terça-feira, 24 de outubro de 2023

[Livros & Leituras] Brasil

Maurice Le Lannou, Publicações Europa-América, Lisboa, setembro de 1957, 222 páginas.

O Professor Maurice Le Lannou, da Faculdade de Letras da Universidade de Lyon, é um geógrafo eminente, autor de obras justamente apreciadas como Itinéraires de Bretagne (1941), La Géographie humanine (1949), Géographie de la Bretagne (em 2 volumes, 1950-1952).

Conhecido dos seus alunos por nunca ter feito cursos sobre países que não tivesse visitado, fazendo disso ponto de honra como geógrafo, Maurice Le Lannou percorreu o vasto território brasileiro, esses 8 516 037 quilômetros quadrados, que fazem do Brasil, pela extensão, após a URSS, a China, o Canadá, a quarta formação política do mundo.

O historiador Charles Morazé, o institucionalista e demógrafo Jacques Lambert, o geógrafo Pierre Monbeig publicaram recentemente obras sobre o Brasil. O livro de Maurice Le Lannou é, todavia, um livro diferente.

Embora estude o Brasil no seu conjunto, a sua obra é uma geografia regional do Brasil, e reflete, além da observação direta, um domínio perfeito da bibliografia brasileira e em línguas estrangeiras relativa ao grande país da América do Sul.

Portugueses e Brasileiros vão encontrar no livro de Maurice Le Lannou, um verdadeiro e minucioso retrato do Brasil.

A descrição regional do Brasil e a análise das fases e características particulares da sua construção nacional é uma chave para a compreensão dos problemas atuais do grande país que os portugueses criaram e que reúne condições para vir a ser uma das maiores potências mundiais.

Maurice LE LANNOU, 1906 - 1992

Anteriores: 
[Livros & Leituras] Lidas e a ler 
5 minutes par jour (pas plus!) pour connaître l'Histoire de France 
Os Thibault 
Luanda: suas gentes, usos e costumes 
Próximas leituras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-