terça-feira, 16 de junho de 2026

Depois de Zambelli, a Itália julgará um caso ainda mais embaraçoso para o regime brasileiro

O caso de Tagliaferro é ainda mais escabroso que o de Carla Zambelli: ele é acusado de "tentativa de golpe" justamente por denunciar supostas irregularidades cometidas sob a gestão de Moraes no TSE


Leandro Ruschel 

Tagliaferro chefiou a orwelliana Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED), do TSE, e denunciou que o órgão teria virado uma central de censura à direita. As demandas por "fake news" partiriam do próprio gabinete de Moraes no Supremo, repassadas por seu juiz instrutor, e não eram anônimas, como propagava o tribunal. Quando ele não achou justificativa para censurar a Revista Oeste, mandaram-no "usar a criatividade". 

Vale lembrar quem alimentava a engrenagem. Segundo Tagliaferro, parte das denúncias que viravam censura à direita partia de colaboradores informais e militantes ligados à esquerda, de universidades e de organizações de "checagem". Na prática, o regime terceirizava a caça aos opositores para a própria militância. 

No Senado, ele revelou ainda um grupo informal de WhatsApp, o "Atos Antidemocráticos", que reunia servidores do TSE e a Polícia Federal para identificar manifestantes do 8 de janeiro cruzando imagens com o banco biométrico de eleitores. E acusou Moraes de combinar alvos com o PGR Paulo Gonet, montando relatórios com datas retroativas para justificar operações já feitas. 

[Aparecido rasga o verbo] As minhas saudades de mamãe Ana

Aparecido Raimundo de Souza

DIZEM QUE A MÃE é a raiz que segura não só os galhos, mas a árvore inteira. E é verdade. Quando mamãe Ana se foi, me deu a impressão que o chão se abriu num piscar de olhos debaixo dos meus pés, transformando tudo num buraco imenso e descomedido. Na verdade, não foi só ela que partiu.

Foi também aquele epicentro, ou o ponto fixo e imutável de uma alma perpétua de onde se originava o sismo do apoio porfioso, de onde nascia o amparo seguro, e, de contrapeso, a força motriz que mantinha em pé a nossa casa humilde onde todos nós nos abrigávamos sem os temores de um amanhã desconhecido.

Mamãe cultuava a voz que acalmava as brigas, as contendas e se moldava numa espécie de colo santificado que recebia a todos os seus filhos, sem escolher. Ela não tinha riquezas, nem estudo ou diploma. Apenas se harmonizava nas feições de uma criatura simples. Mera funcionária do IPASE, hoje INSS, acreditem vocês ou não, ela tinha uma alma tão imensa e acolhedora, que cabia todo mundo.

Era ela quem fazia o café quente pela manhã, quem arrumava a mesa do almoço e do jantar para todos se sentarem juntos, se unirem em igual modo num amplexo lhano e expansivo. Também vinha dela, a “contação” de histórias antigas e lembrava: “A família, meus filhos, é o bem mais precioso que a gente tem”. E após dizer isso, se quedava numa alegria eufórica que contagiava a alma.

Enquanto mamãe estava aqui no nosso meio, por mais que os quatro filhos, eu, Rogerio, André e Cláudio tivéssemos as nossas diferenças, nossas rusgas, nossas manias, e discussões bobas e sem sentido, — sempre havia um lugar seguro para voltarmos, um milhão de motivos de natureza bucólica para nos reunirmos ao redor da sua benignidade.

[Livros & Leituras] Inépcia – O livro mais importante desde a Bíblia

Renato Carreira, Coolbooks, 2025, 180 páginas. 

A cantar desde janeiro de 2001 e com um teor mínimo de originalidade de 97%, a Inépcia tem distraído gerações incontáveis de pescadores de Bacalhau nas frias noites da Gronelândia, onde as únicas companhias são o computador com ligação à Internet e misteriosas dores no pulso.

Fundado numa manhã de nevoeiro por um grupo de monges budistas amigos do tinto, este e-zine satírico sem corantes nem conservantes conseguiu tornar-se num meio de comunicação de referência nos principais países produtores de banana e está bem-posicionado para ganhar o almejado "Chicharro de Ouro" (prémio que o autor atribui a si próprio sempre que tem dinheiro para pagar ao dourador).

Para mais informações, visitar www.inepcia.com ou o imigrante eslovaco mais próximo da sua área de residência. 

Renato Carreira nasceu no planeta Terra no final do segundo milénio contado a partir do nascimento de Jesus Cristo. Até à data, ninguém o considera messias de qualquer religião, mas mantém as esperanças.

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Who Won The Third Gulf War?

Andrew Korybko 

Iran is poised to gradually return to the US-led Western order within certain limits exactly as Iran’s moderate faction has long wanted, its hardline faction has successfully preserved the armed forces and their missile stockpile, while Israel achieved none of its goals in its most epic defeat ever

Iran and the US plan to sign a Zarif-inspired memorandum of understanding (MoU) on ending the Third Gulf War this Friday in Switzerland. The exact details aren’t yet known, and Fortune reported that there were at least three competing texts, but all of them “include similar elements around reopening the vital Strait of Hormuz waterway, giving Iran sanctions relief and opening the door to longer-term negotiations around its nuclear program.” That’s already enough to arrive at several very important conclusions.

For starters, reopening the strait without Iran’s wartime petroyuan toll booth in place would represent a significant concession by the Islamic Republic, whose media surrogates celebrated this model as an historic multipolar milestone. The same goes for resuming negotiations on its politically sensitive nuclear program. The sanctions relief in exchange might arguably be worth it, however, judging by this estimate here of the profound economic-financial damage caused by the US’ (imperfect) blockade.

On that topic, it was explained here in late March that “The US will have lost the Third Gulf War if China can still rely on Iran as a reliable low-cost energy supplier while turning the yuan into a global reserve currency that challenges the petrodollar”, so preventing both is imperative from the US’ perspective. With the petroyuan reportedly out of the picture, that leaves Iran’s oil export dependence on China, but sanctions relief could help gradually redirect its sales (such as to India) without disrupting the market.

Leila Pereira reage e ameaça processar Bap após falas sobre a SAF do Vasco

Leila Pereira ameaça processar Bap após declarações sobre a SAF do Vasco da Gama e nega qualquer participação na negociação

França Fernandes

Leila Pereira ameaçou processar Luiz Eduardo Baptista, o Bap, após declarações do presidente do Flamengo sobre a possível venda da SAF do Vasco da Gama. A negociação envolve o empresário Marcos Lamacchia, que busca adquirir 90% da SAF do Cruzmaltino. 

Foto: Anderson Romão/AGIF

Em declaração enviada ao ge, a presidente do Palmeiras voltou a negar qualquer participação no processo. Além disso, reforçou que seu foco está exclusivamente na administração do clube paulista.

“Já cansei de dizer que sou presidente do Palmeiras, o meu mandato vai até dezembro de 2027 e eu não tenho absolutamente nada a ver com o Vasco. Eu sei que o Bap não vê a hora de me ver fora do Palmeiras, mas para isso acontecer ele vai ter de esperar até dezembro de 2027”, afirmou.

A polêmica começou após Bap afirmar, em entrevista ao Charla Podcast, que pretende recorrer à Justiça caso Marcos Lamacchia conclua a compra da SAF do Gigante da Colina. Segundo o dirigente rubro-negro, a relação familiar entre o empresário e Leila pode criar obstáculos para a operação.

Diante das declarações, a mandatária alviverde avisou que poderá tomar medidas judiciais caso continue sendo associada às negociações envolvendo o Time de São Januário.

[Sétima Arte] O Vingador

A Man Apart (bra: O Vingador; prt: Um Homem à Parte) é um filme norte-americano de 2003, dos gêneros ação, suspense e policial, dirigido por F. Gary Gray.

Sean Vetter (Vin Diesel) e Demetrius Hicks (Larenz Tate) são dois policiais que atuam na fronteira dos Estados Unidos com o México, no órgão de combate às drogas.

Conhecidos pelo método violento com que agem, eles conseguem prender Memo Lucero (Geno Silva), o famoso líder do Cartel de Baja, o principal grupo traficante local.

Após o encarceramento de Lucero em uma prisão de segurança máxima, Vetter acredita que poderá relaxar e ficar mais tempo em casa, com sua esposa Stacy (Jacqueline Obradors).

Porém, logo após um homem desconhecido, que age sob a alcunha de Diablo, começa a ascender na liderança do Cartel de Baja.

Vetter e Hicks partem para tentar identificá-lo, mas Diablo reaje atingindo Vetter em seu ponto mais vulnerável: sua esposa.

Arrasado com sua morte, Vetter decide usar todas as formas possíveis para encontrar Diablo e se vingar.

domingo, 14 de junho de 2026

Educação sem violência e o vínculo real entre mães e filhos

Helicópteros colidem no ar, e seis pessoas morrem no Rio

Muito além do futebol

Os problemas que envolvem a participação da Seleção do Irã na Copa não passam da extensão dos problemas do Oriente Médio — que o ocidente se recusa a entender


Nuno Vasconcellos

A Copa do Mundo da FIFA está aí e muita gente vem demonstrando incômodo diante de um detalhe. Entre as 48 equipes que participam o torneio, disputado nos Estados Unidos, no México e no Canadá, existe uma certa tensão em torno da presença da Irã e do tratamento que os atletas e dirigentes estão recebendo do governo americano.

Oficialmente, o Irã já estava classificado para a Copa mesmo antes do fim das eliminatórias asiáticas — no dia 10 de junho de 2025. Mas apenas no dia 9 de maio passado, a federação de futebol do país — depois de ameaçar não pôr o time em campo — aceitou as normas de segurança impostas pelo governo dos Estados Unidos.

A delegação não poderá pernoitar em território americano. O time se hospedará em Tijuana, no México, e viajará de avião para as cidades de Los Angeles (onde enfrentará as equipes da Nova Zelândia e da Bélgica) e de Seattle (onde jogará contra o time do Egito). E nem todos os integrantes da delegação estarão autorizados a pisar em território americano — apenas aqueles que estiverem diretamente envolvidos com a partida.

A viagem de ida será feita no dia do jogo e a volta, logo depois da partida. Entre Tijuana e Los Angeles, a viagem dura 45 minutos. Até Seattle, pouco mais de duas horas. Visto por esse lado, é um absurdo. Obrigar atletas a condições tão desiguais de competição em relação aos adversários está sendo considerado um absurdo do ponto de vista esportivo. Isso comprometeria o desempenho e reduziria as chances da equipe. Mas, e se for justamente isso que o Irã deseja? Ou seja: usar sua presença na Copa como uma espécie de alto falante para o discurso antiamericano que faz questão de manter inflamado.

O time do Irã certamente não se classificará para a segunda fase da competição — e a culpa pelo desempenho dos atletas certamente será debitada na conta das imposições dos Estados Unidos. Será que apenas isso explicará o mau desempenho? Antes da participação atual, a equipe iraniana esteve presente em seis das 22 edições da Copa. A primeira delas em 1978, na Argentina, antes da revolução islâmica que transformou o país num inimigo declarado do Ocidente. Nunca foi além da primeira fase.

Pichador, pra mim é a pior raça que tem 😡

Cariocasemfiltro 

Cara, eu estava olhando essa fachada e a única pergunta que me veio na cabeça foi: o que passa pela mente do sujeito que olha pra uma igreja histórica dessas e pensa "vou rabiscar isso aqui"? Sério. Tem que ser um nível absurdo de falta do que fazer.

A pessoa vê uma construção centenária, cheia de história, cheia de detalhes, cheia de trabalho envolvido, e a única coisa que consegue produzir é degradação. Não melhora nada. Não cria nada. Não preserva nada. Não valoriza nada. Só estraga. Só suja. Só deixa pior.

E te falar? Se tu faz isso daqui achando que é arte sinto te informar: não é arte. é ridículo num nível absurdo! Ninguém gosta. Só você e mais uns 20 trouxas que fazem também.

É o tipo de comportamento que eu nunca vou conseguir respeitar. Quanto mais eu ando pelo Centro e vejo o esforço que existe para manter de pé construções históricas, mais revoltante fica ver um sujeito desses transformando patrimônio em parede de rabisco.

[As danações de Carina] O Cérbero guardião de um mundo impenetrável

Carina Bratt

NA MITOLOGIA GREGA, o Cérbero era o cão de três cabeças ferozes, que guardava a entrada do ‘Reino dos Mortos’. Ninguém entrava sem a sua permissão. Ninguém saía sem o seu consentimento. Era a porta fechada, trancada com a chave do medo tétrico, bem ainda com o limite intransponível do poder absoluto sem direito a recurso. 

Aquarela de William Blake (1757-1827) National Gallery of Victoria, Austrália

No Brasil de hoje, encontramos as figuras vivas desse mito encarnada nas pessoas dos ministros. Eles treparam entre si, coabitaram, se propagaram, engravidaram, se fizeram coesos e agem exatamente como aquele cão lendário vindo dos infernos. Esses vermes se postam (como cartas sem remetentes e se prostram às portas sujas das instituições. Decidem quem pode falar, quem pode escrever, quem pode pensar, quem pode entrar e quem deve ser jogado no abismo do silêncio e da perseguição.

Em linhas gerais, o Cérbero de ontem, lembrando o de três cabeças, se multiplicou. As três cabeças viraram 11. O ‘Reino dos Mortos’ ganhou um nome estranho: ‘Papuda’. Dizem que essas infâmias, ou os 11, são membros da mais alta Corte do Corte do país, tipos os guardiões da Constituição, ou dito de forma mais clara, os posudos defensores ferrenhos das leis e da democracia.

Das ‘leis’ deles e da ‘democracia’ adoentada, ambas esperando ser mortas ou esfaqueadas em face de uma doença terminal. O que vemos na prática do cotidiano são outras coisas. Homens travestidos de deuses falsos, de lombrigas com caras e bocas de sapos, entidades que transformaram as togas em uma espécie de mantos repletos de drogas, ou de soberanos, as canetas cagando tintas pretas em cargos e em propriedades pessoais.

Onde é? Qual o nome? 😉

sábado, 13 de junho de 2026

Aladim

Na mosca!

12-6-2026: Oeste sem filtro – PF rejeita segunda proposta de delação de Vorcaro


🚨 ASSISTA AGORA: A Justiça da Itália causa um terremoto em Brasília ao citar suspeição de Alexandre de Moraes na libertação de Carla Zambelli, gerando forte reação do STF e do Governo Lula.

Enquanto isso, os bastidores da política fervem com a delação rejeitada de Vorcaro envolvendo US$ 30 milhões, Davi Alcolumbre e o PT da Bahia.

Na pauta internacional e econômica, Elon Musk se torna o primeiro trilionário da história com o IPO da SpaceX, e o Brasil enfrenta tensão com os EUA sobre tarifas.

E ainda: os gastos luxuosos de Lula em Paris, fraudes no INSS e os detalhes da prisão domiciliar de Jair Bolsonaro. 


Relacionados:

Moraes é desmoralizado em decisão na Itália sobre Zambelli 
“banqueiro aparece para afirmar que Lula é a opção mais segura porque é ‘previsível’.” 
Mais uma vergonha para Moraes e para a (in)justiça brasileira no exterior 
Minha despedida da Globo News 
Aposentado que não pedir o dinheiro da fraude até 20 de junho perde o direito pelo canal mais rápido 
André Ventura pressiona Portugal para classificar PCC e Comando Vermelho como grupos terroristas 
Suécia reduz idade penal para 13 anos e cria prisões para menores envolvidos com gangues 
O Fingidor e o Espelho 
As múltiplas personalidades de Alexandre de Moraes: vítima, relator e julgador 
Forca trocada 
Gilmarpalooza em Lisboa

Moraes é desmoralizado em decisão na Itália sobre Zambelli

[Pernoitar, comer e beber fora] O Tacho: calamitoso

Por minha sugestão, fomos o casal M/JV (brasileiro) e HT/LT. 

Lá chegados, notamos desde logo o aperto entre as mesas e o barulho das cadeiras.

O menu que nos foi estendido era diferente: o bacalhau, por exemplo, era “bacalhau com grão e ovo”. Foi o que JV e eu escolhemos.

Gente! o meu era, sabe?, o rabo, que retirada a coluna horizontal e a pele, restou uns pedacinhos bem fininhos infestados de espinhas. Mostrei ao atendente que retirou a travessa, e pedi a vitela.

Tristemente, não tiramos fotos.

M pediu a vitela, não terminou. 

HT/LT pediram o bife da casa.

O atendimento é… enervado e nervoso…

NEVER AGAIN!😡

Facebook

Tripadvisor

Relacionado:
O Tacho 

Anteriores:
Pizzaria da Tijuca é eleita a melhor do Rio no ‘Oscar das pizzas’ 
Solar dos Presuntos 
[Pernoitar, comer e beber fora] 5 principais queixas dos portugueses em relação à restauração 
Parada na Estrada: Restaurante Araucária e sua costela no bafo - Vale muito a pena conhecer 
Cadeg: 13ª edição do Festival do Bacalhau começou nesta sexta-feira 
Hotel da Ameira 
Restaurante e Churrasqueira Montenegro, Algés 
A Casa do Bacalhau: atendimento analfabeto 
Outback, bye bye! 
A Cabana, em Fátima

[Versos de través] Tudo me fala

Manuel Cândido Pimentel 

Tudo me fala do poema que um dia foste, sobretudo os pássaros no limoeiro.
O pássaro que assobiava como gente e parecia chamar outra gente…
agora chama por ti.
Do outro lado da rua os chorões agitam-se de adeus…
A minha alma trepa pelos ramos e chora em cada adeus,
e depois é a fúria do vento increpando deus
e depois é o medo de ter-te perdido
como quem se perde e não volta ou não sabe voltar
pelos caminhos em que se perdeu…
Ah, meu amor, que te foste e vives encantada
no limoeiro,
no assobio dos pássaros,
no adeus dos chorões.

Manuel Cândido Pimentel, Casa da Calçada, 10-1-2024 

Anteriores:
Sétimo dia da Paixão 
Hoje 
Ausência 
Enquanto a noite for a noite 

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Distopia do Reino Unido: escolas ensinam às crianças que só as pessoas brancas podem ser racistas

Paulo Hasse Paixão

Um programa escolar que ensina teorias raciais controversas, incluindo a afirmação de que apenas as pessoas brancas podem ser racistas, gerou reacções negativas por parte dos pais e de vários sectores da sociedade britânica 


As escolas de Sheffield, Inglaterra, lideradas pela Notre Dame High School, introduziram aulas sobre “Privilégio Branco” e outras teorias raciais controversas, ensinando que as pessoas negras não podem ser racistas com as pessoas brancas devido à falta de poder cultural. Os alunos de apenas sete anos de idade estão a ser informados de que têm a “responsabilidade” de combater o racismo na sociedade.

O currículo baseia-se em teorias popularizadas por académicos radicais como Patricia Bidol-Padva, que defende que o racismo é “preconceito mais poder”, e foi endossado por justiceiros sociais como Robin DiAngelo. Os críticos observam que estas ideias são apresentadas como factos, apesar de serem altamente contestadas e contrárias à lei britânica.

Os críticos argumentam que estas aulas podem exacerbar as tensões raciais entre os alunos, enfatizando a divisão e promovendo uma narrativa unilateral. Além disso, os alunos brancos da classe trabalhadora, que já estão entre os mais desfavorecidos na Grã-Bretanha, podem ser ainda mais marginalizados por estes ensinamentos, particularmente à medida que a demografia das escolas muda. Os alunos brancos já são uma minoria numa em cada quatro escolas inglesas.

Durante os governos do Partido Conservador que antecederam o atual governo do Partido Trabalhista, o Sindicato Nacional da Educação promoveu ensinamentos semelhantes, incluindo a introdução de conceitos de “Privilégio Branco” para crianças de apenas cinco anos de idade.

O calendário dos Dragões no Mundial 2026

Diogo Costa (Portugal), Eustáquio (Canadá) e Deniz Gül (Turquia) são os representantes do FC Porto


Arrancou nesta quinta-feira a 23.ª edição do Campeonato do Mundo, organizada conjuntamente por Estados Unidos, Canadá e México até ao próximo dia 19 de julho e com um formato sem precedentes: 48 seleções, 12 grupos e um total de 104 jogos.

Entre os craques que vão disputar o Mundial 2026 estão três Dragões: Diogo Costa (Portugal), Eustáquio (Canadá) e Deniz Gül (Turquia). A seleção portuguesa integra o Grupo K juntamente com Colômbia, República Democrática do Congo e Uzbequistão.

A seleção canadiana, uma das anfitriãs, está no Grupo B com Suíça, Bósnia e Herzegovina e Catar. A equipa turca, por sua vez, tem a companhia de Paraguai, Estados Unidos e Austrália no Grupo D. Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam diretamente para a fase seguinte da prova.

“banqueiro aparece para afirmar que Lula é a opção mais segura porque é ‘previsível’.”

Karina Michelin

Ricardo Lacerda [foto] acaba de oferecer um retrato quase perfeito de um dos maiores erros de avaliação política e econômica da elite brasileira nas últimas décadas. 

Depois de tudo o que aconteceu no Brasil nos últimos anos - explosão da dívida pública, destruição do teto de gastos, déficits bilionários, expansão do Estado, insegurança jurídica crescente e crise institucional permanente - o banqueiro aparece para afirmar que Lula é a opção mais segura porque é “previsível”. 

É difícil acreditar que isso esteja sendo dito de forma séria. 

O mais curioso é que não estamos falando de um defensor de Lula. Estamos falando do mesmo Ricardo Lacerda que classificou este governo como fraco, ruim e inepto, criticou a deterioração fiscal, alertou para o crescimento dos gastos públicos e comparou a trajetória atual aos erros que antecederam a crise do governo Dilma. 

Segundo o próprio Lacerda, o governo é economicamente desastroso, fiscalmente irresponsável e incapaz de enfrentar os problemas estruturais do país. Ainda assim, seria a alternativa mais segura. O que mudou? 

Foi exatamente esse tipo de análise que ajudou a conduzir o Brasil ao cenário atual. A mesma elite que assinou manifestos pela “democracia”, garantiu que Lula havia mudado, prometeu responsabilidade fiscal, moderação e estabilidade. Erraram em tudo. 

Mais uma vergonha para Moraes e para a (in)justiça brasileira no exterior

João Luiz Mauad

Saiu o “acórdão” da Corte Italiana que libertou Carla Zambelli. Alexandre de Moraes e o STF ficaram muito mal da foto. 👊


““Deve-se considerar que os requisitos de imparcialidade e de distanciamento do juiz constituem não apenas uma condição essencial de equidade do processo, mas uma das garantias fundamentais que integram o núcleo duro do direito de defesa. (...) Tal garantia constitui uma proteção não apenas da funcionalidade da jurisdição, mas também do direito de defesa dos cidadãos”, diz o texto da decisão da Corte italiana.  

"Parte interessada"

Além disso, a Corte de Cassação reconhece na figura de Alexandre de Moraes uma pessoa interessada no processo, conforme o trecho:

Loja do Guanabara em Niterói ganha decoração de Copa feita com mais de 500 limões

Além da decoração especial, rede convida os consumidores para uma viagem por sabores de diversos países sem sair do Rio de Janeiro


Quem passa pela loja de Niterói da rede de Supermercados Guanabara já entra no clima da Copa antes mesmo da estreia do Brasil. Uma enorme bandeira feita com mais de 500 limões chama a atenção dos clientes e virou até ponto de parada para fotos. A decoração criativa foi produzida com centenas de limões Taiti, limões sicilianos, que representam a parte amarela, e algumas unidades envoltas em papel azul para formar os detalhes centrais da peça. A instalação celebra a paixão pelo futebol brasileiro e dá boas-vindas a uma experiência que vai muito além do esporte: uma verdadeira viagem pelos sabores de todo o mundo. 

E a proposta não para por aí. Assim como a decoração reúne as cores que remetem à seleção, os corredores das lojas da rede de Supermercados Guanabara apresentam uma seleção de produtos que representa diversos países, transformando as compras em um roteiro gastronômico internacional.  

[Aparecido rasga o verbo] Cozinhando sob pressão

Aparecido Raimundo de Souza

NA COZINHA bem cuidada da senhora Fogosa Folgada, ela é a rainha. Não estou fazendo referência a senhorita Fogosa Folgada, quero deixar isso bem claro. Me reporto a inoxidável Sirigaita Redonda, a panela de pressão. E, como tal, ela reina soberana. Esse artefato metálico do conforto industrial e da suprema engenharia “panelar” que a sociedade moderna inventou dizem os entendidos em chaleiras, bules, frigideiras, canecas e panelas, enfim, todas essas miscelâneas de bugigangas foram criadas para acelerarem a vida moderna.

Na prática ela, em especial, a panela de pressão funciona, verdade seja dita, como um teste psicológico gratuito. O ritual tem início sempre ingressando, ou melhor dito, do começo. A senhora dona Fogosa Folgada coloca o feijão, a água, o tempero e fecha a tampa com aquele encaixe digno de uma bomba nuclear construído nos cafundós da Feira de Acari. A partir daí a geringonça assume o comando. O chiado começa tímido, como quem pede licença, mas logo vira um apito ensurdecedor, tipo aquele do fatídico Titanic minutos antes de ir parar no fundo do mar exatos seiscentos e quarenta quilômetros a leste da Ilha de Terra Nova, no Canadá.

E, de fato foi levando um bando de criaturas berrando em seus ouvidos, inclusive o Leonardo Di Caprio e a estonteante Kate Winslet (esses dois últimos a serem encontrados, em face de, na hora de embarcarem, ambos misteriosamente terem trocado de nomes, ou seja, o Leonardo ingressou como Jack e Kate, como Rose Bukater). Já não quero mencionar o fato de vir à tona voltando, à panela de pressão, uma espécie de protesto descomedido de eleitores insatisfeitos sem saber em quem votar nas próximas eleições.

Em face disso, é curioso como ninguém confia plenamente na dita. A dita, é bom explanar explicando, não outra, senão a Sirigaita Redonda com fogo a todo vapor na bunda deixando o feijão em tumultuado reboliço. Dona Fogosa Folgada reza pra tudo quanto é santo, antes de retirar a tampa. Manda a filha dela, a Folgadinha (que grudada no celular não enxerga um palmo adiante do nariz e, de roldão, entocar a sua mãe e seu pai no quarto, por conta dos idosos, (ambos surdos dos olhos e cegos dos ouvidos) ficarem bem longe das adjacências da cozinha.

Distanciados o mais que puder, tendo em vista a bendita panela de pressão passar a quem dela se aproxima, notar uma certa expressão de bomba destruidora, de quem vai provocar uma explosão pior que a de Chernobil capaz de derrubar o prédio com seus vinte e dois andares. A Panela de Pressão, dizem os entendidos é o único objeto doméstico que transforma o simples ato de cozinhar em uma cena de suspense. Se o Chaves estivesse vivo, por exemplo, faria o professor Girafales se esconder debaixo das saias de dona Florinda e deixar o Kiko boquiaberto por não ter conseguido terminar de bater uma punheta para o traseiro dos óculos da Chiquinha.

quinta-feira, 11 de junho de 2026

Putin Rejected Zelensky’s Request For A Bilateral Meeting With Good Reason

Andrew Korybko 

Russia’s reported minimum goal per the “Spirit of Anchorage” is obtaining full control over Donbass.

Zelensky published a highly incendiary open letter to Putin last week requesting a bilateral meeting for ending the Ukrainian Conflict by freezing the frontlines with no Ukrainian concessions whatsoever at all. Putin rejected this request with good reason, but not before clarifying that it was already discreetly conveyed to him by a member of Russia’s business community who was earlier invited to Kiev, where Zelensky asked him to pass along his proposal. Zelensky later confirmed that it was Roman Abramovich.

Putin then explained to his audience at the plenary session of the latest St. Petersburg International Economic Forum (SPIEF) that, “The sole objective, from the Ukrainian perspective, is to impede the progress of our Armed Forces, nothing more. We require agreements that endure not for mere months, not for half a year, but for a significant historical period.” Only once everything is agreed to, he said, would he then consider meeting with Zelensky to sign the resultant peace deal.

Putin also referenced the Starobelsk dormitory bombing, which is believed to have been carried out by Ukraine (deliberately according to Russia or due to faulty intelligence as others claim), telling the businessman who Zelensky confirmed to be Abramovich, “What does this signify? They ask for a meeting whilst perpetrating such horrendous crimes as the murder of children. What is the implication of this?” He then concluded that Zelensky’s rude letter was meant to make such a meeting impossible in any case.

Este é o resultado de um presidente socialista em Belém!

Só há uma bandeira que deve estar em edifícios públicos: a de Portugal, e mais nenhuma! 

Título, Imagem e Texto: Hermínio Tavares, Facebook, 11-6-2026, 13h01

Minha despedida da Globo News


Durante muito tempo acompanhei a GloboNews em busca de informação.

Hoje, desligo a televisão com a sensação de que a notícia perdeu espaço para a opinião.

Não me interessam comentaristas que analisam tudo, de economia a geopolítica, como se fossem especialistas universais.

Sinto falta da reportagem, da apuração, dos fatos.

O jornalismo que me conquistou não era feito de narrativas permanentes, mas de informação precisa.

E é isso que continuo procurando.

#Jornalismo  #Informação  #opiniãonãoéfato 

Só para evitar qualquer confusão: nunca fui funcionária da GloboNews.

Meu vídeo não é um relato de quem trabalhou na emissora. É a opinião de uma telespectadora que acompanhou o canal durante anos e que, hoje, decidiu deixar de assistir por não se identificar mais com a linha editorial e com o modelo de cobertura adotado.

[Fotografando por aí] Praia do Pepê

Maio de 2026
Anteriores:
Fátima 
25 de Abril 
Ellie 
Arco-íris 
Tentando um duplo twist carpado 

[Viagens & Destinos] Santo Antônio – Lisboa 2026

🎉 A noite de Santo António Lisboa 2026 continua em Alfama — e neste vídeo a energia sobe ainda mais!

Depois da primeira caminhada pela festa ( • SANTO ANTÓNIO LISBOA 2026 | Santos Populares...), entramos agora numa Alfama em plena loucura popular, com música alta, dança, multidões, sardinhas, bebidas e uma alegria absolutamente contagiante.

Esta continuação mostra um dos momentos mais intensos da noite: uma enorme dança pública nas ruas de Alfama, com pessoas a dançar techno, a rir, a acenar à câmara Zen Walks e a viver os Santos Populares como só Lisboa sabe fazer.

🌀 Porque ver este vídeo

Vive a continuação da grande noite de Santo António 2026 em Alfama, com festa, dança, música, tradição, sardinhas, movimento e uma energia popular impossível de resistir. Perfeito para sentir Lisboa à noite, descobrir a loucura alegre dos Santos Populares, recordar Alfama em festa ou simplesmente caminhar por Lisboa a partir de casa.

📍 Percurso e destaques

00:00 Quick Preview

01:08 Alfama Goes Wild

03:27 On the Way to the Big Dance Party

05:01 Santo António Night in Alfama

07:25 Dancing in the Streets

07:50 Largo de São Miguel

[Daqui e Dali] A ambição humana

Humberto Pinho da Silva

Recentemente houve no nosso país campanha eleitoral; não foi muito diferente das realizadas em nações democratas e civilizadas.

Alguns candidatos, em lugar de debaterem ideias, apresentando soluções concretas e viáveis para melhorarem o bem-estar do povo, limitaram-se a denegrir, com mais ou menos educação, o antagonista. O diálogo que devia ser cortês, descambou, muitas vezes, ao que meu pai chamava de “a nível de antigos saleiros”.

Tanta contenda para atingir o que costumam, segundo dizem, acarretar muitos e graves dissabores!

Durante a visita que D. Pedro II realizou, em 1872, à cidade do Porto, manifestou o desejo de visitar o célebre romancista, Camilo Castelo Branco [foto], para o condecorar com a "Ordem da Rosa". 

1886

Vivia o escritor nessa época, em São Lazaro, na baixa portuense.

Recebeu o Imperador na sua modesta salinha de visitas. Enquanto aguardava Camilo, entreteve-se a observar as gravuras que pendiam pelas paredes, que representavam reis e poetas.

O romancista, ao chegar, vendo-o a examinar atentamente os quadros, disse-lhe, sorrindo:

quarta-feira, 10 de junho de 2026

Putin Powerfully Rebuffed The Hawks Who Want Him To Attack NATO

Andrew Korybko 

In his words, talk about Russia attacking NATO “is not simply nonsense; it is a provocation.”

Several top “Non-Russian Pro-Russians” (NRPR) influencers rang the alarm last month about Russia’s alleged plans to attack NATO, which were inspired by top hawk Sergey Karaganov and then Russian Ambassador to the OSCE Dmitry Polyanskiy ominously channeling his rhetoric. Readers can review examples of their warnings here, here, here, here, and here. Casual NRPRs therefore braced themselves for what would have in that scenario almost certainly been the start of World War III had it come to pass.

It obviously hasn’t and it likely won’t ever, however, judging by Putin’s response when he was recently asked about these alleged plans during a meeting with foreign journalists. In his words, “Why would Russia attack Europe or go to war with NATO? What would be the purpose? As I have said before, these claims are not merely nonsense. In my view, they are a deliberate provocation designed to create the impression of a threat that does not actually exist.”

Putin then elaborated that “The objective is to persuade their populations to increase defence spending and, as a first step, to pay for the regime that seized power in Kiev. That, I believe, is the real explanation. It is not simply nonsense; it is a provocation. What surprises me, however, is that some people in European countries appear to believe it. I find that astonishing. The whole notion is simply absurd. It would be amusing if it were not so sad.”

A pátria que coube num verso

Rafael Nogueira

Há países que escolhem para sua festa nacional uma batalha, uma revolução, um tratado, uma ata com cheiro de cartório. Portugal celebra a si mesmo no dia da morte de seu maior poeta. Ele mesmo: Luís Vaz de Camões.

Camões foi soldado, viajante, duelista, náufrago, funcionário pobre do império, homem de espada, cicatriz e sintaxe. Provavelmente perdeu um olho; dinheiro perdeu quase sempre; e perdeu também a paz, se algum dia a teve. Mas ganhou a língua — essa pátria que Fernando Pessoa reivindicaria como sua.

O poeta pertence à raça antiga dos que uniram letras e armas. Cervantes, mutilado em Lepanto, voltou da guerra para inventar Dom Quixote. Musashi escreveu O Livro dos Cinco Anéis depois de atravessar diálogos com sábios, duelos com invencíveis e anos de disciplina feroz. Churchill fez da língua inglesa uma fortaleza de memória contra Hitler. José Bonifácio levou ciência, poesia e Estado ao combate civilizacional de seu tempo. Rondon escreveu com fios telegráficos uma grande página da integração brasileira. Para homens assim, escrever era ordenar a vida diante do perigo.

Os Lusíadas nasceram dessa tensão. Mais do que crônica da viagem de Vasco da Gama à Índia, o poema é a tentativa de converter mar em vocação, risco em glória, império em destino. A pena purifica a espada, e a espada impede que a pena se perca em perfumaria e puerilidades. O Velho do Restelo lembra que a glória tem que ter juízo. Camões canta Portugal sem suspender a inteligência.

Aposentado que não pedir o dinheiro da fraude até 20 de junho perde o direito pelo canal mais rápido

O prazo administrativo para contestar os descontos ilegais do INSS se encerra em 20 de junho — sem prorrogação prevista. Quem não agir até lá terá de ir à Justiça para tentar recuperar o que é seu. O processo é gratuito e leva menos de 5 minutos pelo celular


O Dia

Uma notícia urgente que todo aposentado e pensionista do Brasil precisa ouvir antes que seja tarde: faltam apenas 10 dias para o encerramento definitivo do prazo para solicitar o ressarcimento dos valores descontados indevidos aplicados nos benefícios do INSS pelas associações fraudulentas. O prazo final é 20 de junho de 2026 — e desta vez não há sinal de nova prorrogação. Quem deixar passar essa data perde o direito à devolução pelo canal administrativo, que é gratuito, rápido e não exige advogado.

Entre março de 2020 e março de 2025, entidades associativas cadastraram aposentados e pensionistas sem autorização e aplicaram descontos mensais de mensalidades diretamente nos benefícios — sem que as vítimas soubessem ou tivessem concordado. O esquema foi revelado pela Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal e pela CGU, e causou um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões. Como resposta, o governo federal abriu um canal administrativo para que os segurados prejudicados pudessem contestar os descontos e receber de volta os valores sem precisar entrar na Justiça. O prazo original foi prorrogado duas vezes — e agora chegou ao limite final: 20 de junho de 2026. Segundo o Governo Federal, mais de 6,4 milhões de segurados foram afetados pelas cobranças irregulares. Até hoje, 4,5 milhões já foram ressarcidos e mais de R$ 3 bilhões foram devolvidos. Mas ainda há um número expressivo de vítimas que nunca fizeram o pedido — e muitas nem sabem que têm dinheiro a receber.

Na prática, um aposentado que teve um desconto não autorizado de R$ 49,90 por mês durante dois anos perdeu quase R$ 1.200 sem perceber. Quem sofreu descontos maiores, ou por períodos mais longos, pode ter direito a valores ainda mais expressivos. E o processo de devolução pela via administrativa é totalmente gratuito — não exige advogado, documento adicional ou o pagamento de taxas.

Basta acessar o aplicativo Meu INSS, verificar se há descontos não reconhecidos no extrato e informar que não autorizou a cobrança. Após o pedido, a entidade responsável tem 15 dias úteis para apresentar comprovante de autorização. Se não apresentar, o acordo de ressarcimento é aberto diretamente para o segurado aceitar e o dinheiro é depositado na conta cadastrada no INSS.

10 de junho de 2026

[Quadro da Quarta] Romeu e Julieta

Cosroe Dusi, 1838
Verona ganha nova pintura de Romeu e Julieta 

Anteriores:
Henry Fielding (* 22-4-1707 – † 8-10-1754) 
The Orphan; or The Unhappy Marriage 
Descobrimento do Brasil 
Jeune fille et Licorne 

terça-feira, 9 de junho de 2026

The FSB Chief Warned That The West’s “Holy Grail Of Hybrid War” Is Being Deployed To The CIS

Andrew Korybko 

AI-assisted infowars could psychologically sever the former USSR’s Turkic populations from Russia

FSB chief Alexander Bortnikov warned during a recent meeting of the Commonwealth of Independent States (CIS) Council of Heads of Security Agencies and Special Services that “The West seeks to disrupt integration processes and undermine stability in CIS countries from within, making nations forget their shared history and trying to pit them against each other in order to take the situation here under control.” This is being advanced in part through new Western “digital laboratories” in the CIS states.

In his words, “According to the information we have, the Western intelligence community is behind programs aimed at establishing a network of digital labs across the Commonwealth, tasked with collecting and analyzing, using AI technologies, standard behavioral profiles of the population, identifying areas of social tension, and modeling public responses to various external factors, including government actions…One of the goals being to implement adaptable scenarios of color revolutions.”

This was foreseen in 2017: ”Russia is accused of ‘exploit[ing] marketing techniques to target individuals based upon their activities, interests, opinions, and values’ in order to ‘disseminate misinformation and propaganda’, but there’s nothing stopping the US from doing this either, nor in crafting the Holy Grail of Hybrid War by ‘integrat[ing] information derived from personal and commercial sources with intelligence collection and data analytic capabilities based on AI and machine learning’”.

[Aparecido rasga o verbo] Eles, outra vez

Aparecido Raimundo de Souza

EXATOS ONZE ANOS ATRÁS, quando escrevia textos para a “Revista Talismã Gold,” de Vitória, no Espírito Santo, publiquei um artigo sobre uma música composta por Herbert Viana, então vocalista do grupo musical ”OS PARALAMAS DO SUCESSO”, onde ele criticava com severa e acirrada ironia o senhor Luiz Inácio Lula da Silva, já naquela época um ladrão safado e pilantra declarado do povo brasileiro. Embora passados onze anos, a pergunta que ficou no ar, sem resposta foi a seguinte: o que mudou desde então? Como ninguém tem colhões e coragem de se declarar, nós mesmos cantamos a resposta. Nada! Infelizmente, nada.

A obra de Herbert Viana fez tanto sucesso que mexeu com os brios desse e de outros cafajestes. Bolinou de tal forma na ferida, que devido ao enorme sucesso alcançado pela poesia e logicamente pelo talento do autor, o grupo chegou a ser o mais pedido e executado em todas as rádios. De repente, do nada, a música desapareceu das paradas como por encanto. As emissoras de rádio deixaram de tocar, as redes sociais da época (levadas pela febre do dinheiro sujo e enlameado), foram proibidas (entre aspas), de executar a referida obra prima, que num estranho piscar de olhos, caiu rapidamente no esquecimento.

Em nosso país falido a coisa funciona assim. Enquanto a porra do dinheiro falar mais alto, nenhum Google, ou You tube, ou outra merda existente bailando nas redes sociais, nenhuma delas terá coragem suficiente de manter no ar, sem censura, uma mídia, sem borrar pernas abaixo. O dinheiro, a grana, a bufunfa, as verdinhas, o faz me rir, sempre estará na frente, não importando o número de pessoas que estejam lincados vivenciando um momento que a nosso ver, deveria, acima de tudo, ser respeitado. Resumindo esse papo, antes de entrar no texto, todos, a meu ver, os charlatões e embusteiros os vermes e os ratos “por detrás das máscaras”, esses impostores que não tem coragem de dar as caras, segue abaixo o texto que escrevi, na íntegra.

Texto publicado em julho de 1995 na “Revista Talismã Gold”, página 34, do exemplar de número 8: