne s’agissait pas d’une véritable interview.

Kamala Harris a cherché pendant des mois un « modérateur » qui la ferait apparaître et paraître compétente et capable, dans une interview, et elle a fini par trouver ce qu’elle cherchait.

Cependant, même si Dana Bash, de CNN, a fait de son mieux pour imiter un vrai journaliste menant une interview percutante, Kamala Harris a raté son coup.

Sans surprise, Mme Bash n’a obtenu aucune réponse cohérente de la part de Mme Harris, qui a eu des semaines pour se préparer à cet événement, et s’est donc rabattue sur des questions superficielles comme l’appel téléphonique de Joe Biden lui annonçant qu’il mettait un terme à sa campagne !

Des questions ennuyeuses, hors sujet, et probablement fausses, si l’on se réfère à son discours larmoyant sur le fait qu’elle se soucie avant tout de Joe.

Ensuite, il y a eu le clip sur le fils de Tim Walz qui pleurait lors de la DNC ( la Convention démocrate). CNN a diffusé le cliché des “larmes pour papa“, mais a omis d’inclure le clip montrant Walz en train de tirer agressivement la main du pauvre jeune homme alors que sa famille se réunissait sur la scène de la DNC.

Puis il y a eu le clip tout aussi ennuyeux concernant la photo prétendument virale et « emblématique » de la petite nièce de Kamala Harris la regardant lors de son discours.

 En bref, l’interview a été une colossale perte de temps.

Diário da Causa Popular

30-8-2024: Oeste sem filtro – Moraes derruba o X no Brasil

The fake news media are cheering on the Brazilian Supreme Court

**

[Pernoitar, comer e beber fora] Rio Scenarium - Um Espetacular Restaurante


Anteriores: 

Ótimo restaurante no alto da Serra da Mantiqueira: Casa do Monjolo 
Celebrando 111 anos, Casa Urich traz novidades e retorno de clássicos em cardápio comemorativo 
Costelata – costela enlatada com sabor e qualidade gourmet 
Burger King Samouco 
A marisqueira que tinha Viveiros virou Retiro da Madorna 
Santa Teresa comemora a reabertura de dois bares tradicionais do bairro

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Alexandre de Moraes acabou de ordenar o bloqueio do X no Brasil…

… e ainda definiu multa diária de R$ 50 mil para quem utilizar VPN para acessar a ferramenta

Leandro Ruschel

Segundo o ministro, a decisão serve para coibir na rede "a  atuação de grupos extremistas e milícias digitais nas redes sociais, com massiva divulgação de discursos nazistas, racistas, fascistas, de ódio, e antidemocráticos".

O Brasil se junta ao seleto grupo de países que censuraram a rede social, como China, Rússia, Irã, Venezuela e Coreia do Norte.

Título e Texto: Leandro Ruschel, X, 30-8-2024, 21h03

Imagens e depoimentos mostram como o PCC age na Cracolândia, em São Paulo

Imagens e depoimentos adquiridos com exclusividade pelo Jornal da Record mostram como o PCC age para garantir a rede de negócios ilícitos na Cracolândia, no centro de São Paulo. Por um ano, o Ministério Público investigou o esquema do tráfico de drogas no local. No início do mês, uma operação prendeu sete pessoas suspeitas de participar da coordenação dos crimes na região da Cracolândia. Outras duas estão foragidas.

Título e Texto: Jornal da Record, 30-8-2024 

Ser moral é uma escolha


Paulo H. Santos

Compreender toda a complexidade da moralidade não é uma tarefa simples como pode parecer. Em primeiro lugar, precisamos lidar com o ser agente da moral; o ser humano é uma tarefa a cumprir. Nascemos humanos, mas precisamos construir nossa humanidade ao longo da vida. Os pontos objetivos e subjetivos de nossas questões, dados pela racionalidade, nos diferenciam de todos os seres e de todas as raças. Como sabemos, nenhum outro animal se questiona sobre suas ações, escolhas e sentimentos.

Compreendendo isso, precisamos saber que existem coisas que nos tornam mais seres humanos e coisas que nos destroem como seres humanos. É neste momento que entra a questão moral. Em resumo, tudo o que nos realiza de uma forma que está conectada com a virtude humana natural, ou seja, que vá de encontro com a Areté, é moralmente bom. E o que nos destrói ou rompe com a natureza da virtude humana, isso é moralmente ruim. A moral admite que haja uma certa objetividade de acordo com a natureza do projeto humano, que pode até mesmo ser compreendida tão somente pela razão natural. Entretanto, somente com a revelação divina temos um acesso mais completo em relação a esse tema. Mas mesmo com a fé, que não é um sentimento, mas um conteúdo de adesão religioso, precisa muitas vezes ser filtrada por nossa decisão incorruptível de segui-la e aceitá-la mesmo com todas as inclinações opostas. Para ter uma âncora moral, é necessário aceitar a verdade uma vez que compreendida, ainda que não seja capaz de correspondê-la com a frequência que gostaria.

Vasco vence o Athletico-PR de virada e abre vantagem nas quartas da Copa do Brasil

O Vasco da Gama venceu o Athletico-PR de virada pelo placar de 2x1 e abriu vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil


França Fernandes

Mais uma vez o Vasco mostrou que é o time da virada, assim como fez na última rodada disputada no Brasileirão. Na noite desta quinta-feira (29), pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, em São Januário, a equipe comandada por Rafael Paiva saiu novamente atrás do marcador, conseguiu a virada sobre o Athletico-PR no segundo tempo e conquistou a vitória pelo placar de 2 a 1. Roteiros muito parecidos e que premiam confrontos grandes entre as equipes.

Com o resultado, o Cruz-Maltino joga por um empate a volta, na Ligga Arena. A partida valendo vaga na semifinal da Copa do Brasil será disputada no dia 11 de setembro, às 21h30.

O jogo
Assim como no primeiro encontro da sequência entre as equipes, na última segunda-feira, pelo Brasileirão, o primeiro tempo foi equilibrado do tamanho do confronto: um grande choque de ideias envolvendo posse de bola e velocidade pelos lados. O Vasco, por sua vez, sentiu um pouco mais o peso dos desfalques em relação ao último jogo – sem Adson e Paulo Henrique, e novamente sem Coutinho e David.

Para repetir o roteiro da partida em São Januário, o Athletico soube aproveitar bem os espaços dados para construir o jogo. O Cruz-Maltino, por sua vez, apostou muito no lado esquerdo com Emerson Rodríguez e Lucas Piton, mas sem êxito. Quem deu as cartas foi o Furacão.

O placar foi aberto aos 31 minutos de partida na Colina Histórica. Canobbio cruzou da esquerda, Mastriani subiu sozinho e ajeitou de cabeça para Christian, que dominou livre frente a frente com Léo Jardim e encheu o pé para estufar a rede. Merecimento do time paranaense na primeira etapa.

Glenn Greenwald pergunta

Pesos de papel

FC Porto: Conhecidos os adversários na Liga Europa

FC Porto vai defrontar Manchester United, Lazio, Olympiacos, Maccabi Tel-Aviv, Midtjylland, Bodø/Glimt, Hoffenheim e Anderlecht na fase de liga

Manchester United (casa), Lazio (fora), Olympiacos (casa), Maccabi Tel-Aviv (fora), Midtjylland (casa), Bodø/Glimt (fora), Hoffenheim (casa) e Anderlecht (fora). São estes os adversários do FC Porto no arranque da Liga Europa 2024/25, ditou o sorteio realizado esta sexta-feira no Fórum Grimaldi, em Monte Carlo.


Os oito primeiros classificados da fase de liga qualificam-se diretamente para as rondas a eliminar, enquanto os 16 clubes que terminem entre o nono e o 24º lugar jogam um play-off a duas mãos para garantirem as restantes vagas nos oitavos de final. Os 12 últimos classificados são eliminados das provas europeias.

A canalhice não tem limites...

Leandro Ruschel

Lula News acusando Musk de ser hipócrita por ter relações comerciais com China e Arábia Saudita, que são ditaduras.

Nesses locais, o X nem opera! E a relação que ele tem é ligada à sua montadora de carros, que não tem nada a ver com liberdade de expressão, como o X.

Além disso, o Elon Musk sempre disse que respeita as leis de cada país.  Na China, a censura é prevista em lei, assim como na Arábia Saudita. 

Não há previsão legal de censura no Brasil. Ao contrário, a Constituição define a LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

No final, o militante de redação acaba confessando, mesmo sem perceber, que o Brasil está agindo como uma ditadura! E é essa postura que a Lula News está defendendo.

Título e Texto: Leandro Ruschel, X, 29-8-2024, 20h40

Relacionados: 

29-8-2024: Oeste sem filtro –O fim do X no Brasil

#ForaMoraes


[Aparecido rasga o verbo] Meus Pecados de Amor

Aparecido Raimundo de Souza

AS PESSOAS entendidas no assunto afirmam categoricamente que o amor se apresenta para nós, simples mortais bobocas e quadrados, sem aquela visão frágil do verdadeiro coração apaixonado, como um bem sublime, uma coisa intocável que dura para sempre. O gostar de alguém, para essas cabeças, age dentro de nosso âmago como se fosse uma coisa imorredoura. Se mostra aos nossos esbugalhados em sua totalidade, se deixa ver por inteiro, sem meios termos, como uma chave à fenda do paraíso Adão e Eva, um sublime que, na maioria das oportunidades, deixamos ficar (às vezes, por erro grosseiro, noutras pela falta de entendimento). Dito de forma mais ampla: abandonado esse gostar de alguém ao deus-dará, em algum lugar esquecido dentro da nossa cegueira mais estapafúrdica.

O amor, no meu entender, posso estar errado, é um tumor que nos devora a alma. Como tumor, fode o nosso “eu” até os fundilhos das nossas entranhas. Porém, visto por outra ótica, transforma todo o nosso escondido, “TODO,” de cabo a rabo. Pergunto, pois, às queridas amigas e amadas leitoras e, claro, aos amigos que nesse momento estão a ler meu texto: será? Pois bem! Nessa linha, é exatamente sobre o meu pecado de amor (ou pecados) que desejo explorar esse sentimento paradoxal que se entrelaça com a essência da minha existência, misturando o doce e o amargo, o certo e o incerto, o ontem e o hoje, o agora e o depois, o claro e o escuro, o mel da chupeta e o fel da separação.

O amor, senhoras e senhores, em sua plenitude, não passa de um enigma. É o pecado excelso (pode até não ser) pelo qual nos culpamos sem remorsos. É a violação bancarrotada mais gostosa e altaneira que nos faz sentir vivos e com todos os fios encapados e desencapados ligados no 220 da eletricidade vinda da tomada. Meu pecado de amor se revela (imaginem que coisa mais interessante) ou se propaga e se irradia em cada olhar furtivo, em cada palavra sussurrada ao vento, em cada toque que me faz tremer e esquecer a lógica-ilógica de todas as convenções. Há algo de libertador nele? Sim, sem dúvida alguma! É um tipo de pecado-segredo simples e, ao mesmo tempo, soez. E por qual razão? Pelo fato achavascado da gente se entregar como a um vício. Sabemos que toda inópia (como o cigarro, a bebida e outros prazeres impuros e mundanos) traz consigo uma dose excessiva do mais impulsivo prazer e dor, numa característica de um ciclo interminável de altos e baixos. Quem de nós, senhoras e senhores, já não passou por isso? Façam uma reflexão rápida. Uma introspecção momentânea, mas séria. Difícil? De forma alguma!

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

A corrida eleitoral em São Paulo, agora em 2024, me lembra a Estadual do RJ em 1982…

A Sandra Cavalcanti arrancou na frente! “Candidata dos motoristas de táxi”…

Depois, a “unanimidade” na praia de Ipanema, em frente ao Country Club, era Miro Teixeira

Leonel Brizola (um desastre) levou (vale a pena rememorar o papel da Rede Globo no chamado Escândalo Proconsult)…

Mais duas semanas, Moreira Franco teria levado… 

Eu votei Miro Teixeira. 😏

A entrevista perigosa: como Luciano Huck e a Globo reproduzem narrativas enganosas sobre a guerra na Ucrânia

ABJ

No mundo da geopolítica, as narrativas têm poder. Elas moldam percepções, influenciam decisões e, muitas vezes, distorcem a realidade para atender a interesses específicos. Recentemente, a Rede Globo, por meio de seu apresentador Luciano Huck, contribuiu para uma dessas narrativas ao promover uma entrevista com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Na conversa, Zelensky teria afirmado que a Ucrânia estaria disposta a devolver terras russas recentemente conquistadas e que proporia um plano de paz até novembro para encerrar o conflito com a Rússia. Essas declarações, que poderiam parecer otimistas e conciliatórias em outro contexto, são na verdade parte de uma narrativa cuidadosamente construída para criar uma falsa impressão sobre a realidade do conflito em curso.

Divulgação

A Realidade no Terreno

Antes de qualquer análise, é crucial lembrar que a Ucrânia não conquistou terras na Rússia. Pelo contrário, as forças ucranianas têm enfrentado grandes dificuldades desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022. A chamada “contra-ofensiva” ucraniana, que era esperada como um grande movimento militar para retomar territórios, resultou em pesadas baixas e perdas significativas para as tropas ucranianas, que foram rapidamente repelidas pelas forças russas.

O que se tem visto no campo de batalha é uma devastadora resposta de Moscou, que intensificou seus ataques à infraestrutura ucraniana, especialmente às redes de energia e abastecimento de água, preparando o terreno para um inverno rigoroso que se aproxima. Essa estratégia russa, se não quebrar a resistência ucraniana, certamente tornará a vida no país ainda mais insustentável.

A Narrativa de Huck e a Globo

Ao divulgar a entrevista com Zelensky, Luciano Huck e a Globo ajudam a perpetuar uma narrativa que serve aos interesses ocidentais, especialmente dos Estados Unidos e da OTAN, de que a Ucrânia ainda tem condições de ditar os termos de um possível acordo de paz. Essa narrativa, no entanto, está desconectada da realidade dos fatos. A Ucrânia, em sua situação atual, não está em posição de negociar ou impor condições; pelo contrário, a continuação do conflito só parece agravar ainda mais a situação do país.

Terror judicial de Moraes pode acabar no 7 de setembro

Deltan Dallagnol

Eventos recentes indicam que o ministro Alexandre de Moraes [foto] não se contenta em apenas utilizar o poder de sua caneta para impor o terror judicial àqueles que ele considera seus inimigos, como Filipe Martins, que ficou preso ilegalmente por 6 meses por ordem de Moraes. Não. Parece que o ministro quer subjugar e esmagar tão completamente seus alvos que só lhe reste fazer uma coisa: confessar tudo em um acordo de colaboração premiada. Isso se confirmou mais uma vez nesta terça-feira (27), quando Moraes proibiu Filipe Martins de dar uma entrevista à Folha de S. Paulo. Em outras palavras, censura.

A Folha de S. Paulo solicitou, em 18 de junho, uma entrevista com Filipe, que na época ainda estava preso. No dia 22 de agosto, veio a decisão: Moraes afirmou que a entrevista violaria uma das condições estabelecidas para a soltura de Martins, de não haver comunicação com os demais investigados na suposta trama golpista envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. A conclusão de Moraes de que dar uma entrevista à Folha seria uma “comunicação” com os demais investigados é claramente um salto lógico sem sentido, já que Moraes não parece ter motivo real para negar a entrevista, além da própria vontade.

Dar entrevistas ou se comunicar por cartas com o mundo exterior é um direito que presos têm consagrado e protegido pelo próprio Supremo Tribunal Federal (STF) em diversas decisões. Nunca se cogitou que um preso não pudesse dar uma entrevista para um jornal porque isso representaria uma “comunicação” com seus “comparsas” do lado de fora. A justificativa de Moraes, portanto, é ridícula, mas em outro momento da decisão ele revela o verdadeiro motivo da recusa: “No atual momento das investigações, em virtude da proibição de comunicação com os demais investigados, a realização da entrevista jornalística com o investigado não é conveniente para a investigação criminal, a qual continua em andamento”, afirmou ele.

A entrevista não ser “conveniente” para a investigação criminal é, afinal, um motivo muito mais provável para Moraes negar a entrevista: vai que Filipe Martins expõe ao mundo todos os abusos que sofreu quando preso, e conta em detalhes todos os horrores que viu e ouviu durante sua prisão ilegal, sem denúncia. Filipe, aliás, não foi denunciado até hoje pela Procuradoria-Geral da República (PGR), de modo que as medidas cautelares impostas a ele por Moraes, como a proibição de uso de redes sociais, não fazem nenhum sentido, a não ser mostrar que Moraes quer impor o maior sofrimento possível às suas vítimas até que se dobrem e colaborem.

Brasil, sob o PT, STF, Senado Federal...


Fernão Lara Mesquita

Moraes não se satisfará em fechar o X, cassando de uma só vez o direito de mais de 22 milhões de brasileiros que usam a plataforma na véspera da última eleição semi-livre a ocorrer no Brasil.

Para quem fez impunemente o que ele fez na última e ainda foi festejado como herói da democracia essa evolução é apenas lógica.

Agora ele está congelando também os bens da Starlink no Brasil. Starlink é a outra expressa de Elon Musk que fornece serviços de internet por satélite muito mais difíceis de censurar está sendo adotada em todo o país, especialmente nessa região Norte que vai sendo devorada pelo fogo aos o silêncio da máfia que sempre viveu de “protege-la”.

A ditadura lulista não poderia perder a oportunidade de fechar essa brecha na cadeia em que vai trancando o Brasil.

Não é preciso lembrar que esse tiroteio “jurídico” cruzado é totalmente ilegal e obedece ao mesmo critério que ele usa para perseguir esposas e filhos menores das pessoas que escolhe para linchar, e que tudo isso só é possível porque a imprensa brasileira traiu o país.

Título, Imagem e Texto: Fernão Lara Mesquita, X, 29-8-2024, 16h31 

[Debates & Pesquisas] Pablo Marçal ganhará a Prefeitura de São Paulo?


Participe da Enquete aqui na barra lateral.

Obrigado!

Anterior: 

[Debates & Pesquisas] O que vai acontecer ao ministro Alexandre de Moraes?

Não fique em cima do muro!

Em 2020, o ÚNICO e EXCLUSIVO responsável era… Jair Messias Bolsonaro, segundo a alemã imparcial e outros tantos anjinhos internacionais...

Amazônia enfrenta pior temporada de queimadas em 17 anos

A Amazônia está enfrentando a pior temporada de queimadas em 17 anos. Os ventos, que deveriam trazer umidade da vegetação, carregaram e espalharam a fumaça para 10 estados do país. A floresta registrou 59 mil focos de fogo de janeiro até agora. O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Amazonas comentou sobre a situação na região, e o meteorologista e coordenador de Operações substituto do Cemaden, Giovanni Dolif, explicou o que tem causado esses incêndios.

Record News, 21 de agosto de 2024

E em 2024?!

À beira do abismo...

[Daqui e Dali] Os amores de Guilhermino e Henriqueta ou a grande paixão de Júlio Dinis

Humberto Pinho da Silva

Contraíra, em 1827, casamento, a Senhora Dona Ana Constança Potter Pereira Lopes, de ascendência inglesa, com o Dr. José Joaquim Gomes Coelho, médico do hospital da Ordem de S. Francisco, no Porto.

Nasceram-lhes nove filhos, todos pereceram vítimas da tuberculose. Por último, apareceu o Guilherminho, Guilherme Gomes Coelho, menininho que seria mais tarde famoso escritor, usando o pseudônimo literário de JÚLIO DINIS

O rapazinho nascera a 14 de novembro de 1839. Doze anos depois de Dona Ana Constança se ter matrimoniado.

O parto deixou-a muito debilitada, e recomendou, o médico, receando que viesse a contrair a tuberculose, ausentar-se para a província, longe dos ares pestilentos da cidade.

Possuía Dona Ana, íntima amiga: a Senhora Dona Maria Teodora, que morava em Grijó, Gaia, na “Quinta da Fábrica", que prontamente se prontificou a recebê-la, assim como o pequerrucho Guilherme.

Dona Maria Teodora, nascera em 1782, em S. Nicolau, Porto, como sua amiguinha, embora em épocas diferentes.

Dona Teodora era solteira, de estatura meã, e senhora de vastos bens. Trajava à moda da cidade, de chapéu, mesmo quando se deslocava à aldeia.

7 de setembro na Paulista: Liberdade!

Relacionados: 
28-8-2024: Oeste sem filtro – Moraes censura entrevista de Filipe Martins 
Censura do “Bem” 
27-8-2024: Oeste sem filtro – Reviravolta no caso Moraes no aeroporto de Roma 
26-8-2024: Oeste sem filtro – Laudo revela que filho de Moraes deu um tapa em empresário 
Bolsonaro se pronuncia sobre censura de perfis de Marçal nas redes 
Tempos muito sombrios para a humanidade 
A hora dos verdadeiros democratas 
Democracia ou Alexandre de Moraes? É hora da escolha

28-8-2024: Oeste sem filtro – Moraes censura entrevista de Filipe Martins

[Viagens & Destinos] Avenida Copacabana e Praça Sarah Kubitschek


Anteriores: 
Um passeio pelas ruas de Ipanema, Lagoa e Copacabana 
[Viagens & Destinos] Dica de como chegar na Marina da Glória 
Final de tarde na Praia de Copacabana 
Avenida Atlântica, Copacabana
Rua da Carioca, Rio de Janeiro

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Censura do “Bem”


Telmo Azevedo Fernandes

O dono do Facebook divulgou uma carta onde admite formalmente que, a pedido do governo americano, exerceu censura contra terceiros nas redes sociais. Mark Zuckerberg identifica explicitamente a Casa Branca como origem das pressões censórias a que foi repetidamente sujeito e a que cedeu. Note-se que Kamala Harris é vice-presidente dos Estados Unidos e dada a fragilidade cognitiva de Biden, é muito plausível que as ordens para censurar conteúdos no Facebook tenham vindo direta ou indiretamente desta ultra esquerdista muito apreciada na bolha midiática portuguesa. É curioso que um censor seja hoje visto como um democrata por largos setores da sociedade…

A carta que Zuckerberg escreveu vai ainda mais longe, divulgando que além da Casa Branca e da Administração Biden-Kamala, o próprio FBI deu, na prática, instruções ao Facebook para remover conteúdos online por supostamente serem considerados desinformação, quando não passavam de notícias politicamente inconvenientes para o governo de Biden e Kamala.

Já em França, o dono do Telegram, concorrente do Facebook e do X, foi preso pelas autoridades locais que se queixam da falta de moderadores de conteúdos nesta rede social e acusam a empresa de permitir atividades criminosas na plataforma, nomeadamente de espalhar informações falsas e propaganda pró-Kremlin. É argumento equivalente a mandar prender o presidente dos CTT por não vasculhar todo o correio que circula em Portugal, algum do qual, certamente, com conteúdo nada recomendável. Ou então mandar prender o presidente da Estradas de Portugal pelo facto de um condutor ter propositadamente provocado um acidente mortal.

As virtudes da 'diversidade' ou o desenterro de Norm Macdonald

Paulo Hasse Paixão

Norm Macdonald

Um “refugiado” Sírio que já devia ter sido deportado da Alemanha há séculos, porque era do conhecimento das ‘autoridades’ que se tratava de um terrorista a soldo do ISIS, desatou a esfaquear aleatoriamente uma quantidade de infelizes que se encontravam no “Festival da Diversidade” (as ironias aqui não acabam nunca) realizado em Solingen, matando três deles. E qual é a preocupação da imprensa corporativa alemã? Que este ato de terror vai favorecer os argumentos da “extrema-direita”.

Porque o problema não são os extremistas islamitas que infectam a Alemanha, às centenas de milhar, se não aos milhões, e que fizeram explodir os índices da criminalidade violenta no país.

O problema nem sequer é o facto concreto dos três infelizes, inocentes, que foram mortos pelo terrorista.

Não. O problema é a “extrema-direita” que se recusa a aceitar as virtudes da “diversidade”.

O célebre meme do já falecido comediante norte-americano Norm Macdonald cai neste assunto que nem ginjas: Porque há mesmo gente que pensa assim. Há mesmo gente que se sente moralmente superior aos outros por acreditar nesta versão alucinada da realidade, o momento em que até a sátira é convertida em manual de normas. 

27-8-2024: Oeste sem filtro – Reviravolta no caso Moraes no aeroporto de Roma


Relacionados: 

26-8-2024: Oeste sem filtro – Laudo revela que filho de Moraes deu um tapa em empresário 
Bolsonaro se pronuncia sobre censura de perfis de Marçal nas redes 
Tempos muito sombrios para a humanidade 
A hora dos verdadeiros democratas 
Democracia ou Alexandre de Moraes? É hora da escolha 
23-8-2024: Oeste sem filtro – STF substitui a lei pelas convicções dos ministros 
22-8-2024: Oeste sem filtro – Moraes manda PF tomar celular de perito

[Quadro da Quarta] Jovem Mulher à Janela

Salvador Dalí, 1925

Anteriores: 
Solidão 
Sol da Manhã 
Independência (Squire Jack Porter) 

terça-feira, 27 de agosto de 2024

A Igreja na era das Fake News – Vitor Grando – 1º Sábado Teológico da CBI

Assunto: A relação do fenômeno das Fake News com os conceitos de pós-verdade, do relativismo e do pós-modernismo.

Bibliografia básica:

- Deus na era Secular (Tim Keller)

- Strange New World (Carl Trueman)

- Sem lugar para a Verdade (David F. Wells)

Vitor Grando é Mestrando em Teologia (PUC-Rio), Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul. Além disso, possui mestrado em Filosofia pela UFRJ (Lógica e metafísica) e é presbítero da Igreja Presbiteriana do Bairro Imperial. 

Comunidade Batista De Itaboraí, 26 de agosto de 2024

[Livros & Leituras] The New American – Kamala & J.D.: Who are they?

[Aparecido rasga o verbo] O Patinho Feio que não era feio

Adaptado do conto original de Hans Christian Andersen 

Aparecido Raimundo de Souza 

TODAS AS HISTÓRIAS da minha infância começavam assim: “Era uma vez...” Obviamente, a história do meu “Patinho Feio” não poderia ser de outra maneira. Existem algumas coisas que Hans Christian Andersen deixou à deriva. Por exemplo? O nome do Patinho Feio. Qual deveria ser o nome do personagem principal? Todo mundo já sabe: Patinho Feio. Mas Patinho Feio não é um nome. É uma maneira miserável, esdrúxula e imperdoável de apelidar alguém, ou de chamar uma criaturinha maravilhosa de feio. Tal fato não acontece aqui na minha adaptação. O meu Patinho pode até não ser agradável aos olhos. Todavia, tem nome. Ele se chamará, a partir de agora, Noa. A mãe dele é uma patinha graciosa. Também lhe dei um nome bonito: Dercy. Pelo amor de Jesus Cristo, nada a ver com a Dercy Gonçalves. Essa jovem atriz nunca foi feia. O que tinha divorciada da estética ou dos padrões de beleza era substituído pela sua performance e pela sua transformação nos palcos. Sem falar na sua originalidade. Tanto nos programas de televisão, como nas apresentações nas rádios e, igualmente, nos cinemas e nos shows que participava Brasil e mundo afora.

Na verdade, a esfuziante e psicodélica Dercy não se sentia medonha. Ficava (para quem se deu ao trabalho de ler a sua biografia, pelas mãos de Fernando Morais) pê da vida, subia nas tamancas, trepava nos postes, pulava em cima dos carros e até em lambretas e bicicletas, quando um imbecil qualquer a alcunhava de “mostrinha de Santa Maria Madalena.” Pois bem! Meu Patinho Feio poderia até ser cabuloso, porém, agora possuía um nome. Hans Christian que me perdoe. Aliás, feio, por feio, Hans também deixou muito a desejar em matéria de apelido. Deveria ter brigado com a mãe e pedido para achar um patronímico mais bonito ou mais condizente com o seu estado de criador de historinhas infantis. Creio que, por ter sido batizado Hans, de raiva mandou brasa no seu Patinho, cognominando o desventurado de feio. O patinho, a bem da verdade, tinha suas qualidades. Nascera um patinho dotado de uma empatia impressionante e uma capacidade quase sobrenatural de se perder em labirintos de pensadores introspectivos. Ao contrário dos seus doze irmãos (cinco machos, incluindo ele, logicamente, e sete fêmeas), que desfilavam com graça e autoconfiança, o nosso Noa, por puro azar, carregava em sua concepção um probleminha puramente estético.

Vasco brilha no segundo tempo e vence o Athletico-PR de virada em São Januário

O Vasco da Gama foi superior no segundo tempo e venceu o Athletico-PR de virada, pelo placar de 2x1, em São Januário

França Fernandes

Com um segundo tempo de gala em São Januário e soluções que saíram do banco de reservas, o Vasco superou importantes baixas e venceu o Athletico-PR, de virada, pelo placar de 2 a 1 na noite desta segunda-feira (26), em São Januário, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Rafael Paiva saiu atrás do marcador e virou com gols marcados por Emerson Rodríguez e Vegetti para dar um salto na tabela e ver mais de longe o risco na parte inferior.

Foto: Jorge Rodrigues/Estadão Conteúdo

A vitória em casa levou o Cruzmaltino à oitava colocação do Brasileirão com 31 pontos somados. O próximo compromisso será novamente em São Januário contra o Athletico-PR, na quinta-feira (29), pela ida da fase quartas de final da Copa do Brasil.

O jogo

Apesar dos desfalques importantes de Coutinho, com Covid-19, e David, com quadro de celulite facial, o Cruzmaltino conseguiu seguir a ideia de jogo proposta por Rafael Paiva e buscou ter a bola diante do Furacão na Colina Histórica. Com Payet centralizado, a equipe rodou o jogo buscando as opções entre as linhas dos paranaenses, mas pecou no terço final nas primeiras movimentações.

Se meio e ataque buscavam as construções, a defesa do Vasco viveu mais um dia ruim e isso custou caro após diversos erros de saída de bola e posicionamento. O Athletico aproveitou isso, conseguiu construir bem pelo meio até a bola aparecer para o volante Gabriel, que finalizou livre da entrada da área e acertou o canto direito de Léo Jardim aos 23 minutos.

Foi uma primeira etapa marcada por muitos erros do time cruzmaltino. Organizado em um primeiro momento, chegou a acertar a trave após cabeceio de Vegetti, mas foi apenas essa a ação de maior perigo. Em um cenário geral nos primeiros 45 minutos, o Athletico-PR foi superior e só não aumentou o marcador devido às boas intervenções do goleiro Léo Jardim.

[Livros & Leituras] Journal de guerre: C'est l'Occident qu'on assassine

Gilles-William Goldnadel, Éditions Fayard, Paris, janvier 2024, 304 pages.

Ce «  journal de guerre  » débute le 7 octobre, jour du pogrom perpétré par le Hamas. Il s’agit d’un journal intime sur les états d’âme d’un juif dans la peine et d’un journal de réflexions politiques et psychologiques d’un avocat engagé dans la sphère publique.

Un écrit «  à chaud  », car la tragédie que nous vivons a des enjeux civilisationnels qui devraient tous nous inquiéter.

Samedi, 7 octobre 2023, 6h 30

Il ne s’agit ni d’un journal intime ni d’un journal officiel. Mais d’un journal de guerre.

Guerre contre le désarroi personnel né un 7 octobre au réveil.

Guerre contre la détestation des Juifs et de leur État.

Guerre au jour le jour contre la nuit qui vient.

Guerre contre la désinformation médiatique pour causes idéologiques, à commencer par celle de l’audiovisuel public. Cette idéologie anti-occidentale du double standard, cette préférence pour l’Autre, qui traite différemment l’immigré et le Français, le Palestinien et l’Israélien.

Guerre contre une extrême gauche ayant sombré dans l’antisémitisme après son alliance avec l’islamisme.

26-8-2024: Oeste sem filtro – Laudo revela que filho de Moraes deu um tapa em empresário

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Com registro de 11,8°C, semana no Rio começa fria e chuvosa; tempo muda nos próximos dias

Além das baixas temperaturas, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para o litoral carioca

O Dia

Com os termômetros marcando temperaturas bem abaixo do que os cariocas estão acostumados, a semana começou fria e chuvosa no Rio. Agasalhos, que geralmente ficam guardados durante a maior parte do ano, agora são itens indispensáveis para enfrentar o clima gelado na capital.

Segundo o Alerta Rio, a madrugada desta segunda-feira (26), registrou a mínima de 11,8°C, no Alto da Boa Vista. No entanto, a partir desta terça (27), a previsão é de que as temperaturas voltem a subir.

Uma equipe do DIA flagrou cariocas encasacados no Centro do Rio, onde os termômetros marcavam 15°C por volta das 10h. O cenário incomum para a cidade, conhecida por suas temperaturas mais altas, contou com pessoas vestindo cachecóis e casacos pesados. 

Foto: Reginaldo Pimenta/Agência O Dia

Além das baixas temperaturas e da chuva em alguns bairros, neste domingo (25) a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para o litoral carioca. Estão previstas ondas de até 2,5 metros de altura, que podem atingir a orla até as 18h desta segunda-feira (26). O aviso serve como um alerta para banhistas e pescadores, que devem evitar o mar até que as condições climáticas melhorem.

Luana Piovani e mais famosos relatam terremoto em Portugal: 'Bem forte'

O autor de novelas Aguinaldo Silva disse que acordou com o tremor

O Dia

Luana Piovani [foto] e mais famosos falaram sobre o terremoto de magnitude 5,3 que atingiu Portugal, nesta segunda-feira (26), nas redes sociais. Moradora do país, a atriz e apresentadora de 47 anos contou em seu Instagram Stories que sentiu a terra tremer e definiu a sensação como "maluca".

"Menina, hoje tremeu a terra aqui em Portugal. Eu acordei de madrugada e eu pensei nisso, mas sabe aquele acordo zumbi de 4 segundos assim? Voltei a dormir. Agora de manhã só se fala nisso e parece que foi um abalo sísmico bem forte. Já senti quando morava no Japão, mas nunca mais tinha sentido. É uma sensação bem maluca porque você sente que tem alguma coisa acontecendo, mas você leva um tempo para entender que a terra que está tremendo", afirmou Luana.

Letícia Spiller também relatou a situação. "Essa madrugada por aqui a terra tremeu". O autor de novelas Aguinaldo Silva [foto] disse que acordou com o tremor. "5:30 da manhã, 20 minutos após o tremor de terra aqui em Portugal, que me acordou e me fez pular da cama. Tudo calmo, ninguém na rua."

“Vir para o maior clube de Portugal é um orgulho”

Samu Omorodion mostrou “enorme satisfação” na hora de rubricar contrato com o FC Porto

O novo camisola 9 do FC Porto sente “uma enorme satisfação”, “orgulho” e está “muito feliz” por representar “o maior clube de Portugal”. Na hora de assinar um contrato que o vincula a este emblema até 2029, Samu Omorodion agradeceu “aos portistas pela recepção e pelas mensagens de apoio” e ainda “ao presidente e a todos os que trabalham com ele pela confiança” depositada.


Os 90 minutos na bancada no jogo contra o Rio Ave e o primeiro treino no Olival não deixam dúvidas ao reforço: “Temos uma equipa muito boa, um grupo muito forte que vai lutar pelo título e vai criar grandes memórias”.

Agora, o espanhol de 20 anos será mais um a “dar o máximo” em campo para trazer “alegrias” ao público e espera “mostrar o nível” que o colocou no radar dos colossos europeus com uma camisola que “muitos avançados icónicos usaram”.

A felicidade imensa no primeiro impacto
“Sinto uma enorme satisfação de estar aqui. Estou muito feliz por assinar pelo maior clube de Portugal e quero agradecer ao presidente e a todos os que trabalham com ele pela confiança que depositaram em mim desde o primeiro momento. Também aos portistas pela receção e pelas mensagens de apoio, estou muito contente.”

Ambição e qualidade para triunfar
“Temos uma equipa muito boa, um grupo muito forte que vai lutar pelo título e vai criar grandes memórias.”