Também estão nas universidades, centros de pesquisa, editoras, associações, sindicatos e coletivos.
A revista “Esprit”, na última edição, nº 502, de outubro 2023, é um libelo contra o que ela entende por “extrema-direita”, particularmente contra o partido “Rassemblement National”. Tudo bem: liberdade de expressão, acima de tudo. Blasfémia ulcerosa para a esquerda.
Em frente. Dentre as tantas matérias, numa delas, “Les faillites de language” (As falhas de linguagem) três “especialistas” arrazoam a extrema-direita, regressiva e reacionária… e eis que fechando a diatribe, a confissão, ou pior, a constatação:
“É preciso opor às utopias regressivas e reacionárias do RN (mas não apenas dele) as utopias progressistas e lembrar as experiências concretas de solidariedades sociais. É a única maneira de lutar contra o sentimento de fatalidade e impotência.
Felizmente existem locais onde circulam outros imaginários: uma universidade que encoraja o espírito crítico, centros de pesquisa, editoras, associações, sindicatos e coletivos (vimos essa força quando das mobilizações contra a reforma das pensões). Estes espaços são para preservar, apoiar e atualizar, a fim de mostrar que um outro mundo é possível e que já está presente, pronto a se rebelar contra as forças da fatalidade.”
Concluiu a senhora Annie Collovald, Professora emérita de ciência política na Universidade Paris-Nanterre, que escreveu o livro “Le ‘Populisme du FN’, un dangereux contresens”, (O ‘populismo do FN’, um perigoso contrassenso”).
Surpreso, generoso leitor?
[Língua Portuguesa] Militância DAS ou militância NAS redações?
La liberté de la presse est en danger en Europe
Un diplomate français découvre l’islamogauchisme
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.
Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.
Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-