segunda-feira, 23 de outubro de 2023

[Sétima Arte] The French Connection

(Brasil: Operação França; Portugal: Os Incorruptíveis Contra a Droga) é um filme de suspense policial americano de 1971 dirigido por William Friedkin. O roteiro, escrito por Ernest Tidyman, baseia-se no livro não ficcional de Robin Moore de 1969, The French Connection: A True Account of Cops, Narcotics and International Conspiracy.

Ele conta a história dos detetives do Departamento de Polícia de Nova Iorque, Jimmy "Popeye" Doyle e Buddy "Cloudy" Russo, cujos integrantes na vida real eram os detetives da narcóticos, Eddie Egan e Sonny Grosso, em busca do rico contrabandista de heroína francês Alain Charnier.

O filme é estrelado por Gene Hackman como Popeye, Roy Scheider como Cloudy, e Fernando Rey como Charnier.

Foi o primeiro filme com classificação R-rated a ganhar o Óscar de Melhor Filme desde a introdução do sistema de classificação de filmes MPAA. Também ganhou o Óscar de Melhor Ator (Hackman), Melhor Diretor (Friedkin), Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado (Tidyman).

Foi indicado para Melhor Ator Coadjuvante (Scheider), Melhor Cinematografia e Melhor Mixagem de Som.

Tidyman também recebeu uma indicação ao Prêmio Globo de Ouro, um Writers Guild of America Award e um Prêmio Edgar pelo seu roteiro.

O American Film Institute incluiu o filme em sua lista dos melhores filmes americanos em 1998 e novamente em 2007. Em 2005, o filme foi selecionado para preservação no National Film Registry dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso como "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo".

(…)

Wikipédia

No IMDb: 7,7/10 (?!)

No DVD a que assisti, o filme tinha dois cortes. Não entendi… 😯

Eu achei o filme do cacete! Filmaço!

Aí, estou assistindo, eis o que me aparece:


Sim, o Hotel Roosevelt, onde pernoitamos muitas vezes!

Anteriores: 
Sssssss – O Homem-Cobra 
O Sol é para todos 
Pulp Fiction 
Cidade de Deus 
[Sétima Arte] Os dez melhores filmes aplaudidos de pé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-