sábado, 13 de setembro de 2025

STF é um circo, um picadeiro com 11 palhaços

Rui Pimenta explica em entrevista na TV 247:

Antes de mais nada, eu fiquei apreciando o panorama ontem nas redes sociais das reações sobre a condenação do Bolsonaro. E aí isso me veio a seguinte reflexão: que tinha gente rica comemorando, muito feliz comemorando, e gente pobre. E aí me dei conta que a alegria de pobre dura pouco, enquanto a de rico continua. Eu acho que o pessoal está muito feliz, condenaram Bolsonaro, e, segundo alguns, o Brasil mudou radicalmente depois dessa sentença. Alguns falam que nós encerramos uma idade das trevas, que não vai haver mais golpe no Brasil, que os militares agora vão ser obedientes defensores da Constituição, que isso encerra um ciclo que começou em 1964. O que é estranho é ouvir isso da Globo, porque a Globo vai continuar aí. Então, o ciclo de 64 para a Globo não vai se encerra. 

Eu achei um espetáculo meio característico da etapa política que estamos vivendo. É um mar de ilusões o que eu vi ontem. 

Em relação aos votos, eu vi o pessoal falando: “Nossa, Cármen Lúcia votou”. Veja, faz um ano que eu venho dizendo que Bolsonaro vai ser condenado. Para mim, era um resultado que já havia sido dado lá atrás. O processo era um processo para condenar o Bolsonaro, não era um processo para investigar nada. 

O voto do Fux é um voto que escapa um pouco do script, mas na realidade não. O voto dele denuncia a loucura que foi todo esse processo, e ele, obviamente, deixou ali uma porta aberta para uma futura anulação da sentença do Bolsonaro. Porque, passado o clima político do julgamento, vai ficar claro para muita gente que o processo de fato é um processo nulo. 

Eu acho que ele fez isso pelo seguinte: há um pessoal aí que está pedindo anistia. Acho difícil que seja aprovada anistia; se for, vai ser uma crise muito grande no Brasil. Eu acho mais provável que, mais para frente, o julgamento todo seja anulado. Até porque um dos juízes já falou que o processo é nulo. Ele não fez uma contestação menor, ele fez uma contestação total. Aí, lógico, tem aquele circo, porque o STF é um circo, um picadeiro com 11 palhaços. Aí o Alexandre de Moraes, para responder o Fux — eu nunca ouvi falar que o voto de um juiz precisa ser respondido por outro juiz, mas enfim, é o STF brasileiro —, ele passou vídeo, ele interveio, ele respondeu o Fux, aí começaram a hostilizar o Fux, parece uma briga de crianças na escola. É ridículo. 

O pessoal está alegre, o negócio é colocar uma ampulheta para ver quanto tempo vai durar essa alegria. O PT parece que já caiu um pouco a ficha, e aí atacaram duramente o Tarcísio porque eles perceberam aquilo que a gente vem falando há muito tempo, que a condenação de Bolsonaro é para eleger um Tarcísio. Agora eles estão com medo. Isso aqui parece aquelas comédias do século XVII e XVIII em que o marido traído entra na sala, o amante se esconde debaixo da mesa, parece comédia do Molière. Me dá a impressão de que é isso, para algumas pessoas foi um grande evento histórico, para mim foi uma comédia muito mal arrumada. 

O processo foi adiantado em função do cronograma eleitoral. O problema agora vai ser o seguinte: se o Bolsonaro vai apoiar a candidatura do Tarcísio ou outra que apareça aí. Isso tem que ser feito logo, porque já estamos em setembro. Tem que ser feito antes que comece a campanha eleitoral, por isso que o processo foi adiantado. 

Vamos ver o que vai acontecer daqui para frente, e é bem possível que, agora que o processo foi concluído, o ataque da burguesia contra o PT vai recrudescer.

Título e Texto: PCO - Partido da Causa Operária, X, 12-9-2025, 17h35 

Relacionados:
Meu Deus! 
12-9-2025: Oeste sem filtro – Ministros do STF se divertem com deboches após condenação + Embaixada Americana condena julgamento político 
Processo totalitário em curso no Brasil: Jair Bolsonaro condenado por conspiração golpista 
11-9-2025: Oeste sem filtro – Ministros condenam Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão + Ministros formam quarteto para atacar Luiz Fux 
Assim, a Justiça no Brasil não tem jeito 
Moro: "Ministro Fux tem razão." 
O voto de Fux e a defesa da legalidade

5 comentários:

  1. 11 palhaços? Por favor, não despreze os Arrelias da vida. Eles ainda despertam os sorrisos das crianças, os Carequinhas os fazem esquecer dos dias amargos. Os Paratis e Patatás interagem, mostrando o lado bom da vida a ser vivida. De igual forma, os Chaves, os Fuzarcas e os Torresmos e os Atchins e Espirros. Diferentemente dos 11 Arlequins, ou melhor dito, dos 11 Chocarreiros, dos 11 bonecos marionetes cujas cordinhas de um poder sujo, cagado, fedido e nojento os move como se fossem deuses. Deuses de um olimpo sujo, estilhaçado, alquebrado, de um céu enegrecido, odiado, mal visto e mal-amado. Aobretudo, mal-amado. Aos setenta e dois, nunca vi um palhaço mostrar o dedo em uma cena desrespeitosa, nunca vi um palhaço precisar de segurança, tipo uma porrada de homens armados até os dentes, ainda que para ir a uma privada para cagar. Perdão, defecar. Mesmo norte, nunca vi um palhaço posar de Deus. A não ser de deus vulgar, fajuto, falso, cafona, brega, sem noção, sem pudor, enfim, todos os palhaços que conheci na minha infância deixaram marcas inesquecíveis. Meus filhos e netos estão vendo em dias de hoje, 11 palhaços vindos de um circo chegado dos infernos. Os tempos dos bons colhedores de risos, em repeteco, dos palhaços, dos cômicos de verdade, dos que gostávamos de ver, de assistir, de bater palmas, se perderam na confusão dos tempos. Esses 11 do STF ou “Sem” “Tempos” de “Felicidades”, como a sigla bem traduz, fazem parte de uma outra galáxia, não a nossa... entretanto, ainda temos crianças grandes (entre aspas) cabeças de bagres que os reverenciam, quando, na verdade, deveriam jogar bostas e penicos de mijos em suas caras. Esses 11 de agora são meninos sem graça de um circo caçarola, tipo aquelas panelas de cozinhas onde nossas mães e avós lavavam as roupas sujas da semana, em fogo brando, usando um fogão improvisado construído com tijolos e muita lenha e que ficava “escondidos” bem lá nos fundos do quintal.
    Aparecido Raimundo de Souza, de Vila Velha no Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  2. Uau! Pegou pesado!. Na verdade, você tirou as palavras da minha boca. Concordo com tudo o que escreveu. Você é o cara. Além do que continua sendo aquele jovenzinho que me encantou desde a primeira vez em que lhe vi. Você é o meu STF. Calma. Relaxa. 'Somos' 'Totalmente' 'Felizes.'
    Carina Bratt
    de Vila Velha, no Espírito Santo, Amém.

    ResponderExcluir
  3. 🚨VEJA - André Marsiglia diz que a última palavra não é do STF, mas sim do Congresso que pode, inclusive, impeachmar ministro

    “O problema é que temos um Congresso que permite que o STF dê a última palavra, porque o Congresso está submetido.”

    ResponderExcluir
  4. ESTRANHÍSSIMO!
    "Estive no STF durante 31 anos e jamais julgamos em turma processo crime. Alguma coisa está errada!", afirma Marco Aurélio, que disparou diversas outras críticas ao processo político contra Bolsonaro.

    ResponderExcluir
  5. Você acha que o psicopata que, mesmo sendo avisado, deixou o Clezão morrer por falta de atendimento médico vai perder a oportunidade de humilhar ainda mais e vazar a foto de Bolsonaro de frente e de lado no fichamento da prisão?
    Hoje ordenou comboio de mais de 20 policiais fortemente armados para acompanhá-lo ao procedimento médico. Um show pirotécnico digno de Hollywood.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-