![]() |
Foto: AFP |
A minha amiga Cristina Freitas me privilegiou com o seguinte comentário lá no Facebook:
Jim, os doutoramentos, as medalhas, as comendas é tudo fogo de artificio, hoje é para mim, amanhã é para ti... tudo igual, ou seja, uma vergonha.
Verdade, Cris. Esses doutoramentos e outras “homenagens” não passam de salamaleques. O problema, ou o que me instiga, é o uso que alguns homenageados fazem deles. Para ilustrar, eis o que a pessoa em questão discursou em Coimbra, segundo o jornal “Expresso”:
"Lula da Silva disse hoje, em Coimbra, que o seu doutoramento honoris causa é uma 'homenagem ao povo brasileiro' pela 'revolução económica e social' realizada no Brasil nos últimos oito anos.
'Mais do que um reconhecimento pessoal, acredito que esta láurea é uma homenagem ao povo brasileiro, que nos últimos oito anos realizou, de modo pacífico e democrático, uma verdadeira revolução económica e social', afirmou o ex-presidente do Brasil, ao intervir na cerimónia do seu doutoramento "honoris causa" na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra.
Na sua opinião, o Brasil 'deu um enorme salto qualitativo no rumo da prosperidade e da justiça', deixando 'para trás um passado de frustrações e ceticismo'.
'Após uma prolongada estagnação, o Brasil voltou a crescer de modo vigoroso e continuado, gerando empregos, distribuindo renda e promovendo vasta inclusão social', acrescentou Lula da Silva.
Pronto! Penso que deu para perceber a subliminariedade da mensagem, certo?
Isso me tira do sério. A mesma manipulação do fascismo.
Beijos./-
Relacionados:
Ontem, na capa do Diário de Notícias:
ResponderExcluir"40 'honoris causa' à espera de Lula
Lula da Silva recebeu, ontem, da academia coimbrã as insínias doutorais 'honoris causa'. É a segunda vez que é homenageado com o título e há mais 40 universidades que querem conferir-lhe a mesma distinção."